Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Salinas - Pará

Guia de viagem de Salinas, no Pará
Um balneário com belas praias e clima aprazível

Salinas é um destino de veraneio muito frequentado pelos paraenses, principalmente os de Belém, a capital do Pará. Salinópolis ou, simplesmente Salinas, é uma cidade litorânea que oferece lindas praias oceânicas e calor praticamente o ano inteiro.

Além das belezas naturais e do clima agradável, a região oferece atrações culturais, festas populares e artesanato típico. Sem contar nas delícias da gastronomia paraense, que apresenta uma cozinha com sabores e aromas muito peculiares.

O município de Salinas foi fundado no final do século XVIII e o seu nome surgiu de uma pequena salina existente no local, de onde se extraía o sal da água do mar.

Quando ir
Praias de Salinas, no Pará

A melhor época para visitar Salinas é muito pessoal. O clima da região é tropical úmido, com temperatura média anual variando em torno de 27º C.

Como a região não possui estações bem definidas, os períodos são divididos em chuvosos (de dezembro a março) e menos chuvosos (maio a agosto). Esse clima característico estabeleceu o verão no período menos chuvoso do ano, sendo a alta temporada entre os meses de junho e julho.

Além do agito nas praias, o verão conta com badalados festivais e competições esportivas na cidade.

O que fazer
Artesanato de Salinas, no Pará

Salinas é uma cidade de imensas belezas.

As praias são um destaque à parte. Suas águas banhadas pelo Oceano Atlântico formam um lindo cenário em conjunto com extensas faixas de areia e suas dunas branquinhas. Os esportes como o surf e sandboard completam a alegria de moradores e turistas.

Outros atrativos são as ilhas, os faróis (um novo e um antigo), as manifestações culturais (com festejos em determinadas épocas do ano), além da gastronomia e do artesanato típico.

Onde ficar
Hospedagem em Salinas, no Pará

A hospedagem em Salinas apresenta opções bastante interessantes.

Os hotéis localizados na orla central proporcionam uma grande comodidade e proximidade com o maior atrativo da região: as praias. Sem contar que a visão do mar, por si só, já promove o relaxamento e descanso que você e tantos turistas procuram o ano inteiro.

A cidade ainda conta com resorts que oferecem uma excelente infraestrutura de lazer e para eventos. Muitos hotéis apresentam pacotes especiais para o verão e também nos períodos de baixa temporada. Consulte!

Como chegar
Dunas do Atalaia em Salinas, no Pará

A melhor forma de chegar à Salinas é viajar de avião até Belém. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional de Belém (BEL), também conhecido como Aeroporto Val de Cans, de diversas cidades do mundo.

De Belém é preciso percorrer cerca de 220 km até Salinas. No aeroporto você pode pegar um táxi ou ônibus até o Terminal Rodoviário. De lá partem ônibus da Viação Boa Esperança ao litoral. Uma outra alternativa é alugar um carro e seguir viagem.

Para circular em Salinas e nas praias é comum utilizar as Jardineiras, tipo de ônibus aberto que parte do centro.

O que comer
Culinária típica de Salinas, no Pará

A culinária paraense é uma mistura entre as cozinhas indígena, portuguesa e africana. É uma cozinha nativa e autêntica, que se caracteriza pelo uso de ingredientes outrora utilizados pelos índios.

Seus temperos frescos e verdes, incrementam pratos típicos como o tacacá, o pato no tucupi, a maniçoba e o caruru, além dos peixes que possuem um sabor muito peculiar. O uso de folhas e raízes (como a mandioca) é muito comum nas receitas dessa cozinha criativa.

Frutas como o açaí, cupuaçú, guaraná, manga, sapotilha e pupunha enriquecem as sobremesas paraenses.

Roteiro ou excursão?
Vila de Cuiarana em Salinas, no Pará

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Salinópolis. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus