Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Vinho tinto e saúde

Taças com vinho

Por Ana Golfetto Masella

Os benefícios do vinho tinto para a saúde

O vinho é uma bebida que agrada a diferentes estilos de pessoas. Além de ser parte de comemorações, o vinho está altamente associado à benefícios na saúde humana.

O resveratrol é uma das substâncias que compõe a bebida. É encontrado em grande quantidade nas cascas e sementes das uvas tintas.

Por ser um potente antioxidante, o resveratrol combate o envelhecimento. É também o responsável pelo aumento do bom colesterol e pela diminuição do mau colesterol no organismo, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Efeito curativo sobre o organismo

"Substâncias com efeito curativo como o resveratrol precisam ser mencionadas nos rótulos dos vinhos. Nesse caso, os rótulos teriam a mesma função de uma bula de remédio, cujo objetivo é orientar os consumidores sobre os efeitos do produto no organismo."

Na região do Napa Valley, na Califórnia, o governo americano autorizou produtores de vinho tinto a mencionarem em seus rótulos a seguinte recomendação: "um à dois copos de vinho tinto ao dia fazem bem à saúde".

Um ótimo exemplo a ser seguido. Porém, o ideal seria todos os produtores terem em seus rótulos informações acerca dos componentes da bebida, além de relatar os efeitos produzidos sobre a saúde. Mas, enquanto isso não acontece, siga o conselho de especialistas: consumir uma taça de 180 ml de vinho tinto ao dia.

Veja também: