Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Pantanal - MT MS

Guia de viagem do Pantanal
A maior planície alagável do planeta

O Pantanal é o destino ideal para quem quer interagir mais de perto com a natureza e sua abundante vida selvagem. Não por menos, possui uma das maiores concentrações da fauna brasileira composta por milhares de espécies de animais.

Esse magnífico complexo no Centro-Oeste do Brasil é considerado a maior planície de inundação contínua no mundo, ficando quase que intransitável por terra em parte do ano. Sua área engloba o sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, estando 70% em território brasileiro, além de abranger o leste da Bolívia (conhecido como o Chaco boliviano) e o norte do Paraguai, com 30% em território estrangeiro.

Mas em meio a tantas riquezas, você vai se encantar com as aves e peixes que colorem as matas, rios e lagos, transformando o Pantanal em um verdadeiro viveiro natural.

Quando ir
Entardecer no Pantanal

A melhor época para visitar o Pantanal é muito pessoal. O clima da região é tropical, com temperatura média variando em torno de 24º C.

O complexo apresenta duas estações bem definidas: uma seca e a outra chuvosa, com cenários únicos. Nos períodos da seca ou vazante (abril a outubro), chove pouco e a temperatura é mais amena, sendo uma época ideal para observar a vida selvagem.

Já nos períodos das águas ou de enchente (de novembro a março), as chuvas tornam-se abundantes e o calor intenso. Rios, lagos e banhados viram uma só planície, mostrando toda a sua exuberância.

O que fazer
Capivara no Pantanal

O Pantanal é o lugar perfeito quando se trata de observar a exótica vida selvagem.

Tamanha exuberância permite a prática de diferentes atividades. As atrações incluem o safári fotográfico, o birdwatching (ou observação de aves), a focagem noturna, os passeios de barco e canoa, a pesca, a cavalgada e uma verdadeira aventura ecológica a bordo do Trem no Pantanal.

Durante os programas, você observa as mais variadas espécies de animais da rica fauna pantaneira, inclusive, aqueles em extinção.

Onde ficar
Hospedagem no Pantanal

A hospedagem no Pantanal é diversificada e inusitada.

Uma das melhores maneiras de aproveitar a região é se hospedar nas fazendas pantaneiras, onde as acomodações são simples, mas confortáveis. O dia começa cedo nessas rústicas hospedarias, que oferecem uma programação recheada de atividades. Nada como ter um atendimento caloroso, uma comidinha bem caseira e ouvir os funcionários locais contarem os seus "causos".

Você também pode se hospedar em exóticos barcos hotéis, que contam com uma infraestrutura completa de lazer e entretenimento.

Como chegar
Peão do Pantanal

A melhor forma de chegar ao Pantanal é viajar de avião à Campo Grande ou Cuiabá (principais portas de entrada do complexo). Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) ou Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB) de diversas cidades.

No aeroporto, a dica é alugar um carro para percorrer os principais atrativos turísticos do Pantanal. Outra opção é contratar os traslados ou passeios que você encontra em algumas das cidades.

Se preferir viajar de ônibus, as empresas Andorinha e Gontijo partem de vários municípios brasileiros.

O que comer
Culinária típica pantaneira: arroz de carreteiro

A culinária pantaneira é uma mescla da influência entre os seus vizinhos bolivianos, os costumes boiadeiros e os produtos regionais como peixes de água doce.

Nos restaurantes, você encontra pratos típicos como o caldo de piranha, o arroz de carreteiro, a saltenha boliviana, a paçoca de carne seca, a mojica (ensopado de pintado com mandioca) e as carnes exóticas como a de jacaré. Uma sobremesa bem tradicional é o furrundu, feito com caule de mamoeiro e vegetais aromáticos.

Em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá estão alguns dos melhores e mais apreciados restaurantes do Pantanal.

Roteiro ou excursão?
Gavião-pato no Pantanal

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para o Pantanal. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus