Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Rio de Janeiro

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos mais belos e conhecidos cartões-postais do país e a cidade brasileira que atrai mais turistas para viagens à turismo. Não é à toa que é chamada carinhosamente de Cidade Maravilhosa. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro.

Cristo Redentor

Eleito dentre as Sete Novas Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor entrou para o novo ranking de 2007. Com seus 38 metros de altura, o Cristo localiza-se no topo do Morro do Corcovado - que está situado a 710 metros de altitude, acima do nível do mar. Conhecido como um dos principais cartões-postais cariocas, a vista do seu mirante é indescritível, sendo possível avistar toda a cidade do Rio de Janeiro, numa visão panorâmica em 360º - de onde identificam-se os demais pontos turísticos da cidade, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Estádio do Maracanã, as mais belas praias cariocas, entre outras atrações. O local ainda conta com ótima infra-estrutura, oferecendo lanchonete, restaurante, lojas de souvenirs, escadas rolantes, além da fascinante beleza natural. O acesso ao Cristo Redentor pode ser feito de carro, trem turístico ou à pé, numa caminhada por uma estrada rodeada de bonitas árvores e da exuberante vegetação nativa.

Pão de Açúcar

Considerado um dos mais importantes ícones do turismo carioca, o Pão de Açúcar recebe anualmente milhares de turistas de todos os cantos do mundo. Sua principal atração, o bondinho, é considerado um dos teleféricos mais seguros do planeta; foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo. Em seu trajeto, o bondinho conta com duas paradas principais: a primeira no Morro da Urca e a segunda no Pão de Açúcar. Do alto dos seus 396 metros de altitude, a vista do Pão de Açúcar é deslumbrante; do alto é possível apreciar uma bela vegetação nativa - própria de climas tropicais com raras espécies litorâneas -, além das encantadoras praias do litoral carioca. O mirante ainda oferece lanchonete e um anfiteatro utilizado em eventos. O acesso ao Pão de Açúcar é feito pelo bondinho, mas há também alpinistas e montanhistas que escalam a montanha diariamente.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Conhecida como uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, os 7,5 quilômetros de extensão que cercam a Lagoa Rodrigo de Freitas são uma das mais bem equipadas áreas de entretenimento e lazer da cidade. Cercada pelos badalados bairros cariocas de Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico, a orla da Lagoa abriga pistas para corrida e caminhada, quadras esportivas, ciclovia, parques e um badalado centro gastronômico, que oferece desde pratos da cozinha alemã até árabe - em pequenos e aconchegantes restaurantes, alguns inclusive com música ao vivo. Emoldurada por montanhas - além de ser "abraçada" pelo Cristo Redentor -, a Lagoa impressiona tanto por suas águas calmas, como por ser importante ponto de encontro para os cariocas e turistas que visitam a cidade.

Jardim Botânico

Reconhecido como área de Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos dez mais importantes do seu gênero no planeta. Fundado por Dom João VI, com o intuito de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais, o verdadeiro santuário ecológico abriga raras espécies da flora brasileira e de outros países do mundo. O destaque fica por conta das imponentes palmeiras imperiais e algumas espécies de árvores em extinção, como o pau-brasil, o pau-mulato e o aracá amarelo; seu orquidário, bromeliário e violetário também abrigam exemplares de rara beleza e encanto. No local, o espetáculo proporcionado por seis lagos e as lindíssimas espécies de vitórias-régia, lótus, papirus e água-pé encantam os visitantes. Vale a pena passear por suas exuberantes alamedas, onde curiós e sabiás fascinam com a melodia de seus cantos. O jardim ainda conta com lanchonete e uma aprazível livraria com cafeteria, que serve brownies e um saboroso café.

Arcos da Lapa

Localizados no bairro da Lapa (berço da boemia no Rio de Janeiro), os Arcos da Lapa marcaram a sua história como obra arquitetônica de maior porte no Brasil Colonial. Conhecido como o símbolo mais representativo do Rio Antigo, os arcos foram criados para servir de aquedutos. Atualmente são um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro, além de serem o principal viaduto de passagem para os bondinhos que sobem o morro de Santa Teresa. Sua estrutura - em estilo românico, caiado - contempla 42 arcos duplos em pedra argamassa; durante sua edificação foi empregada mão-de-obra escrava, indígena e africana. Um passeio que vale a pena conferir por sua beleza histórica e estética, além de estar num dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Estádio do Maracanã

Escolhido como uma das Sete Maravilhas Esportivas do Mundo, o Estádio do Maracanã já foi considerado um dos melhores e mais luxuosos estádios do mundo na década de 50, época de sua inauguração. Edificado em concreto armado, o esplêndido estádio possui formato oval e uma altura que corresponde a um prédio de seis andares. No andar térreo, um curioso fato chama a atenção: próximo à entrada das cadeiras especiais há uma exótica Calçada da Fama, onde atletas como Pelé, Zico, Jairzinho, Zagallo e Beckenbauer possuem a marca de seus pés estampados no cimento, além de goleiros, como Manga, que também têm suas mãos registradas; famoso e sensacional, Garrincha possui um estande especial com suas chuteiras e camisa expostas. Dizem que se você perguntar a um turista "qual o lugar mais notável do Rio de Janeiro", ele deverá responder "a praia de Copacabana, Ipanema ou o Pão de Açúcar"; caso a mesma pergunta seja feita a um carioca, sua maior chance de resposta será "o Estádio do Maracanã".

Ilha Fiscal

Palco de um dos maiores e mais famosos eventos à época do Império no Brasil, a Ilha Fiscal foi o cenário do último grande baile do Império, realizado com o objetivo de reforçar os laços de amizade com o Chile, bem como tentar reerguer o prestígio da Monarquia. Até hoje os comentários sobre a ostensiva festa atraem muitos historiadores, fatos como o seu cardápio, composto por uma enorme variedade de comidas exóticas e garrafas de vinhos; seus ritmos musicais, como a valsa e a polca; além das luxuosas e extravagantes vestimentas dos convidados - foram motivos para todo tipo de especulação -; assim como as inúmeras peças de roupas íntimas encontradas na ilha após o grandioso evento. O magnífico palacete da Ilha Fiscal foi projetado num estilo de arquitetura neo-gótico, inspirado em castelos medievais do século XVI de Auvergne, na França. Logo após sua inauguração o palacete recebeu honrosos elogios do Imperador, que o comparou a "um estojo delicado digno de uma brilhante jóia" - essa "jóia" teria sido uma alusão à Baía de Guanabara, onde está localizada a Ilha Fiscal. Hoje, o pequeno castelo encontra-se aberto à visitação, tendo como atrativos as pinturas de suas paredes e abóboda, o piso com mosaicos em madeiras nobres brasileiras, além dos vitrais e trabalhos em cantaria - colunas, arcos, florões e símbolos imperiais.

Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca abriga a maior floresta urbana já replantada pelo homem no planeta: a Floresta da Tijuca. Responsável pela oxigenação do Rio de Janeiro, o parque foi criado com o objetivo de recuperar as nascentes naturais da região, que encontravam-se em processo de desertificação devido aos desmatamentos proveniente da cultura do café no século XIX. A totalidade de suas montanhas são compostas por rochas em quartzito e calcissilicáticas, datadas de aproximadamente 1,7 bilhão de anos. Dentre as atrações do parque estão as trilhas, grutas, riachos de água potável e cachoeiras; as trilhas do Parque Nacional da Tijuca atraem milhares de visitantes todos os anos. O local também abriga famosos marcos marcos da cidade, como o Pico da Tijuca, a Pedra da Gávea e o Morro do Corcovado.

Confeitaria Colombo

Retrato vivo da belle époque carioca, a Confeitaria Colombo representa o momento histórico vivenciado pela alta sociedade do Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX. Considerada um dos endereços mais elegantes do Rio, a charmosa confeitaria ainda mantém intacta sua belíssima arquitetura em estilo art nouveau, com magníficos espelhos em cristal da Antuérpia, os móveis e molduras em jacarandá, as bancadas em mármore italiano, vitrais franceses e uma ampla clarabóia. Dentre os seus ilustres clientes, estiveram no local grandes personalidades que ajudaram a escrever a história do nosso país, como Getúlio Vargas, Chiquinha Gonzaga e Rui Barbosa. No seu aconchegante salão é possível degustar o gostoso chá Colombo, além das guloseimas que seguem receitas de outrora, como os concorridos pingo de tocha e o quindim de camisola. Nada melhor do que provar gostosos doces e salgados, admirando a bonita e imponente arquitetura da casa, com detalhes de uma época histórica repleta de beleza e nostalgia.

Praias

Famosa por suas lindas praias, a cidade do Rio de Janeiro conta com cerca de 80 quilômetros de praias margeando a sua costa. Badaladas durante todo o verão, as praias cariocas são uma atração à parte nesta encantadora capital fluminense. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo as principais praias do Rio de Janeiro.

Praia de Copacabana

Considerada a praia mais famosa do Brasil, a Praia de Copacabana ganhou fama pelo show da queima de fogos que realiza todos os anos no dia do réveillon. Conhecida como Princesinha do Mar, a praia possui águas calmas e areia clara e conta com uma excelente infra-estrutura com quiosques, sanitários e ciclovia, além de bares, restaurantes e hotéis ao longo de toda a sua orla. Uma de suas marcas registradas é o conhecido calçadão de Copacabana, formado por pedras portuguesas brancas e pretas, cujo desenho representa o belo formato das ondas do mar. A Praia de Copacabana possui uma extensão de cerca de 4 quilômetros e está localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Praia do Arpoador

Localizada entre as praias de Copacabana e de Ipanema, a Praia do Arpoador apresenta uma das mais bonitas vistas da maravilhosa cidade carioca. Com águas esverdeadas e uma bela formação rochosa, a praia abriga as famosas pedras do Arpoador, de onde é possível avistar o mar, a magnífica paisagem do Morro Dois Irmãos, além de apreciar o encantador pôr-do-sol da região. Suas águas são tradicionalmente frequentadas por surfistas, por possuir ótima ondulação em dias de maré alta. A Praia do Arpoador possui uma pequena extensão de 800 metros, estando localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Praia de Ipanema

Considerada a praia jovem do Rio de Janeiro, a Praia de Ipanema é a alma do carioca que contagia seus visitantes, além de ser o principal ponto de encontro de jovens, artistas e celebridades. Conhecida como berço da bossa nova, a praia tornou-se mundialmente famosa através da música Garota de Ipanema, composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Ipanema oferece uma excelente infra-estrutura, com quiosques e ciclovia ao longo de toda sua orla, sendo também bastante utilizada para a prática de esportes como o frescobol, futebol de areia, vôlei, entre outros. A Praia de Ipanema possui cerca de 2 quilômetros de extensão e está situada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Praia do Leblon

Uma das praias preferidas pelos esportistas, a Praia do Leblon é uma extensão da Praia de Ipanema - estando separadas apenas por um canal. Com uma larga faixa de areia, a praia é perfeita para a prática de diferentes esportes como o futebol de areia, vôlei, frescobol, entre outros. Um dos seus principais marcos é o esplêndido Morro Dois Irmãos, além de abrigar o Mirante do Leblon, de onde é possível ter uma belíssima vista do mar. A praia está localizada num dos mais charmosos bairros cariocas, repleto de restaurantes, cafeterias, livrarias 24 horas e lojas de renomadas grifes internacionais. A Praia do Leblon possui cerca de 2 quilômetros de extensão, estando situada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Praia da Barra da Tijuca

Conhecida como a maior praia em extensão do Rio de Janeiro, a Praia da Barra da Tijuca apresenta cerca de 18 quilômetros de belas paisagens naturais e locais para diferentes tipos de atividades. Com areia branca e águas esverdeadas, um dos trechos da praia encontra-se numa área de preservação ambiental, sendo possível realizar um passeio pela Reserva de Marapendi. O ponto mais badalado da Barra da Tijuca oferece quiosques, bares e restaurantes, além de possibilitar a prática de esportes como o kitesurf, windsurf, futebol de areia, vôlei, entre outros. A Praia da Barra da Tijuca está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Praia da Macumba

Com uma beleza natural exuberante, a Praia da Macumba é considerada uma das mais lindas praias cariocas, apresentando um visual deslumbrante e encantador. Bastante frequentada por surfistas, a praia é famosa por possuir uma ondulação mais constante, que proporciona condições ideais para a prática de surfe o ano inteiro. Sua orla abriga quiosques, duchas e deques em madeira, além de um bonito calçadão em pedras portuguesas, ciclovia e estacionamento. A Praia da Macumba possui uma extensão aproximada de 2,5 quilômetros, estando localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Praia do Grumarí

Considerada uma das praias mais paradisíacas do Rio de Janeiro, a Praia do Grumarí encontra-se numa região de Reserva Ambiental, assegurando a preservação de suas belezas naturais e do seu ecossistema característico de Mata Atlântica. Com águas azuladas e areia avermelhada, a lindíssima praia abriga imensos costões rochosos e morros, além de piscinas naturais que compõem parte do rico cenário local. Suas ondas fortes atraem surfistas e adeptos de outros esportes marítimos. A Praia do Grumarí possui cerca de 2,5 quilômetros de extensão e está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Praia do Abricó

Conhecida como a única praia para a prática do naturismo na cidade carioca, a Praia do Abricó é uma praia oficialmente naturista, estando sob os cuidados da Associação Naturista de Abricó. Com um cenário maravilhoso, a praia apresenta belas montanhas e uma vegetação tropical que contrastam com as águas cristalinas do mar. Sua beleza exuberante encontra-se numa área de proteção ambiental, dentro do Parque Municipal de Grumarí. A Praia do Abricó possui cerca de 1,5 quilômetro de extensão e está situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus