Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Petar - São Paulo

Guia de viagem do Petar, em São Paulo
Aventura no Parque das Cavernas!

O Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um parque do estado de São Paulo que abriga mais de 300 cavernas em meio a uma grande proporção de mata atlântica preservada no Brasil. É um destino ideal para os amantes do ecoturismo e aventura.

Nessa imensidão de vales e montanhas, você vai se encantar com as trilhas, grutas e cachoeiras que o lugar oferece. Ao visitar o interior das cavernas, você observa uma infinidade de espeleotemas, ou seja, curiosas formações rochosas que apresentam os mais variados formatos. São verdadeiras esculturas criadas pela natureza!

O magnífico roteiro paulista também conta com outros atrativos, como o centro histórico de Iporanga (uma das portas de entrada do parque), os sítios arqueológicos, as comunidades quilombolas descendentes de escravos negros e o artesanato típico.

Quando ir
Rios no Petar, em São Paulo

A melhor época para visitar o Petar é muito pessoal. O clima da região é tropical úmido, com temperatura média anual variando em torno de 20º C.

Como chove menos entre os meses de abril a novembro, é o período mais indicado para visitar o parque. Não apenas porque as trilhas estão secas, mas porque algumas cavernas ficam interditadas nas épocas de chuva. Entretanto, o clima é mais estável e a umidade relativa do ar mais alta no interior das cavernas.

O Petar está situado entre as cidades de Apiaí e Iporanga (sua porta de entrada).

O que fazer
Artesanato do Petar, em São Paulo

O Petar é um parque que reúne uma grande quantidade de grutas.

No caminho, você se depara com cavernas e grutas de todos os tipos e tamanhos. São cavernas com imensos salões, espeleotemas de diversos formatos e algumas que abrigam até rios e lagos subterrâneos.

Para chegar às cavernas é preciso percorrer trilhas com distâncias e níveis diferentes. Além do trekking, o roteiro conta com atividades de aventura como o rapel, o cascading, entre outras. É uma adrenalina e tanto!

Onde ficar
Hospedagem no Petar, em São Paulo

Iporanga é a cidade base para quem quer conhecer e se aventurar no Petar.

A hospedagem em Iporanga conta com hotéis e pousadas bastante diversificados. A grande maioria oferece fartos cafés da manhã, já que seus hóspedes passam o dia inteiro nas trilhas e cavernas do parque, voltando apenas para descansar e repor energias. Para quem deseja algo mais acessível, a cidade fornece campings com luz elétrica e banheiros.

Uma outra alternativa é se hospedar na cidade de Apiaí, um pouco mais distante do parque e onde predominam os hotéis de pequeno porte.

Como chegar
Montanhas do Petar, em São Paulo

A melhor forma de chegar ao Petar é viajar de avião até São Paulo, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Guarulhos (GRU) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto você aluga um carro ou pega um ônibus da linha executiva Airport Bus Service até a Rodoviária da Barra Funda. De lá partem ônibus da Viação Transpen para Iporanga (323 km).

Para quem já está na capital paulista, basta acessar a Rodovia Régis Bittencourt [BR-116], a SP-193 em Jacupiranga e a SP-165 no trevo da Caverna do Diabo.

O que comer
Culinária típica do Petar, em São Paulo

A culinária da região do Petar sofreu uma grande influência das cozinhas indígena e quilombola, além de ser incrementada pelo sabor marcante dos temperos.

Nos restaurantes, você encontra receitas típicas como o cuscuz e os pratos à base das carnes e peixes preparados no fogão à lenha e servidos em panelas de ferro. Sem contar nas delícias feitas com o milho e palmito juçara. Os curais e doces caseiros estão dentre as sobremesas preferidas.

Os derivados da banana complementam a variedade gastronômica. E claro, não pode faltar aquele café fresquinho bem caipira!

Roteiro ou excursão?
Cavernas do Petar, em São Paulo

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para o Petar. Este guia fornece à você diversas ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus