Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Vale do Café - Rio de Janeiro

Roteiros turísticos do Vale do Café, no Rio de Janeiro
Roteiros Turísticos do Vale do Café

O Vale do Café é um destino ideal para quem busca sossego e o clima interiorano do campo. Ao mesmo tempo em que acrescenta história, cultura e nostalgia à viagem.

O tour pelas antigas fazendas de café é repleto de surpresas. Você vai se encantar com o patrimônio arquitetônico e histórico que esses lugares preservam. São senzalas, rodas d'água e engenhos, além das casas grandes e sua decoração impecável, remontando ao luxo em que viviam os grandes barões do café.

Aqui estão os roteiros turísticos de Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Paty do Alferes. Essas são algumas das principais cidades do Vale do Café. Vale a pena conferir!

Vassouras
Fazenda Cachoeira Grande em Vassouras, no Vale do Café

Vassouras é a cidade de maior destaque turístico. No século XIX ficou conhecida como a Cidade dos Barões.

Ao caminhar por suas ruas, você descobre lembranças dos tempos áureos do café. São inúmeras fazendas e construções coloniais. Não deixe de visitar o Museu Casa da Hera e o Palacete Barão do Amparo. As fazendas Cachoeira do Mato Dentro e Cachoeira Grande são belos exemplares da arquitetura neoclássica. Além das refeições tipicamente rurais, você pode fazer passeios à cavalo. A visitação é feita com agendamento prévio.

No mês de julho acontece o famoso Festival do Vale do Café, com programação musical e cultural.

Valença
Arquitetura colonial de Valença, no Vale do Café

Valença reúne uma herança que reverencia seu passado de nobreza e esplendor.

No centro você encontra atrativos culturais como o Museu Casa Léa Pentagna e a Catedral de Nossa Senhora da Glória. Já na zona rural, a atração está nas antigas fazendas de café. O destaque fica por conta da história e arquitetura colonial, além dos fartos cafés coloniais e almoços. As fazendas Chacrinha, Pau D'Alho e Vista Alegre são algumas delas. Você vai se encantar com a hospedagem nas fazendas Florença e Santa Rita.

A região também impressiona pelo clima e belezas naturais. Seus rios, cachoeiras e paisagens proporcionam bons programas ao ar livre.

Barra do Piraí
Fazenda Taquara em Barra do Piraí, no Vale do Café

Barra do Piraí é um grande referencial na história do Ciclo do Café, além de ter sido um importante centro comercial cafeeiro da região do Vale do Paraíba.

No roteiro você visita atrativos culturais como a Catedral de Santana e o Chafariz da Carioca. Já as antigas fazendas de café oferecem programas que incluem visitar as senzalas e rodas d'água, espetáculos de vestimentas e danças de época e um Chá Imperial repleto de guloseimas (disponíveis nos hotéis-fazenda Arvoredo e Ponte Alta). Não deixe de conhecer as fazendas São João da Prosperidade e Taquara.

Quem curte a natureza pode tomar um refrescante banho na Cachoeira de Ipiabas.

Paty do Alferes
Fazenda Pau Grande em Paty do Alferes, no Vale do Café

Paty do Alferes foi o primeiro povoado da região serrana do Rio de Janeiro.

A cidade oferece diferentes tipos de programas, onde a visita às fazendas é obrigatória. A Fazenda Pau Grande é uma das maiores e mais antigas do Vale do Café. Serviu de passagem para os bandeirantes do Caminho do Ouro e como cenário de inúmeras gravações de televisão. Já a Aldeia Arcozelo é um espaço cultural instalado numa das mais antigas fazendas.

Outra atração é o Museu da Cachaça, com mais de duas mil garrafas de aguardentes. A visitação inclui degustação da bebida. No mês de junho acontece a Festa do Tomate, considerado um dos maiores eventos do estado.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem no Vale do Café, Rio de Janeiro

Para aproveitar bem o Vale do Café fique pelo menos oito dias no destino.

No primeiro e segundo dias, aproveite os passeios pelas antigas fazendas de Barra do Piraí. O terceiro e quarto dias são perfeitos para visitar Vassouras. A cidade possui belas construções históricas, fazendas de café e uma excelente gastronomia.

Já no quinto e sexto dias, vá para Valença e curta os seus bons ares de esplendor. A região apresenta rios e cachoeiras onde é possível fazer passeios ao ar livre. No sétimo e oitavo dias, visite os atrativos históricos e culturais de Paty do Alferes.

Outros Atrativos
Outros atrativos no Vale do Café, Rio de Janeiro

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na região.

A dica é visitar outras cidades do Vale do Café. As vizinhas Rio das Flores e Paraíba do Sul apresentam ótimas opções de passeios, incluindo, é claro, as antigas fazendas de café. Já Barra Mansa, Piraí e Volta Redonda estão no extremo oposto e também oferecem atrações históricas e culturais.

No distrito de Ibiapas, pertencente à Barra do Piraí, a tranquilidade é ainda maior. Você encontra bons restaurantes e lojinhas de artesanato para compras.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus