Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Salvador - Bahia

Pontos turísticos de Salvador, na Bahia
Pontos Turísticos de Salvador

Visitar Salvador é usufruir dos encantos e magnetismo da primeira capital do país. É apreciar a beleza do mar e um povo alegre, enquanto interage com o antigo e o moderno.

Nesse pedacinho da Bahia você encontra praias, sol, um rico patrimônio cultural e festas populares. Na cidade com o maior número de afrodescendentes fora da África, o que não falta é muita música e dança, manifestadas em rodas de capoeira e sambas de roda, além da deliciosa culinária que leva o tempero africano. Para entender a capital é importante saber que ela está fisicamente dividida em "dois andares": a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

Aqui estão alguns dos principais atrativos turísticos de Salvador.

Praias Urbanas
Praias urbanas de Salvador, na Bahia

Salvador é uma cidade com lindas praias urbanas.

Se você quer tomar um bom banho de mar, as praias do Porto da Barra e do Farol são as mais indicadas. Já para quem quer sossego, a dica é ir à praia do Buracão, no bairro do Rio Vermelho.

As três praias imperdíveis: Itapuã, com águas verdes, areias claras e belas piscinas naturais; Stella Maris, muito frequentada por surfistas devido às boas ondas; e Flamengo, com um ambiente rústico que atrai um público mais jovem e descolado.

Há também outras praias como a de Ondina, de Jaguaribe e de Piatã.

Farol da Barra e Itapuã
Farol da Barra em Salvador, na Bahia

O Farol da Barra é um dos marcos do litoral baiano e está situado na praia de mesmo nome. É um local muito frequentado por moradores e turistas.

Listrado em preto e branco, o farol faz parte do Forte Santo Antônio da Barra, construído no século XVI. Você visita o forte e ainda curte a praia.

Já o Farol de Itapuã é um marco poético da cidade, tendo inspirado versos e canções de famosos compositores baianos.

Listrado em vermelho e branco, o farol é considerado um dos mais belos pontos de Salvador. Esse é um cenário realmente inspirador!

Centro Histórico
Igreja de São Francisco em Salvador, na Bahia

O Centro Histórico de Salvador é considerado um patrimônio cultural.

Numa caminhada pelas ruas repletas de história, você encontra igrejas, casarões e monumentos erguidos quando a cidade foi a primeira capital do Brasil. Você interage com a história do país e dos povos que vieram para Salvador.

Não deixe de visitar a Casa de Câmara e Cadeia, o Palácio do Governador, a Igreja de São Francisco, a Igreja do Carmo, a Igreja do Rosário e a Igreja do Bonfim, famosa pelas fitinhas para amarrar no pulso e fazer um pedido. Mas atenção: cuidado com o que desejas!

Catedral Basílica
Catedral Basílica de Salvador, na Bahia

A Catedral Basílica é a igreja mãe de todas as igrejas de Salvador.

Num passeio pelo centro histórico você se depara com uma catedral, de proporções majestosas, construída em meados do século XVII. Que, apesar de ter sido erguida no período barroco, apresenta uma arquitetura em estilo geral maneirista.

Possui uma fachada tradicionalmente lusitana, com revestimento em pedra lioz e duas torres. O destaque fica por conta do interior, onde estão lindas imagens sacras e pinturas da sacristia, além das talhas que cobrem as paredes e o teto da nave central.

Pelourinho
Pelourinho em Salvador, na Bahia

O Pelourinho é considerado o principal cartão-postal e ponto turístico da Bahia.

Num giro pelo bairro histórico você observa mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII. São igrejas, museus, monumentos, ladeiras e vielas preservados num valioso patrimônio da humanidade.

Além de apreciar os edifícios históricos, é possível assistir a manifestações de música e dança ao ar livre, degustar o melhor da cozinha baiana e fazer compras nas diversas lojinhas espalhadas pelo bairro. Às terças-feiras, há uma programação cultural especial. Nenhum outro lugar representa tão bem a alma baiana quanto o Pelourinho.

Elevador Lacerda
Elevador Lacerda em Salvador, na Bahia

O Elevador Lacerda oferece uma linda vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.

É considerado um dos marcos da capital baiana. Sem contar que é o principal meio de ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Você acessa o elevador na Praça Tomé de Souza (parte alta) e, em apenas trinta segundos, está na Praça Cairu (parte baixa).

Na cabine, o destaque fica por conta do magnífico visual (digno de um verdadeiro cartão-postal!). Impossível não se surpreender com tamanha beleza e perfeição.

Mas só por precaução, evite expor sua câmera fotográfica para não acabar sem ela.

Mercado Modelo
Mercado Modelo em Salvador, na Bahia

O Mercado Modelo está dentre os pontos turísticos mais procurados.

Uma visita ao mercado é uma verdadeira imersão cultural. Enquanto compra e degusta produtos típicos, você tem uma forte interação com a cultura baiana: sua comida, seu artesanato, bordados, cerâmicas e até rodas de capoeira que movimentam o local nos finais de semana.

O mercado conta com um pequeno ancoradouro onde são vendidos peixes frescos. Além disso, é possível apreciar a bela arquitetura neoclássica do edifício, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Uma visita imperdível!

Forte de São Marcelo
Forte de São Marcelo em Salvador, na Bahia

O Forte de São Marcelo é uma das construções mais inusitadas da capital baiana.

É considerado o único forte de planta circular no país, além de se encontrar dentro do mar e ter sido erguido sobre um pequeno banco de arrecifes. Um fantástico patrimônio que também é conhecido por Forte do Mar.

Atualmente, a fortaleza funciona como importante centro cultural. Seu acesso é feito por barcos que saem do terminal náutico (situado atrás do Mercado Modelo). Certamente é uma visita que vale a pena não só por sua beleza arquitetônica, mas pelo aspecto histórico e cultural que agrega grande valor aos visitantes.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem em Salvador, na Bahia

Para aproveitar bem Salvador fique pelo menos cinco dias.

No primeiro dia, tome um bom banho de mar e caminhe pelo calçadão de uma das praias de Salvador. Use esse tempo para visitar os faróis. Já o segundo dia é ideal para conhecer o centro histórico, a Catedral Basílica e interagir com a cultura.

Tire o terceiro dia para curtir os atrativos do Pelourinho, saborear uma comida típica e comprar artesanato. No quarto dia, pegue o Elevador Lacerda, faça um tour pelo Mercado Modelo e visite o Forte de São Marcelo. Aproveite o quinto dia para relaxar numa das praias.

Outros Atrativos
Outros atrativos em Salvador, na Bahia

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na cidade.

Salvador é rica em atrativos culturais, já que importantes capítulos do Brasil Colônia foram escritos na capital baiana. A dica é conhecer outras atrações como a Casa dos Sete Candeeiros, o Paço Municipal, Solar do Unhão e a encantadora Igreja da Conceição da Praia.

Quem quer ir às compras não pode deixar de visitar o Instituto Mauá. A Ponta do Humaitá é perfeita para apreciar o entardecer, enquanto há muitas praias a serem exploradas na cidade e por todo o litoral baiano.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus