Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de São Miguel das Missões

Conhecida por guardar importantes patrimônios históricos do país, São Miguel das Missões herdou a rica herança das missões jesuíticas do século XVII. Considerada uma verdadeira volta ao passado, São Miguel das Missões abriga o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Além da cultura e história, a região apresenta estradas rústicas e campos ideais para caminhadas e pedaladas em contato com a natureza. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de São Miguel das Missões.

Igreja de São Miguel Arcanjo

Um dos mais importantes atrativos turísticos da região, a Igreja de São Miguel Arcanjo é, sem dúvida, o que mais se destaca no Sítio Arqueológico. Com uma fachada monumental, a igreja possui estrutura em ótimo estado de conservação, sendo também conhecida como as Ruínas de São Miguel. A igreja foi projetada pelo arquiteto italiano Gian Battista Primolli e apresenta uma magnífica arquitetura em estilo barroco, tendo sido erguida em blocos de arenito, que à época percorriam mais de 20 quilômetros de distância até o local de sua fundação.

Museu das Missões

Localizado no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, o Museu das Missões abriga o maior acervo brasileiro de santos e esculturas feitos por índios ou trazidos da Europa. Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, o espaço foi inspirado na simplicidade das casas missioneiras, que possuíam um rústico avarandado coberto por telhas de barro. Seu acervo reflete a riqueza cultural da época das missões e conta com uma coleção de cerca de 100 imagens sacras de beleza e tamanhos variados, além de guardar o antigo sino da Igreja de São Miguel.

Cruz Missioneira

Símbolo máximo da espiritualidade, a Cruz Missioneira é uma herança trazida por padres jesuítas do século XVII. Com belas proporções arquitetônicas, a cruz original está localizada na praça da Igreja de São Miguel Arcanjo, sendo também conhecida como Cruz de São Miguel ou Cruz Caravaca. A relíquia foi esculpida por índios em pedra de arenito e cópias suas foram espalhadas por toda a Região das Missões, levando consigo o significado de proteção e devoção. Ainda hoje, o crucifixo de dois braços é utilizado também como relíquia peitoral ou pedestal.

Fonte Missioneira

Considerada importante atrativo de São Miguel das Missões, a Fonte Missioneira foi uma das principais fontes para abastecimento de água na época das Missões. Esculpida em pedra grês, a fonte foi utilizada por habitantes indígenas e, ainda hoje, fornece água potável aos moradores locais. A Fonte Missioneira foi descoberta em 1982 e acredita-se que haja fontes similares enterradas no entorno de cidades próximas. A fonte está situada no meio de um belíssimo bosque e fica a cerca de 1 quilômetro do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

Espetáculo de Som e Luz

Realizado no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, o Espetáculo de Som e Luz é um dos principais atrativos turísticos da Região das Missões. Exibido todas as noites, a apresentação narra a dramática História das Missões e da civilização criada por índios e jesuítas no Rio Grande do Sul, além de mostrar as antigas estruturas da Redução Jesuítica. O espetáculo é realizado numa pequena arquibancada no sítio arqueológico, e conta com uma locução cheia de efeitos e um magnífico show de luzes que ilumina a fachada das ruínas.

Caminhos das Missões

Belíssimo roteiro histórico, os Caminhos das Missões percorrem antigos trajetos missioneiros no Rio Grande do Sul. Passando por estradas de terra e lindos campos, os caminhos abrangem os principais municípios e sítios arqueológicos das Missões, dentre eles o município de São Miguel das Missões, além de propiciar um rico contato com as culturas locais, sua história, os costumes, o povo e a gastronomia. Os percursos podem ser realizados à pé, à cavalo ou de bicicleta, com duas opções de distâncias: a primeira percorre cerca de 170 quilômetros em 7 dias, a segunda percorre cerca de 325 quilômetros em 13 dias.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus