Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Passeio no Vale dos Vinhedos

Paisagem no Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Por Ana Golfetto Masella

Circuito do Vinho

A sugestão é que você visite as vinícolas e adegas do Vale dos Vinhedos. A região é a maior produtora de vinhos do país, oferecendo um agradável roteiro para quem quer degustar vinhos e relaxar em meio às lindas paisagens de parreirais.

Ao longo de um circuito de 50 km você encontra mais de trinta vinícolas diferentes. A Miolo é uma das grandes produtoras de vinhos finos do vale. A fábrica permite visitar os vinhedos, as caves e proporciona degustações orientadas por enólogos. A vinícola também conta com um luxuoso Spa do Vinho e centro de vinoterapia, onde é possível contratar um dia inteirinho de atividades relaxantes e revitalizantes.

A Cave de Pedra é uma vinícola inusitada, cuja construção é uma réplica de um castelo medieval. Você pode visitar suas caves, participar de degustações e tirar belas fotos. Já a Casa Valduga é a pioneira no enoturismo, abrigando um complexo enoturístico onde funcionam pousadas e restaurantes. Vale a pena passar um final de semana imerso neste lugar.

O vale ainda oferece outras vinícolas interessantes como a Dom Cândido e a Vinícola Cordelier. As opções são tantas que fica impossível degustar as bebidas num só dia!

O Vale dos Vinhedos é um ótimo passeio bate-volta a partir de Porto Alegre e arredores.

O que fazer

O Vale dos Vinhedos oferece diversos estilos de programas.

Cultura: ao longo do trajeto você contempla mais de vinte capitéis e cinco pequenas igrejas. O Memorial do Vinho é um bom lugar para quem quer conhecer a história do vinho e seu acervo da época da colonização italiana.

Compras: no caminho você encontra lojas de artesanatos, artes e produtos coloniais. A dica é visitar a Biscotteria Itallinni (com biscoitos maravilhosos!), o Atelier Postal, o Atelier Refúgio da Colina, o Artesanato do Vale, o Antiquário e a Queijaria Valbrenta.

Gastronomia: os amantes da boa mesa vão adorar o roteiro gastronômico, que conta com restaurantes de cozinha italiana e seus cardápios tradicionais ou coloniais, além dos restaurantes das próprias vinícolas. O Restaurante Sbornea's é ideal para saborear uma comida colonial, com ambiente tipicamente decorado, música e dança italianas. O Giordani Café da Colônia e o Café Vallontano são alternativas para provar o delicioso café do vale.

Cicloturismo: o circuito é um bom roteiro para quem gosta de pedalar. Entre uma vinícola e outra você respira o ar puro das montanhas e aprecia a exuberante paisagem.

Como chegar

O principal caminho de acesso é pela Rodovia BR-116, RS-240, RS-122, RS-446, RS-470 e RS-444 (que já é o Vale dos Vinhedos). De Porto Alegre ao Vale dos Vinhedos são cerca de 126 quilômetros.

Não quer viajar sozinho(a)?

Recomendamos o grupo Amigo Viajante do Facebook para quem procura uma companhia que possa combinar viagens e passeios juntos. Você pode fazer amizades e trocar muitas ideias sobre viagens, passeios e excursões acessando agora: Amigo Viajante.

Veja também: