Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Passeio em Garibaldi

Taças de espumantes

Por Ana Golfetto Masella

Rota dos Espumantes

A sugestão é que você visite as vinícolas e demais atrações da Rota dos Espumantes em Garibaldi. A cidade é a maior produtora de espumantes do país. Não é à toa que muitas de suas bebidas já foram premiadas internacionalmente.

A Chandon é uma das marcas mais renomadas do roteiro. A visita à vinícola inclui um tour guiado por enólogos e a degustação de bebidas. Você vai conhecer os métodos charmat e o champenoise, ambos processos utilizados na elaboração dos espumantes.

A rota também conta com outras vinícolas de renome como a Peterlongo, a Courmayeur, a Adolfo Lona e a Cooperativa Vinícola Garibaldi. Todas oferecem visitas guiadas e a degustação de bebidas. Em suas adegas, você pode comprar os mais diferentes produtos. A grande dúvida é: o que levar, uma vez que os tipos de bebidas são tão variados?

Garibaldi é um ótimo passeio bate-volta a partir de Porto Alegre e arredores.

O que fazer

Garibaldi oferece diversos estilos de programas.

Enoturismo: a Rota das Cantinas é um roteiro de enoturismo em que você visita as vinícolas de famílias da região. Durante o passeio é possível conhecer os vinhedos, a produção artesanal, degustar os vinhos e ainda se deliciar com uma gastronomia bem típica.

Cultura: a Rota Passadas é um tour guiado que passa por mais de trinta casarões típicos do início do século XX. No centro histórico você conhece o Museu Garibaldi, o herói italiano cujo nome homenageia a cidade.

Turismo rural: no roteiro conhecido como Estrada do Sabor você se esbalda com os produtos fabricados nas pequenas propriedades familiares. São vinhos, pães, queijos, embutidos e produtos ecológicos que podem ser degustados durante a visitação. Algumas das propriedades servem refeições feitas com antigas receitas de família.

Rota religiosa: o roteiro conta com importantes construções religiosas e culturais como a Igreja Matriz São Pedro, a Ermida Nossa Senhora de Fátima, o Convento das Irmãs de São José, o Convento São Francisco de Assis Capuchinhos e o Museu e Arquivo Histórico Municipal.

Como chegar

O principal caminho de acesso é pela Rodovia BR-116, RS-240, RS-122, RS-446 e RS-470. De Porto Alegre à Garibaldi são cerca de 113 quilômetros.

Não quer viajar sozinho(a)?

Recomendamos o grupo Amigo Viajante do Facebook para quem procura uma companhia que possa combinar viagens e passeios juntos. Você pode fazer amizades e trocar muitas ideias sobre viagens, passeios e excursões acessando agora: Amigo Viajante.

Veja também: