Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Região dos Lagos - Rio de Janeiro

Guia de viagem da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
Sol, mar, vento e esportes náuticos

A Região dos Lagos é um dos destinos preferidos pelos cariocas nos feriados. Seu mar de azul intenso e dunas de areias branquinhas formam um cenário paradisíaco.

Nessa encantadora região do Rio de Janeiro você encontra praias de todos os tipos. Enquanto algumas são de mar aberto, outras estão "escondidas" em pequenas enseadas. Você se depara com as praias mais fascinantes, cuja beleza fica impossível de se descrever. O jeito é viajar pessoalmente para conferir de perto todo esse charme.

Os roteiros também contam com outros destaques, como as lagoas (não é à toa que é chamada de Região dos Lagos) e os moinhos de vento, muito frequentes por lá. Você sente a magia do lugar quando encontra no caminho os primeiros moinhos.

Quando ir
Mergulho na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

A melhor época para visitar a Região dos Lagos é muito pessoal. O clima da região é tropical, com temperatura média anual variando em torno de 23º C.

O verão é ideal para quem curte o agito. Nessa época, o movimento nas praias fica intenso. O Réveillon e o Carnaval são os períodos mais concorridos. Mas se quiser fugir do agito, escolha entre os meses de outubro, novembro, março e abril.

As cidades da Região dos Lagos são: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O que fazer
Esportes náuticos na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro abriga lindas praias e lagoas, uma após a outra. É um roteiro perfeito para quem curte sol, mar, vento, esportes náuticos, pessoas bonitas e boa gastronomia.

Também conhecida como Costa do Sol, é totalmente ensolarada durante dez meses do ano. Entre praias tranquilas ou mais agitadas, você vai encontrar uma que se adapte ao seu estilo.

Vale a pena conferir o belo mar da região. Em atividades de mergulho você conhece a rica vida marinha que atrai tantos mergulhadores.

Onde ficar
Hospedagem na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

A hospedagem na Região dos Lagos está dividida entre as cidades que fazem parte do roteiro.

Búzios é ideal para quem gosta de sofisticação e badalação. É também onde a hospedagem é mais cara. Cabo Frio é o melhor ponto de partida para as demais cidades da região. Possui ótimas alternativas de lazer e um bom agito.

Arraial do Cabo é uma cidade tranquila, onde estão as melhores alternativas de mergulho. Possui bons hotéis e pousadas. Em Araruama você encontra sossego, esportes náuticos e uma ótima hospedagem.

Como chegar
Barcos em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos

A melhor forma de chegar à Região dos Lagos é viajar de avião até o Rio de Janeiro, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto você pega um ônibus da Viação Real (frescão) até a Rodoviária Novo Rio. De lá partem ônibus para Araruama (122 km), Arraial do Cabo (170 km), Búzios (182 km) e Cabo Frio (156 km). As pousadas e hotéis oferecem serviços de traslado direto do aeroporto.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação 1001 parte de várias cidades do Brasil.

O que comer
Culinária típica da Região dos Lagos: peixes e frutos do mar

A culinária da Região dos Lagos tem origem em sua principal característica geográfica: o vasto litoral. A boa mesa é um dos pontos fortes neste paraíso do mar.

Nos restaurantes, você encontra pratos típicos como a caldeirada de frutos do mar, o peixe com banana e outras receitas à base dos produtos do mar. Sem contar nos restaurantes da cozinha internacional como a francesa, a italiana, a japonesa, a tailandesa.

E o bom gosto não pára por aí! Búzios oferece uma gastronomia sofisticada, enquanto Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio têm restaurantes de qualidade.

Roteiro ou excursão?
Orla Bardot na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para a Região dos Lagos. Este guia fornece à você ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus