Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Recife - Pernambuco

Pontos turísticos de Recife, em Pernambuco

Pontos turísticos de Recife

Capital de Pernambuco, Recife está repleta de atrativos culturais e históricos que podem ser observados através de seus imponentes conjuntos arquitetônicos. Com uma riqueza histórica ímpar, a cidade abriga numerosos casarios, igrejas, museus e fortes que preservam parte da história do estado. A Veneza Brasileira, como ela é conhecida, é cortada por rios e canais com dezenas de pontes interligando os diversos bairros do município. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Recife.

Pátio de São Pedro

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Pátio de São Pedro constitui a síntese cultural e artística da cidade de Recife. Apresentando um magnífico conjunto arquitetônico, o pátio é dominado pela imponente Catedral de São Pedro dos Clérigos, e cercado por belas casas em estilo colonial - um dos poucos pátios onde a igreja e o antigo casario ainda se mantém preservados no meio do centro urbano. Seu calçamento é formado por pedras irregulares datadas do século XIX, com um gradil de ferro que delimita o átrio da igreja; os corredores e as ruas ao redor parecem se fechar em torno da imensa catedral. O Pátio de São Pedro também é cercado por bares e restaurantes, além de ser o local onde ocorrem eventos musicais e culturais da cidade.

Capela Dourada

Expressão máxima do barroco em Recife, a Capela Dourada recebeu a contribuição de renomados artistas, que a transformaram no maior símbolo de arte sacra barroca. Considerada a terceira capela brasileira com a maior quantidade de ouro, a Capela Dourada está recoberta por cerca de 100 quilos de ouro, cujas talhas de cedro são cobertas por finas lâminas de ouro de 22 quilates; seja no altar, nas paredes ou no forro, o ouro está presente em cada centímetro do seu interior - daí o seu nome. A Capela Dourada faz parte do belíssimo conjunto arquitetônico composto pelo Convento Franciscano, pelo Museu de Arte Sacra e a Igreja de Santo Antônio, considerada a igreja mais antiga do Brasil.

Rua da Aurora

Considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, a Rua da Aurora apresenta um impressionante conjunto arquitetônico, que reúne coloridos sobrados do século XIX em um cenário que remete à belíssima cidade de Veneza, na Itália. Situada às margens do rio Capibaribe, a rua é rica em história, abrigando antigos prédios, fábricas e cinema, cujos edifícios já foram considerados de extrema importância para a cidade. A Rua da Aurora ganhou esse nome devido aos edifícios voltados para a direção Leste, de onde surgem os primeiros raios do sol.

Instituto Ricardo Brennand

Sediado num complexo arquitetônico no estilo medieval, o Instituto Ricardo Brennand teve a sua construção inspirada em um castelo medieval no estilo Tudor da Inglaterra. Com seu imponente complexo, o instituto é composto por museu, pinacoteca e biblioteca, cercados por um amplo parque com lagos artificiais e esculturas. No seu interior estão guardadas belíssimas tapeçarias, móveis, pinturas, relevos de brasões, além de um vasto acervo que reúne armaduras da Europa Medieval, armas brancas - facas e canivetes -, bem como a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês.

Parque das Esculturas

Inusitada atração turística de Recife, o Parque das Esculturas é um espaço ao ar livre onde ficam expostas esculturas do renomado artista plástico Francisco Brennand. Localizado em frente ao Marco Zero da cidade, num paredão de recifes, o parque exibe esculturas em bronze, cerâmica e argila, representando ovos, tartarugas, pelicanos, entre outras. Seu maior destaque é a escultura conhecida como Coluna de Cristal, com 32 metros de altura, inspirada numa flor descoberta pelo famoso paisagista Burle Marx. Para acessar o Parque das Esculturas há pequenas embarcações saindo do marco zero até o parque.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Importante espaço cultural da cidade, a Embaixada dos Bonecos Gigantes foi criada com o objetivo de manter expostos durante o ano inteiro, os ícones do Carnaval pernambucano. Com um acervo homenageando grandes personalidades, a exposição materializa ícones como Jô Soares, Alceu Valença, Chacrinha, Lampião, Michael Jackson, entre outros bonecos, que são substituídos periodicamente. Aos sábados é realizado um cortejo dos bonecos, que saem às ruas acompanhados de maracatus, caboclos de dança, blocos líricos e outras típicas manifestações culturais. A Embaixada dos Bonecos Gigantes apresenta uma bela cenografia, além de contar com uma pequena loja de souvenirs.

Forte das Cinco Pontas

Última construção holandesa edificada em Recife, o Forte das Cinco Pontas é considerado um dos monumentos mais representativos da arquitetura colonial, apresentado um inusitado formato de estrela. Erguido em 1630, o forte foi construído para garantir o suprimento de água potável à população local, devido à sua proximidade com as cacimbas de água, além de impedir a aproximação dos navios inimigos. Atualmente, é conhecido como São Tiago das Cinco Pontas e abriga o Museu da Cidade, que oferece exposições de fragmentos arqueológicos, reproduções de mapas, pinturas, fotos e documentos referentes à Recife.

Praia de Boa Viagem

Considerada a praia urbana mais famosa de Recife, a Praia de Boa Viagem é também a mais badalada. Com águas verdes, areias claras e belos coqueiros, é protegida por uma barreira de recifes naturais (de onde surgiu o nome da cidade). Por esta característica, nos períodos de maré baixa formam-se na praia pequenas piscinas naturais, além da possibilidade de andar sobre os recifes, que são formações rochosas relativamente planas e largas. A Praia de Boa Viagem possui excelente infra-estrutura, abrigando um extenso calçadão, ciclovia, quiosques e equipamentos de ginástica. As autoridades recomendam não nadar além dos recifes, para evitar ataques de tubarões, que já ocorreram no local.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus