Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

São Paulo

Pontos turísticos de São Paulo

Pontos turísticos de São Paulo

Capital do estado, a cidade de São Paulo é conhecida como uma das capitais mundiais do entretenimento e da gastronomia. Líder no turismo urbano, a efervescente metrópole reúne infinitas opções de lazer e cultura, proporcionando conhecimento, cores, sabores e aromas aqueles que a visitam. Aproveite para conhecer os 20 programas imperdíveis em São Paulo. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de São Paulo.

Avenida Paulista

Símbolo da capital paulista, a Avenida Paulista é um dos principais marcos da cidade de São Paulo. Construída durante o ciclo do café, a avenida foi a primeira via pública asfaltada do estado, surgindo quando a elite cafeeira resolvia fixar residência em São Paulo. Ao longo de sua extensão ainda é possível observar alguns casarões de barões do café, como a magnífica Casa das Rosas. A Avenida Paulista é considerada um importante centro financeiro e cultural da metrópole, abrigando modernos edifícios, galerias, cinemas, teatros, restaurantes e cafés, além de circularem milhares de pessoas por suas largas calçadas todos os dias.

Edifício Copan

Localizado num dos pontos mais movimentados de São Paulo, o Edifício Copan é considerado o maior prédio residencial e um dos mais populosos do país. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, o edifício é conhecido por sua geometria sinuosa, que representa a bandeira de São Paulo ao vento, sendo um dos belos exemplares da arquitetura urbana paulista. O nome Copan foi inspirado num templo maya de Honduras, originando também algumas lendas sobre o edifício, que ganhou a fama de mítico. Seu andar térreo abriga restaurantes, cafés e lojas para compras.

Edifício Itália

Um dos principais marcos da capital paulista, o Edifício Itália é considerado um dos maiores exemplares da arquitetura verticalizada brasileira. Segundo maior prédio em altura da metrópole, sua construção foi idealizada pela colônia italiana paulistana, simbolizando a ascensão social e econômica dos imigrantes italianos. Seu principal destaque é o Terraço Itália, um restaurante que funciona no topo do edifício e que oferece uma vista privilegiada de toda a cidade. O Edifício Itália ainda abriga um teatro, uma galeria e o clube pertencente ao Circolo Italiano.

Torre do Banespa

Grande destaque da metrópole, a Torre do Banespa foi o prédio mais alto da cidade durante as duas primeiras décadas de sua construção. Localizado no ponto mais alto do centro de São Paulo, o projeto do Edifício Altino Arantes (seu nome original) foi inspirado no imponente Empire States Building de Nova York. Do alto da torre é possível ter uma visão panorâmica da metrópole e de outros ícones da capital, permitindo um alcance de 40 quilômetros de distância. A Torre do Banespa abriga um museu que reúne toda a história do Banespa desde o dia de sua inauguração. Seu acesso é feito a partir do 34º andar do edifício.

Catedral da Sé

Considerada uma das maiores igrejas do país, a Catedral da Sé está dentre os cinco maiores templos neogóticos do mundo. Projetada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, a Catedral Metropolitana de São Paulo apresenta uma arquitetura eclética, com predomínio do neogótico, um estilo muito presente em grandes catedrais medievais da Europa. A imensa cúpula foi inspirada no estilo renascentista, a exemplo do famoso domo da Catedral de Florença. Em frente à catedral fica o marco zero da capital, um pequeno monumento em mármore que ilustra o mapa das estradas de São Paulo com destino a outros estados.

Mosteiro de São Bento

Um dos edifícios históricos mais importantes da metrópole, o Mosteiro de São Bento apresenta uma bela construção inspirada na tradição eclética germânica. Com um imenso valor histórico, o mosteiro já foi morada do primeiro casal de índios a habitar as terras paulistanas. O Mosteiro de São Bento é composto por um conjunto que abriga o Colégio e a Faculdade de São Bento, além da Basílica de Nossa Senhora de Assunção. A decoração da igreja abriga esculturas, afrescos e vitrais que resultam num belíssimo espetáculo. Em dias e horários específicos são celebradas missas com a apresentação de harmoniosos cantos gregorianos.

Pátio do Colégio

Conhecido como primeira construção da cidade de São Paulo, o Pátio do Colégio sobreviveu em meio ao centro da imponente capital paulista. Com um belo conjunto arquitetônico, o prédio seiscentista foi erguido na época em que os jesuítas foram incumbidos de catequizar os índios da região. O Pátio do Colégio abriga a igreja onde se realizou a primeira missa da cidade, além de guardar a cripta do Padre José de Anchieta. O prédio ainda conta com a biblioteca Padre Antônio Vieira, que contém um acervo de livros sobre História do Brasil e a Cia de Jesus, bem como um museu e uma aconchegante cafeteria com decoração que valoriza a riqueza histórico-cultural.

Estação da Luz

Reconhecida como Patrimônio Nacional, a Estação da Luz é um importante monumento arquitetônico de São Paulo. Considerada símbolo da riqueza cafeeira no Brasil, a estação foi construída para suprir a necessidade de transporte do café e de recebimento de produtos importados na cidade. O edifício da Estação da Luz apresenta uma torre com um suntuoso relógio, cujo modelo foi inspirado no famoso Big Ben da Inglaterra, além de ter servido como base para o acerto de demais ponteiros da capital. A estação ainda abriga o Museu da Língua Portuguesa, um moderno museu que evoca a riqueza da língua portuguesa.

Mercado Municipal

Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano transforma o habitual ato de comprar num agradável passeio cultural. Com uma bela arquitetura eclética, sua construção enfatiza magníficas colunas em estilo grego, além de exibir uma encantadora coleção de vitrais que ilustra a produção agrícola e pecuária do interior paulista. O Mercadão, como é popularmente conhecido, é um dos tradicionais pontos gourmet da cidade, oferecendo um ambiente aconchegante que abriga restaurantes, empórios e lojas com variados produtos e especiarias exóticas.

Pinacoteca do Estado

Instituição cultural de grande relevância, a Pinacoteca do Estado é considerada um dos mais belos edifícios históricos da cidade de São Paulo. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a Estação Pinacoteca, como é chamada, apresenta uma arquitetura inspirada no ecletismo italiano. Seu edifício é formado por três pavimentos e dois pátios internos, sendo construída com tijolos que acabaram por ficar expostos, o que no final acabou dando um charme especial ao local. A Pinacoteca do Estado abriga o Canto da Memória, além de ser palco de exposições da arte nacional e internacional.

Museu de Arte de São Paulo - MASP

Uma das principais instituições culturais do país, o Museu de Arte de São Paulo é um dos mais populares símbolos da capital paulista. Mais conhecido como MASP, o edifício fundado por Assis Chateaubriand é considerado um importante exemplar da arquitetura modernista brasileira. O museu está localizado em plena Avenida Paulista e abriga um vasto acervo de arte da América Latina e de todo Hemisfério Sul, com destaque para as escolas italiana e francesa, como Rafael, Botticelli, Van Gogh, Monet, Renoir, Cézanne, entre outros. O MASP ainda conta com biblioteca, pinacoteca, videoteca, auditórios, oficinas, restaurante e loja.

Teatro Municipal

Considerado um dos mais importantes teatros da capital paulista, o Teatro Municipal de São Paulo é um dos principais cartões-postais da metrópole. Com uma construção em estilo eclético, o edifício foi inspirado no Teatro Ópera de Paris, sendo erguido com materiais importados da Europa. O Teatro Municipal foi cenário de importantes acontecimentos históricos, como a Semana de Arte Moderna realizada em 1922. O teatro abriga um dos palcos de maior respeito do país, contando com uma programação que inclui desde óperas e concertos, até espetáculos de dança, balé e representações dramáticas interpretadas por grandes artistas nacionais e internacionais.

Rua Oscar Freire

Com o título de oitava rua mais luxuosa do mundo, a Rua Oscar Freire é o ponto de encontro dos amantes da moda, arte e gastronomia. Localizada no bairro nobre dos Jardins, a charmosa rua proporciona um ambiente ideal para compras e degustação de pratos de cozinhas mundiais. A rua reúne sofisticados restaurantes, docerias, cafeterias e bares, além de lojas das mais badaladas grifes do planeta, sendo um endereço obrigatório dos maiores estilistas brasileiros. A oitava rua mais luxuosa do mundo possui o glamour das famosas avenidas de Nova York e Paris.

Ponte Estaiada

Famoso cartão-postal da cidade, a Ponte Estaiada é considerada um marco na arquitetura nacional. Construída num formato único no mundo, a obra é composta por duas pontes curvas formando um X e ligadas a um mesmo mastro. Sua arquitetura arrojada ganha uma iluminação especial à noite, quando luzes vermelhas, azuis e verdes realçam suas linhas futuristas. A Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira fica próxima à diversos parques da cidade, sendo interligados por uma ciclofaixa exclusiva para bicicletas, que funciona nos finais de semana.

Parque do Ibirapuera

Importante área verde de São Paulo, o Parque do Ibirapuera é um dos principais pontos de lazer e de entretenimento do paulistano. Construído sobre um terreno alagadiço, foram plantados à época centenas de eucaliptos australianos a fim de drenar o solo e eliminar o excesso de umidade. Como resultado, o parque herdou uma extensa e magnífica área verde. O Parque do Ibirapuera ainda conta com lagos, jardins, viveiro de plantas, ciclovia, pistas de cooper e caminhada, quadras esportivas, museus e auditório. Abriga também o prédio da Bienal, onde acontecem regularmente importantes eventos e exposições.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus