Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Toscana - Itália

Guia de viagem da Toscana, na Itália
"La dolce vita" italiana!

A Toscana é um dos destinos mais desejados para quem viaja à Itália. É um roteiro para simplesmente relaxar e curtir os prazeres da vida.

Já ouviu a expressão "La dolce vita"? Você vai entender bem seu significado quando estiver lá. Traduzindo para o português, "a doce vida" designa o modo de bem viver dos italianos. Na Toscana, tudo o que você precisa fazer é contemplar as belas paisagens, degustar uma taça de vinho, provar as delícias gastronômicas e apreciar a rica arte e cultura.

Nada melhor do que um passeio de bicicleta por estradas ladeadas de ciprestes, campos de girassóis e pequenas cidades medievais.

Quando ir
Campos de girassóis da Toscana, na Itália

A melhor época para visitar a Toscana é muito pessoal. O clima da região é continental no interior e mediterrâneo no litoral, com temperatura média anual variando em torno de 16º C.

O verão (entre junho e setembro) é a estação mais indicada para caminhar e passear ao ar livre, já que os dias são mais longos. No final da primavera (maio e junho) e início do outono (setembro e outubro) há menos turistas. O inverno é o período menos movimentado.

As principais cidades da Toscana são: Arezzo, Livorno, Lucca, Florença, Pistoia, Siena e Pisa. Uma mais bela do que a outra!

O que fazer
Arquitetura medieval da Toscana, na Itália

A Toscana é um destino para descansar e mergulhar num cenário de lindas paisagens. Seus campos de flores, parreirais, colinas e bosques rústicos acalmam as mais agitadas mentes.

A arte, a cultura e a história são um dos maiores destaques. Afinal, a Toscana é considerada o berço do Renascimento. Você se depara com obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Boticcelli e outros grandes artistas.

Visitar as vinícolas e saborear a boa mesa são parte de uma experiência sensorial e agradável.

Ver atrativos »

Onde ficar
Hospedagem na Toscana, Itália

A hospedagem na Toscana está dividida entre as cidades que fazem parte da região.

Florença oferece opções interessantes. A dica é hospedar-se numa típica vila toscana, ideal para famílias e grupos de amigos. Em San Gimignano você encontra uma hospedagem mais rústica: um misto de região rural e imponentes construções medievais.

Já Siena é a melhor base para quem quer fazer um tour pelo centro da Toscana. A hospedagem é um tanto quanto inusitada. Você pode se instalar em castelos e fortalezas super charmosos e confortáveis. A experiência vale muito a pena.

Como chegar
Transporte na Toscana, Itália

A melhor forma de chegar à Toscana é viajar de avião até Florença, na Itália, a partir de várias capitais do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Américo Vespúcio de Florença (FLR) de diversas cidades do país e do mundo.

Florença é o principal centro logístico da Toscana. Dependendo do seu destino, pegue um táxi até a estação ferroviária mais próxima. De lá partem e chegam trens (pela Trenitalia) que cruzam a extensa península italiana, passando por inúmeras cidades e vilarejos.

Uma outra opção é alugar um carro no aeroporto e seguir para as regiões definidas no seu roteiro.

O que comer
Culinária típica da Toscana, na Itália

Comer bem na Toscana é obrigatório, por isso, uma das primeiras regras é abandonar o regime. É impossível não se render aos prazeres de uma região famosa pela qualidade dos vinhos e gastronomia.

Nos restaurantes você encontra pratos típicos como a bisteca fiorentina e uma ampla variedade de carnes - servidas com muito azeite de oliva. Os queijos e os embutidos são bastante apreciados. O funghi e as trufas são iguarias típicas.

Um doce marcante é o panforte, feito com amêndoas e chocolate, além de outros doces à base de amêndoas ou castanhas.

Como viajar
Paisagem da Toscana, na Itália

Existem diferentes maneiras de viajar à Toscana. Mas isso vai depender muito do seu estilo.

Se prefere fazer os passeios no seu ritmo, a alternativa é viajar de forma independente. Nesse caso, você só precisa ficar atento às dicas e informações disponibilizadas no site. Assim, você pode planejar sua própria viagem.

Outra opção é procurar uma agência de viagem e comprar um pacote para a Toscana. Os preços costumam variar de acordo com a quantidade de dias e os locais que desejar visitar. Os pacotes de viagem oferecem menor flexibilidade.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus