Pacote Fácil: seu guia fácil de viagem

Pacotefácil

Seu guia fácil de viagem

Home / Europa / Santiago de Compostela / Pontos Turísticos

Santiago de Compostela - Espanha

Santiago de Compostela, Espanha
Pontos Turísticos de Santiago de Compostela

Visitar Santiago de Compostela é estar em contato com um "pedaço do mundo" onde aconteceram importantes fatos históricos. É deixar a mente viajar para sentir a energia, os mistérios e a nostalgia que rondam essa mística cidade.

Imagine que nesse canto da Galícia, na Espanha, onde todos os caminhos se encontram, milhões de peregrinos têm chegado desde a Idade Média. Por motivos espirituais, pessoais, por puro desafio ou simplesmente pelo turismo, cada qual com as suas crenças; se aventurando pelo Caminho de Santiago ou desembarcando diretamente em Compostela.

Comece conhecendo alguns dos principais atrativos turísticos de Santiago de Compostela.

Catedral de Santiago
Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é um dos centros de peregrinação cristã mais importantes do mundo.

É uma construção histórica datada do período medieval, época em que começaram as cruzadas. Foi erguida sobre os restos de igrejas primitivas e no lugar do suposto túmulo do Apóstolo São Tiago.

A catedral impressiona por seu belíssimo estilo românico, unindo elementos góticos, renascentistas e barrocos. Um dos destaques é o Pórtico da Glória, na fachada do Obradoiro. Você observa 4 fachadas, cada uma contêm conjuntos urbanísticos com suas respectivas praças: do Obradoiro (fachada principal), da Acibechería, das Pratarias e da Quintana.

Centro Histórico
Centro Histórico, Santiago de Compostela

O Centro Histórico de Santiago é uma área urbana classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Num passeio pela Cidade Velha, como também é chamado, você se depara com ruas medievais de granito, praças, museus, monumentos e edifícios de grande valor arquitetônico, histórico e cultural.

Começando pela Catedral de Santiago de Compostela e suas praças (que fazem parte do conjunto), não deixe de visitar as Órfãs, a Casa da Conga, o Colégio da Fonseca, o Convento de São Domingos de Bonaval, o Mosteiro de São Martinho Pinário, o Paço de Gelmires, o Paço de Raxói, a Rua do Vilar e outros inúmeros atrativos.

Casa do Cabido
Casa do Cabido, Santiago de Compostela

A Casa do Cabido faz parte do centro histórico de Santiago de Compostela.

Esse edifício barroco foi erguido no século XVIII para ornamentar a Praça das Pratarias. E como o próprio nome já diz, foi também a sede do cabido (ou cônego) da catedral.

O conjunto é um ótimo cenário para quem gosta de tirar fotos, tendo a Fonte dos Cavalos no centro da praça e a imponente casa ao fundo. No alto da construção, o sepulcro e a estrela de São Tiago ganham destaque, além das duas gárgulas em forma da canhão nas esquinas.

A casa é um típico exemplar do barroco galego, um estilo compostelano do século 18.

Hospital dos Reis Católicos
Hospital dos Reis Católicos, Santiago de Compostela

O Hospital dos Reis Católicos fica ao lado da Catedral de Santiago de Compostela.

O edifício foi erguido no século XV para dar abrigo e tratar os peregrinos que percorriam o Caminho de Santiago. Hoje é conhecido como Hospedaria dos Reis Católicos, onde funciona um parador (hotel de luxo).

Ao observar a magnífica construção, você vai se encantar com seu estilo plateresco (decorada minuciosamente de forma ostentatória), arquitetura espanhola originada entre o final do período gótico e o início do renascimento.

Aproveite para provar a tradicional comida galega num dos restaurantes do hotel.

Colegiada de Santa Maria
Colegiada de Santa Maria de Sar, Santiago de Compostela

A Colegiada de Santa Maria a Real de Sar é uma das antigas construções compostelanas mais bem preservadas.

Originalmente, funcionou como um mosteiro agostiniano, sofrendo modificações até se tornar uma igreja paroquial. Às margens do rio Sar, você vislumbra sua bela arquitetura românica do século XII.

No interior, os muros e colunas visivelmente inclinados conferem ao edifício uma característica peculiar. Junto aos seus robustos arcobotantes na parte exterior, construídos para apoiar as paredes, formam um conjunto de beleza singular. A igreja ainda abriga um museu sacro.

Mercado de Abastos
Mercado de Abastos, Santiago de Compostela

O Mercado de Abastos é o segundo ponto turístico mais visitado de Compostela.

Esse é um lugar para mergulhar intensamente na cultura galega, já que você encontra um pouco de tudo da Galícia. São hortaliças, legumes, frutas, mel, pães, queijos, iguarias, peixes e frutos do mar fresquinhos. Sem contar nas belas peças de artesanato regional.

O mercado é uma atração ideal para quem quer passear, fazer compras e experimentar deliciosos pratos da culinária galega, elaborados nos restaurantes especializados que funcionam no espaço.

Sem dúvida um passeio para relaxar e aproveitar o que a região tem de melhor!

Parque da Alameda
Parque da Alameda, Santiago de Compostela

O Parque da Alameda é um verdadeiro jardim urbano.

Sua área está localizada entre as partes nova e antiga da cidade, distribuída em três partes diferenciadas, onde estão valiosos monumentos.

No passeio da Alameda, você caminha por corredores destinados às diferentes classes sociais do século XIX, incluindo magníficos jardins, fontes, lagos e um arco triunfal que conduz ao passeio dos Leões.

Já no passeio da Ferradura, o destaque fica por conta de belas vistas e várias espécies arbóreas e ornamentais. Enquanto a carvalheira de Santa Susana oferece as capelas, o coreto, o pombal, além de famosas esculturas.

Parque de Bonaval
Parque de Bonaval, Santiago de Compostela

O Parque de Santo Domingo de Bonaval é uma bonita área verde de Santiago.

O acesso ao parque se dá por um contraste entre dois museus. Num canto, o moderno Centro Galego de Arte Contemporânea, no outro, o Museu do Povo Galego instalado num convento medieval.

Originalmente, o espaço foi ocupado por um antigo cemitério e convento de monges dominicanos.

Do alto de uma ladeira, você observa o bonito visual dos telhados da cidade, incluindo, as torres da catedral. Uma curiosidade: antigamente, o tamanho de uma chaminé indicava o poder econômico de seu proprietário.

Mini Roteiro
Mini roteiro de Santiago de Compostela

Para aproveitar bem Santiago de Compostela fique pelo menos cinco dias.

No primeiro dia, comece visitando o monumento mais importante: a Catedral de Santiago de Compostela. Em seguida, conheça a Casa do Cabido e o Hospital dos Reis Católicos. O segundo e o terceiro dias são ideais para visitar o Centro Histórico.

Já no quarto dia, faça um passeio pelo Parque de Bonaval. Reserve a tarde para visitar a Colegiada de Santa Maria. No quinto dia, desfrute de uma caminhada no Parque das Alamedas. À tarde, você pode fazer compras no Mercado de Abastos.

Dicas Importantes
Dicas importantes sobre Santiago de Compostela

Para viajar à Santiago de Compostela, esteja atento às dicas e informações.

Entrada na Espanha: brasileiros são isentos de visto por até 90 dias. Tenha em ordem os documentos e o passaporte válido por seis meses, bilhete de retorno, comprovante da reserva de hospedagem, entre outras solicitações feitas pelo Consulado local. Não há vacina obrigatória.

Sobre a Espanha: a moeda é o Euro, as línguas o espanhol e o galego; a voltagem é de 220 volts, com tomadas de três pinos em triângulo. Fuso horário: 5 horas a mais que o Horário de Brasília.

comments powered by Disqus