Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Viver com intensidade

Moça de braços abertos segurando um guarda-chuva

Por Ana Golfetto Masella

Você gostaria de viver com intensidade?

Viver é saber aproveitar cada momento da vida e participar dela com intensidade.

Para aprender a viver intensamente, comece prestando atenção nos pequenos detalhes. Estejam eles numa leitura, num trabalho, numa conversa com amigos ou mesmo numa viagem.

Até nos momentos de conflitos, viver é aproveitar os obstáculos para alcançar o crescimento com sabedoria.

"Vivenciar o momento não é um mistério. Todos já fizemos isso pelo menos uma vez na vida. A chave para uma trajetória plena é aproveitar cada instante, participar por inteiro e não perder nada".

10 Dicas para viver com mais intensidade

Acrescentando uma boa atitude a cada dia, seu cotidiano será muito mais rico. Leia as dicas abaixo e comece a praticá-las desde já!

1. Faça uma coisa de cada vez: primeiro acorde, depois tome o café-da-manhã. Em seguida, fique pronto para um novo dia. Jamais faça uma coisa pensando em outra. Aprenda a concentrar-se numa única tarefa por vez.

2. Observe o mundo ao seu redor: os problemas diários nos impedem de observar o que há de melhor à nossa volta. Páre e preste atenção na beleza de uma paisagem, na harmonia de uma música, na suavidade de um aroma. Numa viagem, observe a natureza: as folhas que balançam numa árvore, o encanto de um pôr-do-sol, o vai-e-vem das ondas do mar, o vento batendo no seu rosto.

3. Escute mais: numa conversa, temos o mau hábito de estar com o pensamento em vários lugares. Direcione a atenção para quem estiver conversando com você.

4. Comece a meditar: durante a meditação concentramos a atenção na respiração. Como resultado, a pressão sanguínea diminui e atingimos um grande relaxamento físico e mental. Procure meditar entre 15 a 20 minutos por dia.

5. Seja ativo: ao caminhar, correr ou fazer qualquer exercício físico ganhamos concentração, além de melhorar o condicionamento físico e a saúde.

6. Comemore as coisas boas da vida: ao valorizar o que a vida nos oferece de bom, passamos a sentir maior alegria e bem-estar. Aproveite cada oportunidade, seja numa viagem, num encontro amoroso ou num programa com amigos. As pessoas alegres curtem a vida sem que ninguém precise dizer isso à elas.

7. Respire fundo: estamos sempre tão ocupados que mal reparamos na própria respiração. Páre alguns minutos do dia e respire lenta e profundamente. Inspire e respire, inspire e respire; repita o procedimento várias vezes até sentir-se relaxado.

8. Busque novidades: se você vai ao trabalho todos os dias da mesma forma, busque alternativas. Troque o carro pelo metrô, pelo ônibus ou até por uma bicicleta. A internet também está repleta de leituras interessantes. Encontre novidades sobre carreira e vida social no site Super Passos e temas motivacionais no blog Bate-papo com Estilo.

9. Elimine expressões que provoquem bloqueios: ao dizer "e se" ou "somente se", você estará censurando a si mesmo. "E se eu não conseguir aquele emprego?" ou "serei feliz somente se encontrar a pessoa certa". Quem bloqueia um acontecimento antes dele se concretizar impede a si de vivenciar algo maior.

10. Adote atitudes positivas: se você não conseguiu fazer todos os passeios que planejava durante uma viagem, não desanime. Veja o lado positivo da situação e identifique uma oportunidade. Pode ser um motivo para retornar ao destino num próximo final de semana. Oriente-se pelos pensamentos de mestres como Mahatma Gandhi: "Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos".

Veja também: