Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Praias desertas brasileiras

Paisagem de praia paradisíaca

Por Ana Golfetto Masella

O Brasil é considerado o país com a maior costa tropical do mundo. Não é à toa que abriga um litoral rico em praias intocadas, rústicas e paradisíacas.

As praias desertas brasileiras são um verdadeiro recanto de beleza e tranquilidade. Perfeitas para quem quer relaxar e fugir do burburinho das praias comuns. Sem contar que oferecem o privilégio de você contemplar paisagens naturais incríveis.

A seguir, confira as dicas que o Pacote Fácil reuniu das 10 praias desertas mais deslumbrantes do Brasil localizadas em diferentes estados.

Praia do Bonete

A Praia do Bonete é considerada uma das mais bonitas de Ilhabela. Com natureza exuberante, está localizada em área de preservação ambiental.

Por seu isolamento geográfico a praia contribuiu para conservar a autêntica cultura caiçara. Uma comunidade acolhedora que ainda emprega a antiga técnica de esculpir canoas em troncos de árvores.

Acesso: por barco ou trilha de quinze quilômetros em meio à mata atlântica

Estado: São Paulo

Praia de Lopes Mendes

Uma das praias mais lindas de todo o litoral brasileiro, esse pedaço do Éden possui águas transparentes e cristalinas que variam entre tons verdes a azulados.

A Lopes Mendes é uma praia oceânica de visual selvagem, em um espaço que acolhe abricós, amendoeiras e um riacho de águas doces que deságua no mar. É um ponto paradisíaco de Ilha Grande, cercada pelo deslumbrante mar de Angra dos Reis.

Acesso: por barco ou helicóptero

Estado: Rio de Janeiro

Praia do Riacho Doce

A Praia do Riacho Doce é uma praia muito charmosa e já foi eleita a segunda praia deserta mais bela do país.

Esse paraíso de aspecto selvagem obteve o seu nome de um pequeno riacho de água doce e escura, que escorre por entre as dunas até chegar no mar.

A praia está localizada em área preservada do Parque Estadual de Itaúnas, na divisa com a Bahia.

Acesso: por barco ou trilha monitorada

Estado: Espírito Santo

Praia Deserta

A Praia Deserta possui uma grande extensão que abriga 38 km de praias virgens. Suas areias durinhas convidam à deliciosas caminhadas e pedaladas pela extensa faixa litorânea.

A região apresenta uma beleza exuberante onde, de um lado você observa a imensidão do mar e, do outro, o incrível visual das montanhas da Serra do Mar.

A praia faz parte do Parque Nacional do Superagui.

Acesso: apenas por barco

Estado: Paraná

Praia do Siríaco

Essa é uma das menores praias e mais escondidas na região de Itacaré. Fica localizada numa pequena baía onde águas límpidas, areias claras, pedras imensas e a vegetação nativa a tornam um verdadeiro recanto do sossego.

A Praia do Siríaco tem esse nome devido aos morcegos que habitavam uma pequena caverna no local. Os nativos os chamavam de ciróacos. Mas atenção: a caverna só é visível na maré baixa.

Acesso: por barco ou trilha de 1,5 km na mata

Estado: Bahia

Paisagem de praia de águas claras

Praia de Tambaba

A Praia de Tambaba apresenta um conjunto que contempla praia, piscinas naturais, vegetação agreste e imensas falésias ocres, com águas mornas e cristalinas que vão de tonalidades azuis a esverdeadas. Essa é uma das praias oficiais de naturismo no Brasil.

Segundo a lenda, Tambaba era uma linda índia que tinha um amor proibido. Por isso, ela suplicou aos deuses que eternizassem o lugar como um templo de amor e vida.

Acesso: por uma estrada pavimentada de 10 km

Estado: Paraíba

Praia de Galinhos

Galinhos é uma das praias mais intocadas e genuínas do litoral brasileiro. Possui um acesso difícil, situando-se numa península entre o mar e um rio onde as águas são quentes e a areia fina.

Na Praia de Galinhos você encontra um farol que domina a maior parte do cenário e salinas naturais formando verdadeiras pirâmides, além de uma pacata vila de pescadores.

Acesso: com veículo 4x4 ou bugue (dirigido por um guia especializado), passando por imensas dunas móveis

Estado: Rio Grande do Norte

Lagoinha do Leste

A Praia da Lagoinha do Leste é formada por um conjunto natural fascinante, reunindo diferentes elementos num único cenário: praia, lagoa, cachoeira, pedras, costões, morros e vegetação nativa.

Ela é banhada por uma lagoa que dá o nome ao lugar, a Lagoinha do Leste. Não é à toa que tamanha diversidade foi preservada através do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, situado na cidade de Florianópolis.

Acesso: por barco ou trilha de mais de dois quilômetros em meio à mata nativa

Estado: Santa Catarina

Praia de Carro Quebrado

A Praia de Carro Quebrado é reconhecida como uma das praias mais bonitas do país. Possui um aspecto selvagem, onde águas esverdeadas e areias claras se harmonizam ao verde dos coqueiros e às falésias multicoloridas. Seu visual é realmente incrível!

Segundo contam, um carro teria atolado na estrada que dá acesso à praia sendo totalmente corroído durante a maré alta. Essa é uma das prováveis origens do nome Carro Quebrado.

Acesso: por estrada de terra percorrida com veículo 4x4, bugue, bicicleta ou à pé

Estado: Alagoas

Barra dos Remédios

Essa é uma praia lindamente deserta e diferente das outras praias da região. Seu belo cenário é dominado por dunas gigantescas, mangues e uma lagoa de águas verdes e cristalinas formada pela foz do rio dos Remédios.

Dizem que a Praia de Barra dos Remédios é a cura para muitos males. Um cenário encantador cercado pela natureza exuberante e dunas móveis que podem se tornar verdadeiros labirintos.

Acesso: com veículo 4x4 e bugue (dirigido por um guia especializado), passando por 16 km de dunas móveis

Estado: Ceará

Veja também: