Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Salvador - Bahia

Guia de viagem de Salvador, na Bahia
Praias, cultura e uma alegria contagiante

Salvador é uma cidade que emana uma alegria contagiante. Sua mistura de raças, culturas e credos transformou-a em uma capital de astral bastante elevado.

Não bastando esse alto astral, a cidade oferece lindas praias e muito sol quase que o ano inteiro. Sem contar no Carnaval de rua baiano, com os seus tradicionais trios elétricos, e as festas populares que atraem milhares de brasileiros e estrangeiros.

No aspecto cultural, preserva inúmeras construções históricas, já que Salvador foi a primeira capital do Brasil. São igrejas, museus e casarões dos séculos XVII e XVIII que constituem parte de um valioso patrimônio histórico e cultural.

Quando ir
Festas populares em Salvador, na Bahia

A melhor época para visitar Salvador é muito pessoal. O clima da região é tropical atlântico, com temperatura média anual variando em torno de 27º C.

Salvador é uma cidade que pode ser aproveitada o ano inteiro. Mas, sem dúvida, o verão é a melhor estação para curtir as praias, o calor e as atividades ao ar livre. Além de ser uma época que possibilita acompanhar os ensaios de Carnaval e várias festas populares.

Entretanto, se você quer se molhar no mar, mas não na chuva, evite os meses de abril a julho, período de "inverno" na região.

O que fazer
Souvenirs de Salvador, na Bahia

Salvador tem sol, praias e um astral bem elevado.

Entre um banho de mar e passeios na orla, você pode provar os famosos acarajés preparados pelas baianas. O pôr-do-sol visto das praias é simplesmente fantástico. Experimente!

A cidade conta com uma ampla variedade de atrativos culturais. Numa caminhada pelo centro histórico você conhece belíssimas igrejas, museus e casarões, assiste a uma roda de capoeira, além de se deliciar com a gastronomia e comprar o artesanato regional.

Onde ficar
Hospedagem em Salvador, na Bahia

A hospedagem em Salvador é bastante diversificada.

Na Cidade Alta você encontra grandes redes internacionais, com hotéis e apart hotéis que proporcionam conforto e sofisticação, além da ótima estrutura de lazer e eventos. Alguns, inclusive, com vista para a magnífica Baía de Todos os Santos. Já na Cidade Baixa, há pousadas mais simples e econômicas, mas com boa comodidade.

Nas praias, o destaque fica por conta dos hotéis e resorts que oferecem uma vista privilegiada do mar, sem contar nas atividades de lazer, entretenimento e todo o tipo de serviços.

Como chegar
Entardecer em Salvador, na Bahia

A melhor forma de chegar à Salvador é viajar de avião a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães (SSA) de várias cidades do país e do exterior.

Se preferir viajar de ônibus, a empresa Gontijo parte de diversas cidades do país até a capital baiana.

Para circular em Salvador, você pode optar por utilizar as linhas de ônibus urbano ou executivo. A cidade é bem servida pelo transporte urbano. Há também os barcos e o ferry boat. Outras alternativas são alugar um carro ou andar de táxi.

O que comer
Culinária típica de Salvador: acarajé

A culinária de Salvador herdou traços das cozinhas africana e portuguesa. A pimenta, o leite de coco e o azeite-de-dendê tornaram-se uma marca registrada da "quente" cozinha baiana.

Nos restaurantes, você degusta delícias típicas como o vatapá (creme de peixe com amendoim), o acarajé (bolinho de feijão fradinho com camarão e vatapá, frito em dendê), o caruru (guisado de camarão com quiabo) e o bobó de camarão. Como sobremesas, as tradicionais guloseimas como a cocada, o pé-de-moleque e o quindim.

Os melhores restaurantes ficam na Marina Bahia, Rio Vermelho e Pelourinho.

Roteiro ou excursão?
Fitas do Bonfim em Salvador, na Bahia

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Salvador. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus