Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Vitória - Espírito Santo

Guia de viagem de Vitória, no Espírito Santo
Uma capital com ritmo de cidade do interior

Vitória é uma capital moderna, com ares de cidade interiorana. É uma charmosa ilha que oferece lindas praias e paisagens, além de uma ótima qualidade de vida.

Esse é um destino que se destaca pelo turismo de negócios, já que apresenta uma excelente infraestrutura de serviços. São hotéis e restaurantes incrementados e com boas opções de lazer. Mas isso não impede você de usufruir de outros atrativos.

No quesito cultural, a cidade conserva edifícios e monumentos históricos, uma vez que é a segunda capital mais antiga do país. É interessante saber que quem nasce em Vitória do Espírito Santo é chamado de capixaba, um povo de natureza tranquila e reservada.

Quando ir
Marco arquitetônico de Vitória, no Espírito Santo

A melhor época para visitar Vitória é muito pessoal. O clima da região é tropical, com temperatura média anual variando em torno de 24º C.

O verão é, sem dúvida, o período de maior fluxo e movimento na capital. Você encontra diferentes tipos de atividades nas praias, shows e eventos. No mês de abril acontece a Festa da Penha em Vila Velha, a terceira maior festa religiosa do país.

Raramente faz frio na cidade, porém, você pode curtir um pouquinho do frio subindo as serras capixabas (que estão bem próximas). De outubro a janeiro chove com maior frequência na região.

O que fazer
Artesanato de Vitória, no Espírito Santo

Vitória tem praias, calor e ares de cidade do interior.

A capital oferece uma excelente infraestrutura de serviços, inúmeras opções de lazer, esportes náuticos, atrativos culturais e uma gastronomia de dar água na boca. Sem contar no belo artesanato típico, onde se destacam as autênticas panelas de barro (aquelas que fazem uma saborosa moqueca capixaba).

Entre um programa e outro, você conhece os marcos arquitetônicos e históricos da cidade, caminha pelos calçadões da orla, faz uma parada nas lojinhas e cafés.

Onde ficar
Hospedagem em Vitória, no Espírito Santo

A hospedagem em Vitória é de ótima qualidade.

Se você quer ficar bem instalado, as melhores opções são os hotéis localizados nas praias do Canto e de Camburi. Esses bairros apresentam excelente infraestrutura e praticidade. São boas alternativas, tanto para quem viaja a negócios como a passeio.

Já para quem quer curtir uma praia, a dica é se hospedar em Vila Velha. Suas condições são ideais para o banho de mar e o mergulho. Nos finais de semana as diárias ficam mais baratas em Vitória, já que o forte da cidade é o turismo de negócios.

Como chegar
Trem em Vitória, no Espírito Santo

A melhor forma de chegar à Vitória é viajar de avião a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Eurico de Aguiar Salles (VIX) de diversas cidades brasileiras.

Se preferir viajar de ônibus, as empresas Águia Branca, Itapemirim e São Geraldo partem de várias cidades do país até a capital.

Uma alternativa bastante interessante é viajar de trem a partir de Minas Gerais. Numa viagem de cerca de 13 horas, você observa vários municípios e ainda aprecia a lindíssima paisagem do caminho, num trajeto que esbanja tranquilidade, cultura e momentos agradáveis.

O que comer
Culinária típica de Vitória: moqueca capixaba

A culinária de Vitória herdou as influências das cozinhas portuguesa e indígena, mas tem como maior destaque os seus produtos regionais: os peixes e frutos do mar.

Nos restaurantes, você encontra as receitas mais famosas de toda a cidade: a moqueca capixaba e a torta capixaba. A moqueca, feita em tradicionais panelas de barro, é uma mistura de peixes, frutos do mar e vegetais frescos. Já a torta capixaba é feita com peixes, frutos do mar e palmito.

Costumam dizer em Vitória que: "Moqueca é capixaba, o resto é peixada". Seu sabor e aroma são um verdadeiro bálsamo a qualquer paladar.

Roteiro ou excursão?
Praias em Vitória, no Espírito Santo

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Vitória. Este guia fornece à você diversas ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus