Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de Porto Alegre

Capital do Rio Grande do Sul, a metrópole de Porto Alegre é ao mesmo tempo cosmopolita e provinciana. Com intensa atividade cultural, a cidade apresenta um patrimônio histórico bastante significativo com edificações centenárias e diversos museus, além de ricas tradições folclóricas. Porto Alegre é também uma das cidades mais arborizadas e politizadas do país. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Porto Alegre.

Catedral Metropolitana

Considerada um dos monumentos mais espetaculares do Rio Grande do Sul, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre apresenta um estilo renascentista projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Giovenale. Conhecida como Igreja Matriz, possui uma cúpula que está dentre as maiores do mundo, medindo cerca de 74 metros de altura, que a torna uma marca registrada da capital e um de seus cartões-postais. A Catedral Metropolitana abriga três belos mosaicos em sua fachada, produzidos nas próprias oficinas do Vaticano, na Itália.

Memorial do Rio Grande do Sul

Importante centro de informação e divulgação da história do estado, o Memorial do Rio Grande do Sul foi criado com o objetivo de preservar a memória da cultura gaúcha. Com influências do estilo barroco-germânico, apresenta torres com cúpulas em bronze semelhantes à capacetes do exército prussiano. O edifício abriga auditório, espaços para exposições temporárias, sala de múltiplos usos e um acervo permanente do herói Giuseppe Garibaldi e sua esposta Anita. O espaço ainda conta com livraria, restaurante e uma aconchegante cafeteria.

Usina do Gasômetro

Conhecida atualmente como um dos mais importantes centros culturais do estado, a Usina do Gasômetro foi uma antiga usina brasileira de geração de energia em Porto Alegre. Com seu magnífico complexo arquitetônico, a antiga usina foi tombada e transformada em centro cultural, onde ocorrem as mais diversas manifestações culturais e artísticas da cidade, como apresentações de dança, peças de teatro, exposições de pinturas, entre outras; o local conta ainda com cinema, restaurante e bar. A Usina do Gasômetro é considerada um dos pontos mais tradicionais da cidade para quem deseja apreciar o pôr-do-sol.

Lago Guaíba

Considerado um dos principais atrativos turísticos de Porto Alegre, o Lago Guaíba é um grande lago ligado histórica e culturalmente à cidade. Com uma rica biodiversidade, seu ecossistema abriga numerosas espécies vegetais e animais da região. O Guaíba foi considerado um rio durante a maior parte de sua existência, mas estudos realizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul o classificaram como um grande lago. Em sua orla encontram-se importantes pontos de referência de Porto Alegre, como a Usina do Gasômetro, o Cais do Porto e a Avenida Beira-Rio, muito utilizada por esportistas.

Jardim Botânico

Considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil, o Jardim Botânico de Porto Alegre é também um dos mais completos do país, apresentando uma magnífica coleção de plantas. Aberto ao público em 1958, o Jardim Botânico abriga coleções de palmeiras, coníferas, liláceas, entre outras belas espécies. O local conta ainda com banco de sementes, viveiro de plantas nativas e de espécies medicinais, e o Museu de Ciências Naturais; no viveiro é possível adquirir árvores ornamentais e frutíferas. Há também trilhas ecológicas para quem deseja observar as áreas de conservação da flora nativa.

Parque Farroupilha

Conhecido como o parque mais antigo da cidade, o Parque Farroupilha é considerado um dos maiores parques urbanos da América do Sul. Chamado popularmente de Parque da Redenção, o parque é um verdadeiro ponto de encontro para passeios, esportes e demais atividades ao ar livre. O Redenção abriga inúmeros monumentos, com destaque para a Fonte Luminosa, produzida em Nova Iorque, e o Monumento ao Expedicionário, representando um duplo Arco do Triunfo, em homenagem aos pracinhas da Segunda Grande Guerra. O Parque Farroupilha conta também com pistas de cooper e caminhada, ciclovia, quadras esportivas, orquidário, mini-zoológico, recantos, lago e uma cafeteria.

Parque Moinhos de Vento

Um dos mais frequentados parques da cidade, o Parque Moinhos de Vento apresenta uma extensa área com infra-estrutura esportiva e de lazer. Mais conhecido como Parcão, o parque abriga moinhos que outrora foram utilizados para transformar o trigo em farinha - daí o seu nome. Sua ampla área propicia um contato direto com a natureza, além de oferecer espaços para a prática de esportes, com pistas de cooper e caminhada, campo de futebol, quadras de tênis, aparelhos para ginástica e pista de patinação. No local há uma bonita réplica de um moinho de vento açoriano, com lago artificial e uma pequena cascata onde vivem peixes, tartarugas e marrecos.

Balneário Ipanema

Grande atração turística de Porto Alegre, o Balneário Ipanema está localizado às margens do lago Guaíba, sendo considerado um famoso ponto de encontro dos gaúchos. Conhecido também como Calçadão, conta com uma larga calçada arborizada, ciclovia, áreas para prática de esportes, bancos para descanso e espaços para churrasco. O balneário tem uma extensão de cerca de 1,2 quilômetro e abriga bares e restaurantes, além de ser um lugar que permite acompanhar os campeonatos esportivos de vela e windsurf que ocorrem por ali. Seu nome foi inspirado num dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, o bairro de Ipanema.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus