Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Passeio em Gramado

Bombons de chocolate artesanal

Por Ana Golfetto Masella

Circuito do Chocolate

A sugestão é que você visite as lojas e fábricas de chocolates em Gramado. A cidade é considerada um reduto nacional do chocolate caseiro, onde você pode saborear barras, bombons, trufas e um dos melhores chocolates quentes do país.

No centro de Gramado concentram-se as grandes lojas de chocolates. A Chocolate Lugano, a Chocolate do Parke, a Chocolate Gramadense e a Chocolate Prawer são algumas delas. Aliás, nesta última você pode provar o melhor chocolate quente com marshmallow da sua vida!

Já as fábricas estão mais espalhadas pela cidade. A Chocolate Planalto é considerada o símbolo do chocolate caseiro em Gramado. Ela oferece um espaço temático para o visitante ficar a vontade e fazer pequenas degustações. A Caracol Chocolates possui fábrica própria e um espaço temático conhecido como "O Reino do Chocolate". No lugar é possível conhecer a história do chocolate de forma lúdica e degustar suas delícias. A Chocolataria Gramado também é uma ótima opção de fábrica para você conhecer.

Gramado é um ótimo passeio bate-volta a partir de Porto Alegre e arredores.

O que fazer

Gramado oferece diversos estilos de programas.

Cultura: as atrações culturais estão em diversos pontos da cidade. Os dois pórticos de entrada de Gramado, a Igreja São Pedro, a Rua Coberta, a Praça Major Nicoletti, o Centro Municipal de Cultura, a Casa do Colono, o Museu Medieval e a Mina são algumas delas. O Festival de Cinema de Gramado é considerado um dos maiores eventos culturais do país.

Compras: você vai encontrar produtos de todos os tipos: vestuários, acessórios, malhas, artesanatos, artes, produtos coloniais, vinhos. A Casa São Pedro é o principal comércio de artes. O Artesanato Noel Gramado e o Cristais de Gramado são bons locais para compras.

Gastronomia: os amantes da boa mesa encontram as mais variadas cozinhas do mundo, com restaurantes de caças nobres, churrascarias, galeterias, bistrôs, cafeterias e cafés coloniais.

Natureza: o Belvedere do Vale do Quilombo é um dos melhores mirantes para você observar a paisagem da região. Já o Lago Negro possui uma beleza natural exuberante, rodeado por seus arbustos cheios de hortênsias e um agradável espaço para contemplação.

Como chegar

O principal caminho de acesso é pela Rodovia BR-116 e RS-235. De Porto Alegre à Gramado são cerca de 122 quilômetros.

Não quer viajar sozinho(a)?

Recomendamos o grupo Amigo Viajante do Facebook para quem procura uma companhia que possa combinar viagens e passeios juntos. Você pode fazer amizades e trocar muitas ideias sobre viagens, passeios e excursões acessando agora: Amigo Viajante.

Veja também: