Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Pantanal - MT MS

Pontos turísticos do Pantanal
Pontos Turísticos do Pantanal

Visitar o Pantanal é descobrir um mundo de vida selvagem abundante, onde a diversidade da flora e, principalmente, da fauna impressionam. Todo o seu ambiente natural contribui para que haja uma explosão de cores, sons e movimentos.

Entre passeios por água e terra, o complexo pantaneiro convida você a observar os animais, cujas numerosas espécies incluem mamíferos, répteis, peixes, borboletas e aves exóticas. São bichos e mais bichos! Em períodos do ano, a paisagem muda por completo. Ora é uma planície alagada, ora surgem as baías e pedaços de terra cheios de vida.

Aqui estão alguns dos principais atrativos turísticos do Pantanal.

Observação de Animais
Tuiuiús, observação de animais no Pantanal

A observação de animais é uma verdadeira aventura.

É possível avistar a fauna selvagem de várias formas. No safári fotográfico, você percorre os roteiros em jipes ou caminhonetes parando para observar tamanduás, cervos, ariranhas, jacarés e até onças pintadas. À noite, o passeio passa a se chamar focagem noturna e conta com uma iluminação especial.

Já o birdwatching, ou a observação de pássaros, permite avistar centenas de espécies pantaneiras como as araras-azuis, as garças, os tucanos e tuiuiús (aves símbolo do Pantanal). Os passeios podem ser feitos em barcos ou canoas, conforme a estação.

Parque Nacional
Onça pintada no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é uma área de preservação.

Foi criado com o objetivo de conservar o ecossistema pantaneiro, cuja diversidade contém ricas amostras. São jacarés, capivaras, cervos, ariranhas, onças pintadas e centenas de outras espécies que podem ser avistadas durante os passeios.

A dica é conhecer o parque quando as águas começam a baixar (de maio a setembro), uma vez que fica mais fácil observar os animais. A reserva está situada na confluência entre os rios Cuiabá e Paraguai, com acesso feito por lanchas ou barcos. É preciso autorização prévia para a visitação.

Transpantaneira
Transpantaneira no Pantanal

A Transpantaneira é uma grande atração do Pantanal.

Essa rodovia, ou melhor, estrada de chão, cruza o Pantanal do Mato Grosso ligando a cidade de Poconé ao distrito de Porto Jofre, na divisa com o Mato Grosso do Sul. São quase 150 km de caminhos inóspitos e uma rica vida selvagem, onde a magnífica planície alagada acompanha o seu percurso.

Na estrada, as cores, sons e movimentos convidam você a parar, descer, fotografar e contemplar belezas que não acabam mais. Na seca, fica mais fácil avistar imensos grupos de animais, que estão em todas as partes: jacarés, capivaras, aves exóticas e tantos outros bichinhos.

Trem do Pantanal
Trem do Pantanal

O Trem do Pantanal é um passeio bastante concorrido.

Ao embarcar nessa aventura, você vai se encantar com as paisagens do caminho e os pontos históricos em cada cidade. Saindo de Campo Grande (às 8h00), o seu destino final é Miranda (com chegada às 18h00), onde o destaque fica por conta do turismo histórico-cultural.

Entre um município e outro, o trem faz uma parada na cidade de Aquidauana, que oferece um fascinante conjunto arquitetônico e safáris fotográficos. Quem quiser pode se hospedar em um dos roteiros e curtir mais dias na região. O melhor é consultar os atrativos de cada um dos destinos.

Roteiro de Viagem
Roteiro de viagem no Pantanal

O ideal é você ficar em torno de seis dias no Pantanal.

1º dia Observação de animais: por meio de um safári fotográfico. 2º dia Parque Nacional: esse é um dos melhores lugares para você conhecer e desfrutar da biodiversidade pantaneira. 3º dia Observação de animais: participe de uma focagem noturna e observe a vida animal por um outro foco.

4º dia Transpantaneira: aproveite para interagir com a vida selvagem local. 5º dia Observação de animais: você descobre as mais belas aves brasileiras por meio de um birdwatching. 6º dia Trem do Pantanal: o passeio pode ser feito em 1 ou mais dias.

Outros Atrativos
Outros atrativos no Pantanal

Se você quer esticar sua viagem, existem outros atrativos na região.

Os passeios de barco permitem desvendar as diversas baías do Pantanal, formadas durante as cheias e separadas por faixas de terras ao descer das águas. Algumas apresentam lindas matizes de cores, em tons que variam entre o verde, amarelo, azul, vermelho ou preto (um verdadeiro show!).

A canoagem é uma atividade de pura adrenalina, uma vez que logo abaixo de sua canoa estão jacarés e piranhas. Mas se preferir não se arriscar tanto, opte pelos passeios a cavalo, por um dia de peão na fazenda ou pela pesca.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus