Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Rota do Enxaimel em Pomerode

Casa em estilo enxaimel

Por Ana Golfetto Masella

Um roteiro germânico em Santa Catarina

O enxaimel é um estilo arquitetônico germânico muito encontrado em cidades da região sul do Brasil.

As charmosas casas de estilo enxaimel tornaram-se a grande atração de Pomerode, em Santa Catarina. Nessa pequena cidade colonizada por alemães surgiu o encantador roteiro turístico conhecido como Rota do Enxaimel.

A herança de cultura germânica é observada fortemente nas ruas. Em meio à bela paisagem bucólica, estão espalhadas cerca de setenta construções de estilo enxaimel, caracterizadas por seus telhados pontiagudos.

O que fazer na Rota do Enxaimel

"No início do trajeto está a Casa Haut, estabelecimento comercial fixado numa típica construção enxaimel. Pelo caminho, encontramos o ateliê da artista plástica Silvana Pujol, com exposição de cascas de ovos pintados à mão; a Confeitaria Multi-Doces, especializada em bolachas e doces; e a Casa da Taipa, ambientada ao estilo de antigas casas de imigrantes alemães." - site da Prefeitura Municipal de Pomerode.

A Rota do Enxaimel apresenta dezesseis quilômetros de atrações turísticas. O destaque vai para o magnífico patrimônio de arquitetura germânica e a linda paisagem local. No percurso, o visitante conhece casas onde se comercializam produtos coloniais, doces, artesanatos, entre outros.

Ao final do caminho, você se depara com a casa enxaimel e o cemitério mais antigos da região.

Veja também: