Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Passeio em Ilhabela

Praia do Jabaquara em Ilhabela, São Paulo

Por Ana Golfetto Masella

Circuito de Praias

A sugestão é que você visite as praias de Ilhabela. A região oferece um impressionante conjunto de praias com águas cristalinas e tons que variam de azuis a esverdeados.

O centro da ilha apresenta praias de aspecto mais urbano como as praias do Pequeá e Saco da Capela. Na costa norte você encontra a Praia da Armação, considerada a preferida pelos praticantes dos esportes náuticos. No extremo norte está a tranquila Praia do Jabaquara, que pode ser alcançada pelo mar ou por uma rústica estrada de terra.

Já a costa sul abriga praias de mar aberto, onde estão as paradisíacas Castelhanos e Bonete. Ambas as praias isoladas e com acesso feito pelo mar ou por trilhas em meio à Mata Atlântica. Se você quer agito e badalação, o Praia do Curral é o local perfeito.

Ilhabela é um ótimo passeio bate-volta a partir de São Paulo e arredores.

O que fazer

Ilhabela oferece diversos estilos de programas.

Natureza: quem curte o contato com a natureza pode caminhar nas trilhas do Parque Estadual de Ilhabela. A Trilha da Água Branca e o Pico do Baepi oferecem paisagens exuberantes e cachoeiras para quem quer aproveitar um refrescante mergulho.

Esportes: as atividades esportivas são requisitadas por toda a ilha, onde você pode praticar o rapel, escalada, trekking, mergulho, windsurf e, principalmente, a vela. Não é por menos que Ilhabela é conhecida como a Capital Nacional da Vela, sediando diversos eventos.

Cultura: a dica é conhecer o Museu Náutico de Ilhabela, no bairro do Perequê. No centro da cidade, conhecido como vila, você visita a Igreja Matriz, a antiga Cadeia e Fórum e os canhões de batalha. Há também as lojas de artesanatos feitos nas comunidades caiçaras da ilha.

Como chegar

O principal caminho de acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e Rodovia dos Tamoios (SP-099). De São Paulo à Ilhabela são cerca de 208 quilômetros.

Não quer viajar sozinho(a)?

Recomendamos o grupo Amigo Viajante do Facebook para quem procura uma companhia que possa combinar viagens e passeios juntos. Você pode fazer amizades e trocar muitas ideias sobre viagens, passeios e excursões acessando agora: Amigo Viajante.

Veja também: