Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Santiago de Compostela - Espanha

Guia de viagem de Santiago de Compostela, na Espanha
A capital cultural da Galícia

Santiago de Compostela é a capital da Galícia (comunidade autônoma da Espanha) e conhecida internacionalmente como um dos centros de peregrinação mais importantes do mundo. É um destino para os místicos e peregrinos que, ao se aventurarem pelos Caminhos, se surpreendem com os atrativos arquitetônicos, históricos e culturais repletos de lendas e símbolos, sendo Santiago o seu destino final.

Ao caminhar por suas ruas, você se depara com um impressionante conjunto da arquitetura barroca. São catedrais, conventos, castelos, museus e casas encantadoras. Sem contar no túmulo que abriga os restos mortais do famoso Apóstolo São Tiago.

Outros programas incluem os parques, a saborosa gastronomia galega, as celebrações que recheiam o calendário anual e, claro, o centenário Caminho de Santiago.

Quando ir
Caminho de Santiago à Muxiá, na Espanha

A melhor época para visitar Santiago de Compostela é muito pessoal. Tanto para os que querem apenas conhecer a cidade, como para fazer o Caminho de Santiago.

Mas cuidado nunca é demais. O melhor é evitar os picos de frio e calor na região, sendo aconselhável viajar entre abril e junho (época da primavera) ou de setembro a novembro (época do outono).

O mês de julho é muito quente e lotado, enquanto de dezembro a março é grande a chance de pegar gelo e neve no caminho. Já na primavera, você encontra lindíssimos campos floridos. No outono, é possível ver as colheitas e festas na região.

O que fazer
Monumentos no Caminho de Santiago, na Espanha

Santiago de Compostela é o destino final de várias rotas de peregrinação da Europa.

É uma cidade que oferece atrativos históricos, culturais e lindos parques, além de abrigar os restos mortais do Apóstolo São Tiago.

Já o Caminho de Santiago, abriga relíquias religiosas e monumentos históricos, com magníficas igrejas, paisagens exuberantes e gastronomia típica em cada região do percurso. Sem contar na higiene mental que traz àqueles que procuram o Caminho por um motivo pessoal ou espiritual.

Onde ficar
Hospedagem em Santiago de Compostela, na Espanha

Santiago de Compostela, assim como o Caminho de Santiago, possuem uma longa tradição ao acolher peregrinos e turistas.

A hospedagem em Santiago de Compostela conta com hotéis de luxo, que oferecem todo o conforto e requinte. Há também as alternativas de hotéis mais econômicos.

No Caminho de Santiago, predominam os albergues para atender especialmente os "peregrinos tradicionais" (aqueles que peregrinam a pé, de bicicleta ou a cavalo). O acesso só é permitido mediante a apresentação da credencial do peregrino. Mas você ainda encontra outras opções de alojamentos.

Como chegar
Marcos no Caminho de Santiago, na Espanha

A melhor forma de chegar à Santiago de Compostela é viajar de avião a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional de Santiago de Compostela (SCQ) de várias cidades da região e do exterior. Esse é um meio moderno e o mais fácil.

Entretanto, se você tem espírito aventureito para encarar o Caminho de Santiago, a dica é se preparar para percorrer uma dentre as diversas rotas de peregrinação à Compostela. São quatro os principais caminhos, que podem ser percorridos à pé, de bicicleta ou a cavalo. Portanto, esteja pronto para superar desafios e suar a camisa!

O que comer
Culinária típica galega: torta de Santiago

A culinária galega é cheia de receitas simples, passadas de mãe para filha.

Em Santiago de Compostela, você encontra pratos típicos à base de peixes e frutos do mar, preparados no forno ou refogados a la gallega (com azeite, alho e pimentões) e receitas com carnes como o chouriço e a vitela galega. Dentre as sobremesas tradicionais está a torta de Santiago, feita com massa de amêndoas e ornamentada com a cruz de São Tiago.

Já no Caminho de Santiago, os restaurantes oferecem cardápios específicos para atender os peregrinos. Em cada cidade ou povoado, você conhece os sabores e aromas de várias cozinhas.

Roteiro ou excursão?
Pontes no Caminho de Santiago, na Espanha

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Santiago de Compostela. Este guia fornece à você diversas ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus