Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Vale do Café - Rio de Janeiro

Guia de viagem do Vale do Café, no Rio de Janeiro
A suntuosidade do período do café

O Vale do Café é um destino turístico bastante procurado por suas fazendas históricas e pelo turismo rural. Numa volta ao passado, você conhece a história do Ciclo do Café e o legado de uma região que já foi um dos pilares da economia do país.

Nesse fascinante roteiro cultural, é possível descobrir mais de trinta fazendas, com os seus imponentes casarões, abertas à visitação. Muitas dessas belas construções, ainda preservam as características originais do século XIX, onde o mobiliário, as louças e objetos de decoração de época complementam o suntuoso cenário.

Outros atrativos interessantes são o tour pelas igrejas, capelas e praças, a degustação de bebidas e comidas típicas, além das diversas festas e eventos regionais.

Quando ir
Cachaça no Vale do Café, Rio de Janeiro

A melhor época para visitar o Vale do Café é muito pessoal. O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual variando em torno de 20º C.

As fazendas históricas ficam abertas o ano inteiro, entretanto, chove menos entre os meses de maio e setembro. Em abril acontece o evento Café, Cachaça e Chorinho, enquanto o mês de julho conta com o famoso Festival do Vale do Café.

Fazem parte desse interessante roteiro as cidades de Vassouras, Valença, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Piraí, Paraíba do Sul, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio das Flores.

O que fazer
Fazendas no Vale do Café, Rio de Janeiro

O Vale do Café tem história, cultura e turismo rural. Um clima interiorano agradável para passear, relaxar e apreciar a natureza.

Numa visita às fazendas, você tem a sensação de entrar num túnel do tempo. A arquitetura, a mobília, as louças. Tudo remete a uma época em que a riqueza e o luxo faziam parte do dia a dia dos grandes barões do café e suas famílias.

Outras atrações são a saborosa gastronomia, a compra de artesanato e doces regionais, além dos eventos realizados em meses específicos do ano.

Onde ficar
Hospedagem no Vale do Café, Rio de Janeiro

A hospedagem no Vale do Café está dividida entre as cidades da região.

Vassouras é a cidade turística com maior destaque. Possui hotéis fazenda imponentes e aconchegantes. Em Barra do Piraí, você também encontra hotéis fazenda com louças e mobiliários de época, o que remete os turistas aos acontecimentos passados.

Valença e Paty do Alferes oferecem uma excelente hospedagem, onde é possível usufruir de um agradável ar interiorano. Nos hotéis fazenda, você pode saborear refeições feitas com os produtos fresquinhos da própria fazenda.

Como chegar
Arquitetura colonial de Valença, no Vale do Café

A melhor forma de chegar ao Vale do Café é viajar de avião até o Rio de Janeiro, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto a dica é alugar um carro e seguir para as cidades definidas no seu roteiro. A viagem é bastante tranquila. A distância entre a capital do Rio de Janeiro e Vassouras é de 117 km, até Valença são 160 km, Barra do Piraí 127 km e Paty do Alferes 124 km.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação Salutaris e a Útil partem de diversas cidades do Brasil à região.

O que comer
Culinária típica do Vale do Café: cozinha da roça

A culinária do Vale do Café é uma mistura entre a cozinha mineira, trazida pelos migrantes do século XIX, com a cozinha portuguesa e a cozinha do campo.

Nos restaurantes, você encontra pratos típicos como a quiabada com frango caipira, a galinhada com feijão branco, a paçoca de carne e o bacalhau. Como sobremesa, os bolos, pudins e sorvetes à base do café. Dentre os aperitivos mais apreciados estão a cachaça mineira e o licor de café.

Além da tranquilidade e do ar puro das montanhas, você vai se encantar com os sabores, os aromas e o frescor de sua culinária.

Roteiro ou excursão?
Fazendas no Vale do Café, Rio de Janeiro

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para o Vale do Café. Este guia fornece à você ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus