Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Parque Estadual de Vila Velha

Taça no Parque Estadual de Vila Velha, Paraná

Por Ana Golfetto Masella

Uma imponente cidade de pedras no Paraná

O Parque Estadual de Vila Velha é considerado um dos mais importantes sítios geológicos e centros de turismo ambiental do país.

Esse santuário ecológico está localizado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. O parque apresenta atrações que datam de 340 milhões de ano. Suas formações rochosas remetem a uma cidade medieval, com seus castelos e torres em ruínas.

Vila Velha é composta por três sítios geológicos: os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. São roteiros realizados em trilhas do parque, acompanhados de monitores.

No início do passeio, os visitantes assistem vídeos sobre a história e preservação do Parque Estadual. Os horários de visitas são de quarta à segunda-feira, das 8h00 às 16h00.

Visual impressionante da natureza

Os atrativos do parque impressionam por sua beleza natural e imponência. Dois roteiros são abertos à visitação: o roteiro dos Arenitos e o roteiro das Furnas e Lagoa.

O roteiro dos Arenitos é o destaque de Vila Velha. No caminho, rochas de formas variadas atingem uma altura entre vinte e trinta metros - ou até mais. As formações exóticas sugerem figuras como camelos, garrafas, torres, muralhas de castelos e taças. Aliás, as taças são o símbolo do parque.

Já o roteiro das Furnas e Lagoa é encantador. O percurso apresenta três furnas, ou crateras com paredes verticais cobertas de água, que podem chegar a cem metros de profundidade. As furnas também são conhecidas como Caldeirões do Inferno. A Lagoa Dourada é uma lagoa de águas cristalinas que abriga diversos peixes e adquire uma linda coloração ao entardecer.

O Parque Estadual de Vila Velha é um dos mais novos destinos turísticos brasileiros.

Veja também: