Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Serra Verde Imperial - Rio de Janeiro

Guia de viagem da Serra Verde Imperial, no Rio de Janeiro
O charme das serras fluminenses

A Serra Verde Imperial possui um clima aconchegante, lindas paisagens, boa mesa, história e cultura. É o destino preferido pelos cariocas para viajar no inverno. Porém, no verão, nada se perde nesse lugar rodeado de serras, montanhas e belezas naturais.

Além de ser um lugar charmoso e de natureza exuberante, história e cultura estão bem presentes em alguns de seus roteiros. Não foi à toa que Dom Pedro II escolheu o destino para passar as suas longas temporadas de descanso.

A Serra Verde Imperial também é conhecida como a região serrana do Rio de Janeiro. Você vai perceber que não há nada melhor do que respirar o ar puro das montanhas, curtir um friozinho e estar cercado de muito verde!

Quando ir
Petrópolis na Serra Verde Imperial, Rio de Janeiro

A melhor época para visitar a Serra Verde Imperial é muito pessoal. O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual variando em torno de 22º C.

As caminhadas são melhor aproveitadas entre abril e setembro, quando chove pouco. O inverno é o período dos grandes festivais e quando o clima favorece o romance. Novembro é o mês do Petrópolis Gourmet.

A Serra Verde Imperial é formada por distritos e cidades como Areal, Cachoeiras de Macacu, Comendador Levy Gasparian, Guapimirim, Itaipava, Magé, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Três Rios.

O que fazer
Teresópolis na Serra Verde Imperial, Rio de Janeiro

A Serra Verde Imperial tem friozinho, natureza e cultura. O ar puro das montanhas tornam o seu clima ainda mais fresco e agradável.

Algumas das cidades preservaram bem a herança da época Imperial no Brasil. Numa visita às construções históricas, você observa o luxo e a riqueza de um período em que o Rio de Janeiro foi a majestosa capital do Império.

Outras atrações são os badalados festivais de inverno, a sofisticada gastronomia, as compras de malhas e artesanato, além de atividades de ecoturismo.

Onde ficar
Hospedagem na Serra Verde Imperial, Rio de Janeiro

A hospedagem na Serra Verde Imperial está dividida entre as cidades da região.

Petrópolis é a cidade com a melhor e mais sofisticada hospedagem. Possui hotéis, pousadas e resorts que oferecem luxo e conforto. Em Teresópolis, você encontra hotéis fazenda e spas perfeitos para quem quer relaxar e descansar.

Nova Friburgo apresenta hotéis, pousadas e chalés rústicos e aconchegantes. Os hotéis são emoldurados pelas montanhas que cercam a região. O visual é incrível! Já Guapimirim, oferece uma hospedagem mais simples, indicada para quem busca algo econômico.

Como chegar
Charretes em Petrópolis, na Serra Verde Imperial

A melhor forma de chegar à Serra Verde Imperial é viajar de avião até o Rio de Janeiro, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto você pega um ônibus da Viação Real (frescão) até a Rodoviária Novo Rio. De lá partem ônibus para Petrópolis (67 km), Teresópolis (99 km), Guapimirim (82 km) e Nova Friburgo (136 km). Outra opção é alugar um carro no aeroporto e seguir viagem.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação 1001 e a Útil saem de várias cidades do Brasil.

O que comer
Culinária típica da Serra Verde Imperial, no Rio de Janeiro

A culinária da Serra Verde Imperial é um misto entre a cozinha dos colonizadores portugueses com a cozinha dos imigrantes alemães, italianos, entre outros.

Nos restaurantes, você encontra pratos típicos como fondues, racletes, croquetes, além das carnes de caça, bacalhau e truta. Os vinhos artesanais são uma ótima sugestão para acompanhar os deliciosos pratos da serra. Aliás, a boa mesa é um destaque desta região rica em sabores e aromas.

A dica é apreciar a gastronomia de Itaipava (distrito de Petrópolis). Lá você encontra algumas das melhores receitas elaboradas por chefs internacionais.

Roteiro ou excursão?
Pedra do Cão Sentado em Nova Friburgo, na Serra Verde Imperial

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para a Serra Verde Imperial. Este guia fornece à você diversas ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus