Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Região dos Lagos - Rio de Janeiro

Guia de viagem da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
Sol, mar, vento e esportes náuticos

A Região dos Lagos é um dos destinos preferidos pelos cariocas nos feriados. Seu mar de azul intenso e as dunas de areias branquinhas completam o cenário paradisíaco.

Nessa bela região do Rio de Janeiro você encontra praias de todos os tipos. Uma mais linda que a outra. Enquanto umas são de mar aberto, outras ficam em pequenas enseadas. De qualquer forma, a beleza é incrível. Basta estar na região para se encantar.

As lagoas também são comuns no lugar. Não é à toa que a chamam de Região dos Lagos. Outra marca registrada são os moinhos de vento. Você sente a magia do lugar quando encontra no caminho os primeiros moinhos.

Quando ir
Mergulho na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

A melhor época para visitar a Região dos Lagos é muito pessoal. O clima da região é tropical, com temperatura média anual variando em torno de 23º C.

O verão é ideal para quem curte o agito. Nessa época, o movimento nas praias fica intenso. O Réveillon e o Carnaval são os períodos mais concorridos. Mas se quiser fugir do agito, escolha entre os meses de outubro, novembro, março e abril.

As cidades da Região dos Lagos são: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O que fazer
Esportes náuticos na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro abriga lindas praias e lagoas, uma após a outra. É um roteiro perfeito para quem curte sol, mar, vento, esportes náuticos, pessoas bonitas e boa gastronomia.

Também conhecida como Costa do Sol, é totalmente ensolarada durante dez meses do ano. Entre praias tranquilas ou mais agitadas, você vai encontrar uma que se adapte ao seu estilo.

Vale a pena conferir o belo mar da região. Em atividades de mergulho você conhece a rica vida marinha que atrai tantos mergulhadores.

Ver atrativos »

Onde ficar
Hospedagem na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

A hospedagem na Região dos Lagos está dividida entre as cidades que fazem parte do roteiro.

Búzios é ideal para quem gosta de sofisticação e badalação. É também onde a hospedagem é mais cara. Cabo Frio é o melhor ponto de partida para as demais cidades da região. Possui ótimas alternativas de lazer e um bom agito.

Já Arraial do Cabo é uma cidade tranquila, onde estão as melhores alternativas de mergulho. Possui bons hotéis e pousadas. Em Araruama você encontra sossego, esportes náuticos e uma ótima hospedagem.

Como chegar
Barcos em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos

A melhor forma de chegar à Região dos Lagos é viajar de avião até o Rio de Janeiro, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto você pega um ônibus da Viação Real (frescão) até a Rodoviária Novo Rio. De lá partem ônibus para Araruama (122 km), Arraial do Cabo (170 km), Búzios (182 km) e Cabo Frio (156 km). As pousadas e hotéis oferecem serviços de traslado direto do aeroporto.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação 1001 parte de várias cidades do Brasil.

O que comer
Culinária típica da Região dos Lagos: peixes e frutos do mar

A culinária da Região dos Lagos é originada de sua principal característica geográfica: o imenso litoral. A boa mesa é um ponto forte nesse paraíso do mar.

Nos restaurantes você encontra pratos típicos como o peixe com banana, a caldeirada de frutos do mar, entre outros. Há restaurantes da cozinha internacional como a francesa, a italiana, a japonesa, a tailandesa.

E o bom gosto não para por aí! Búzios tem uma gastronomia sofisticada, enquanto Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio oferecem restaurantes de excelente qualidade. Bons pratos é que não faltam!

Como viajar
Orla Bardot na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Existem diferentes maneiras de viajar à Região dos Lagos. Mas isso vai depender muito do seu estilo.

Se prefere fazer os passeios no seu ritmo, a alternativa é viajar de forma independente. Nesse caso, você só precisa ficar atento às dicas e informações disponibilizadas no site. Assim, você pode planejar sua própria viagem.

Outra opção é procurar uma agência de viagem e comprar um pacote para a Região dos Lagos. Os preços costumam variar de acordo com a quantidade de dias e os locais que desejar visitar. Os pacotes de viagem oferecem menor flexibilidade.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus