Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Páscoa, ovos e coelhos

Coelhinhos e ovos de Páscoa

Por Ana Golfetto Masella

Você conhece o real significado da Páscoa?

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach que significa passagem.

No Hemisfério Sul, a celebração da Páscoa não possui uma data fixa. Ela é comemorada 46 dias após a quarta-feira de cinzas. Já no Hemisfério Norte, a data coincide com a chegada da primavera. É o período em que se festeja o início da colheita de cereais e a chegada da nova estação.

O antigo povo hebreu foi o primeiro povo a celebrar a Páscoa. Seu princípio era a libertação da escravidão e a passagem pelo Mar Vermelho. Os judeus preservaram essa tradição festejando a Páscoa com um forte sentido de libertação.

Já os cristãos celebram a Páscoa em memória à ressurreição de Cristo, após ter sido crucificado. As festividades desse período são as mais importantes do calendário litúrgico cristão, uma vez que simbolizam o principal acontecimento bíblico.

O ovo e o coelho na Páscoa

"Os ovos de chocolate e o coelho da Páscoa são símbolos de antigos rituais pagãos de fertilidade, que aconteciam na Europa e no Oriente Médio durante a primavera. Ambos tornaram-se símbolos oficiais da Páscoa a partir do século XVIII." - Mara Figueira, redatora da revista Ciência Hoje/RJ

Cada povo possui o seu próprio ritual de celebração da Páscoa, que assume diferentes significados. No Egito antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida. Nas festas de primavera, os chineses presenteavam os amigos com ovos desenhados nas cascas. Os egípcios também distribuíam ovos no início da nova estação. A Igreja só adotou o ovo como símbolo oficial da Páscoa a partir do século XVIII, transformando-o em um importante emblema de ressurreição e vida nova.

Em meios à tantos significados, é importante comemorar uma data sabendo o que se celebra. Ao respeitar as raízes e tradições que originaram a Páscoa, seu sentido não se perde. A Páscoa simboliza uma vida nova. Então, que tal aproveitar esse espírito para refletir e viver algo realmente novo?

Veja também: