Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Passeio em Canela

Natureza em Canela, Rio Grande do Sul

Por Ana Golfetto Masella

Circuito de Ecoturismo

A sugestão é que você participe de atividades ecoturísticas em Canela. A cidade é conhecida como a Capital Brasileira do Ecoturismo, onde você encontra um dos mais ricos e exuberantes ecossistemas do país.

A natureza vive em harmonia no Parque da Ferradura. Do alto de mirantes é possível observar o imenso Vale da Ferradura cortado pelo rio Caí. O parque abriga várias trilhas, que conduzem você à cachoeiras e paredões. Um aspecto interessante é a interação de pequenos animais silvestres com os visitantes.

O Parque do Caracol é um dos mais frequentados da região. O destaque fica por conta da Cascata do Caracol e seu incrível visual. As alternativas para vislumbrar tamanha beleza são duas: descer (e subir) uma escadaria com 927 degraus ou pegar um elevador panorâmico.

Já o Parque do Pinheiro Grosso possui um atrativo curioso. Um pinheiro com mais de 700 anos considerado um dos mais antigos do mundo. O desafio é abraçar seu imenso tronco. Quem sabe, se estiver com mais de sete pessoas, você consiga.

Canela é um ótimo passeio bate-volta a partir de Porto Alegre e arredores.

O que fazer

Canela oferece diversos estilos de programas.

Esportes: nos parques você encontra uma infinidade de trilhas. O Ecoparque Sperry possui caminhadas ecológicas onde o visitante determina o próprio trajeto, tempo de duração e atrações a visitar. Já o Alpen Park é uma ótima opção para quem quer praticar o arvorismo, tirolesa, escalada e rapel.

Cultura: a Catedral de Pedra é uma das construções mais visitadas de Canela. Outras alternativas culturais são a Casa de Pedra e Casa do Artesão.

Mundo a Vapor: nesse parque temático você encontra máquinas a vapor em tamanho real e miniatura. O museu apresenta o processo de fundição do aço, o funcionamento de uma usina eólica, a menor fábrica de papel do mundo, entre outros. Tudo representando o mundo que um dia foi movido a vapor. Você vai ficar de queixo caído com as miniaturas.

Rota religiosa: o Caminho das Graças é um passeio de sete quilômetros ao longo de um roteiro de fé. No percurso você encontra mais de quarenta capelas com imagens religiosas que mexem com a espiritualidade dos caminhantes.

Como chegar

O principal caminho de acesso é pela Rodovia BR-116 e RS-125. De Porto Alegre à Canela são cerca de 128 quilômetros.

Não quer viajar sozinho(a)?

Recomendamos o grupo Amigo Viajante do Facebook para quem procura uma companhia que possa combinar viagens e passeios juntos. Você pode fazer amizades e trocar muitas ideias sobre viagens, passeios e excursões acessando agora: Amigo Viajante.

Veja também: