Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Serra Verde Imperial - Rio de Janeiro

Roteiros turísticos da Serra Verde Imperial, no Rio de Janeiro
Roteiros Turísticos da Serra Verde Imperial

A Serra Verde Imperial é um destino perfeito para curtir a tranquilidade e o friozinho das serras. Ao mesmo tempo, você pode fazer compras, passeios culturais, caminhar pelas trilhas, tomar banhos de cachoeira e comer bem, muito bem!

A região também é famosa por seus inúmeros festivais. Entre julho e dezembro, Petrópolis sedia diversos eventos, começando pelo badalado Festival de Inverno (julho). Outubro é o mês do Petrópolis Jazz & Blues Festival, seguido pelo Petrópolis Gourmet (novembro) e pelo Natal Luz (dezembro). As outras cidades também oferecem importantes festivais.

Aqui estão os roteiros turísticos de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim.

Petrópolis
Museu Imperial em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Petrópolis oferece atrativos para todos os gostos.

Num passeio de charrete pelo centro, você conhece importantes construções históricas. A Catedral de São Pedro de Alcântara e a Casa de Santos Dumont são algumas delas. Outras atrações imperdíveis são a visita ao Museu Imperial, ao Palácio de Cristal e ao Palácio Quitandinha. Não deixe de conferir o espetáculo Som e Luz, uma viagem aos tempos de Dom Pedro II apresentado nos jardins do Museu Imperial.

A boa dica é fazer compras na Rua Teresa, onde você encontra roupas, acessórios e produtos artesanais. Já Itaipava, distrito de Petrópolis, é o point da boa mesa e da vida noturna.

Teresópolis
Pico Dedo de Deus em Teresópolis, no Rio de Janeiro

Teresópolis foi fundada em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Essa é uma cidade que atrai diferentes públicos. Mas nada como os aventureiros que chegam à procura do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A reserva abriga o principal cartão-postal da região: o pico Dedo de Deus. Há várias formas para apreciar a bela formação rochosa. Uma delas é ir ao Mirante do Soberto, a outra é encarar a travessia Teresópolis-Petrópolis numa caminhada de três dias.

Outros programas incluem fazer compras na famosa Feirinha do Alto e visitar as construções históricas, como a Matriz de Santa Teresa e o Castelo Montebello Medieval.

Nova Friburgo
Jardim do Nêgo em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro

Nova Friburgo é o melhor roteiro para quem deseja fazer compras.

Além de ser considerada a capital nacional da lingerie, é um ótimo local para comprar queijos de cabra, biscoitos amanteigados, chocolates caseiros e peças de artesanato. Tudo isso você encontra no bairro da Olaria, na Ponte da Saudade, na Queijaria Suíça e nas praças Getúlio Vargas e do Suspiro.

Mas nem só de compras vive a cidade. A região está cheia de trilhas e lindas paisagens, que agradam a muita gente. Você vai se encantar com as curiosas formações rochosas do Parque Furnas do Catete. Outra interessante atração é o Jardim do Nêgo, um ateliê ao ar livre com curiosas esculturas gigantescas.

Guapimirim
Capela de Nossa Senhora da Conceição em Guapimirim, na Serra Verde Imperial

Guapimirim é uma das melhores cidades para quem quer praticar esportes.

Guapi (como é chamada) é considerada uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A magnífica reserva natural é o lugar ideal para atividades como o trekking, ciclismo, escalada, rapel, entre outras. Suas inúmeras trilhas passam por lindas paisagens serranas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. As quedas do Véu da Noiva, do Escorrega e o Poço Verde são algumas delas.

Além de sua deslumbrante natureza, o parque ainda oferece atrações históricas como a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Casarão da Barreira.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem na Serra Verde Imperial, Rio de Janeiro

Para aproveitar bem a Serra Verde Imperial fique pelo menos cinco dias.

No primeiro dia, faça um tour cultural em Petrópolis. Dê um pulinho em Itaipava para almoçar/jantar e fazer compras. O segundo e terceiro dias são ideais para ficar em Teresópolis. Comece pelo passeio ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No dia seguinte, visite o centro e a feirinha.

Já no quarto dia, vá para Guapimirim. Tire o dia para caminhar e relaxar nas cachoeiras da região. O quinto dia é perfeito para fazer compras e apreciar a natureza em Nova Friburgo.

Outros Atrativos
Outros atrativos na Serra Verde Imperial e arredores

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na região.

A dica é visitar outras regiões da Serra Verde Imperial. A vizinha Cachoeiras de Macacu é o paraíso dos banhos de água doce, onde as cachoeiras propiciam bons mergulhos e esportes como o bóia-cross.

Próximas à Nova Friburgo, você encontra as vilas de Lumiar e São Pedro. Entre trilhas, cachoeiras, poços e rios é possível praticar diferentes modalidades de esportes. Nos finais de semana, há movimento noturno nos restaurantes.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus