Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Serra Gaúcha - Rio Grande do Sul

Guia de viagem da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul
"Mamma mia", quanta coisa boa!

É fato: a Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos mais belos do país. Estar na região das serras é encher os olhos com magníficas paisagens e respirar o ar puro das montanhas.

Nessa encantadora região do Rio Grande do Sul é possível encontrar um pouco de cada cultura. Os alemães contribuíram com os fartos cafés coloniais, deixando a difícil decisão sobre qual guloseima comer primeiro. Já os italianos não tornaram essa decisão mais fácil. Trouxeram consigo as incríveis receitas de massas e a forma de produzir vinhos.

Quanto aos costumes regionais, não se espante ao ouvir o gaúcho pedir um "cacetinho" na padaria. Ele quer apenas um pão francês.

Quando ir
Hortênsias na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

A melhor época para visitar a Serra Gaúcha é muito pessoal. O clima da região é temperado, com temperatura média anual variando em torno de 15º C.

No finzinho de janeiro as vinícolas do Vale dos Vinhedos iniciam a colheita das uvas. É também quando as hortênsias florescem na região. Entre junho e agosto é possível cair neve nas regiões mais altas da serra.

A Serra Gaúcha tem como principais cidades: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Bom Jesus.

O que fazer
Vinhos da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

A Serra Gaúcha tem três regiões culturais distintas: a gaúcha, a alemã e a italiana.

Uma das mais visitadas é a região alemã. Nela você pode apreciar a bela arquitetura germânica e se fartar com receitas tipicamente alemãs. É também onde vai encontrar as lojas e fábricas de chocolates artesanais.

Na região italiana você pode degustar os melhores vinhos do país. E claro, muito bem acompanhados por uma deliciosa massa italiana. Esse é o melhor lugar para "sentir" os sabores da serra.

Ver atrativos »

Onde ficar
Hospedagem na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

A hospedagem na Serra Gaúcha está dividida entre as várias cidades da região.

O centro de Gramado é ideal para quem gosta de movimento. Há também a alternativa de alugar casas e apartamentos para uma maior quantidade de pessoas. Em Canela, você encontra ambientes bem aconchegantes e equipados com belas lareiras.

Um dos lugares mais bonitos para dormir e acordar é no Vale dos Vinhedos. Além de se hospedar com conforto, você pode ficar mais perto das vinícolas e participar de cursos e elaboradas degustações de vinhos.

Como chegar
Arquitetura da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

A melhor forma de chegar à Serra Gaúcha é viajar de avião até Porto Alegre, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) de várias cidades do país e do exterior.

A Serra Gaúcha está a duas horas de viagem de Porto Alegre. Do aeroporto saem ônibus da Viação Citral até Gramado (130 km) e da Unesul até Bento Gonçalves (125 km); uma outra opção é alugar um carro.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação Itapemirim ou a Nossa Senhora da Penha partem de várias cidades do país até a Serra Gaúcha.

O que comer
Culinária típica da Serra Gaúcha: apfelstrudel

A culinária da Serra Gaúcha é um misto entre a cozinha alemã, a italiana e os produtos regionais.

Nos restaurantes você encontra pratos típicos como a polenta, o joelho de porco e o churrasco de ratão. Os cafés coloniais oferecem cucas, apfelstrudel (folheado de maçã) e outras iguarias.

Se você quer provar uma bebida típica do gaúcho, experimente o chimarrão. E claro, beba os magníficos vinhos brasileiros.

Além de se deleitar com a farta gastronomia da região, aproveite as apresentações de música e dança típica nos restaurantes.

Como viajar
Maria Fumaça na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

Existem diferentes maneiras de viajar à Serra Gaúcha. Mas isso vai depender muito do seu estilo.

Se prefere fazer os passeios no seu ritmo, a alternativa é viajar de forma independente. Nesse caso, você só precisa ficar atento às dicas e informações disponibilizadas no site. Assim, você pode planejar sua própria viagem.

Outra opção é procurar uma agência de viagem e comprar um pacote para a Serra Gaúcha. Os preços costumam variar de acordo com a quantidade de dias e os locais que desejar visitar. Os pacotes de viagem oferecem menor flexibilidade.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus