Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Serras Verdes do Sul de Minas

Guia de viagem das Serras Verdes do Sul de Minas
A tranquilidade e a exuberância das serras mineiras

As Serras Verdes do Sul de Minas se destacam pelo clima ameno e pelas paisagens que encantam a qualquer par de olhos. É impossível não relaxar num lugar onde a natureza impera absoluta e o ar interiorano transmite uma boa dose de paz.

Nessa agradável região de serras, a cultura, o ecoturismo e o turismo rural se fundem em um harmonioso roteiro. A natureza abundante abre espaço para os esportes, antigas fazendas refletem a história do passado, a gastronomia é para lá de boa e a calma do campo é um bálsamo para a alma. Sem contar na tradicional hospitalidade mineira.

O circuito das Serras Verdes é composto por cerca de vinte cidades. Todas oferecendo o que há de melhor em turismo nas serras do sul de Minas Gerais.

Quando ir
Paisagem nas Serras Verdes do Sul de Minas

A melhor época para visitar as Serras Verdes mineiras é muito pessoal. O clima da região é subtropical de altitude, com temperatura média anual variando em torno de 16º C.

Entre junho e julho a temperatura cai bastante na região, chegando a ficar negativa. É justamente esse o período mais procurado pelos turistas. Apesar do friozinho, o céu fica de um azul intenso quase que o inverno inteiro.

Já para quem está em busca de atividades esportivas, o verão é a estação mais indicada devido ao calor e às corredeiras que estão mais volumosas, tornando-se perfeitas para o rafting.

O que fazer
Artesanato nas Serras Verdes do Sul de Minas

As Serras Verdes do Sul de Minas atraem com seu agradável clima e lindas paisagens de montanhas.

Na imensidão da Serra da Mantiqueira, o destaque fica por conta das imponentes florestas de araucárias, da rica fauna e flora e das belas cachoeiras que se espalham pelo cenário. Um ambiente que permite praticar uma infinidade de esportes.

A simplicidade da vida no campo encanta. Desde o fogão à lenha e os produtos feitos de forma artesanal, até os aspectos históricos preservados nas antigas fazendas e a tranquilidade que só a natureza oferece.

Onde ficar
Hospedagem nas Serras Verdes do Sul de Minas

A hospedagem nas Serras Verdes está dividida entre as cidades do circuito.

Monte Verde e Gonçalves ganham destaque quando o assunto é hospedar com qualidade e conforto, já que ofertam as melhores opções de hotéis e pousadas. Alguns dos seus estabelecimentos estão equipados com lareiras e ambientes aconchegantes que priorizam uma estadia mais romântica.

Em cidades como Extrema e Cachoeira de Minas, as pousadas são mais simples, com ambientes descontraídos priorizando o sossego e um clima mais interiorano. Por todo o circuito você encontra ótimas alternativas para se hospedar muito bem.

Como chegar
Pedra nas Serras Verdes do Sul de Minas

A melhor forma de chegar às Serras Verdes é viajar de avião até São Paulo, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Guarulhos (GRU) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto, a melhor opção é alugar um carro e pegar a estrada, já que é a forma mais fácil de percorrer o circuito. Os principais roteiros são Extrema (110 km), Monte Verde (164 km) e Gonçalves (212 km).

Se preferir viajar de ônibus, o ideal é escolher uma das cidades do circuito. A Viação Cometa, Expresso Gardênia e a Auto Viação Cambuí são algumas das empresas que operam na região.

O que comer
Culinária típica das Serras Verdes do Sul de Minas: queijo colonial

A culinária das Serra Verdes do Sul de Minas faz jus ao posto de uma das melhores cozinhas do país.

Entre a típica cozinha da fazenda e a farta comida mineira, você encontra receitas elaboradas com os produtos fresquinhos do campo, que agradam ao paladar de qualquer visitante. E o melhor: são feitas no fogão à lenha!

Em algumas das cidades, os pratos típicos mineiros se intercalam com os da cozinha alemã, com os seus fondues e saborosas tortas de maçãs. Sem contar nos queijos e doces artesanais, além da tradicional cachaça mineira encontrados por todo o circuito das serras.

Roteiro ou excursão?
Esportes nas Serras Verdes do Sul de Minas

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para as Serras Verdes do Sul de Minas. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar e goste de fazer novas amizades. Se for este o caso, entre em contato conosco para participar de excursões ou passeios em grupos.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus