Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer no Rio de Janeiro

Praia do Leblon, Rio de Janeiro

Por Ana Golfetto Masella

Praias e vida cultural na cidade maravilhosa

O Rio de Janeiro é o cartão-postal brasileiro, um dos principais destinos turísticos e centros econômicos, culturais e financeiros do país. É também a capital do estado do Rio de Janeiro (de mesmo nome), localizado na região Sudeste do Brasil.

A cidade é conhecida como "Cidade Maravilhosa" por apresentar lindas praias e morros, que tornaram a sua beleza reconhecida internacionalmente, sendo a cidade brasileira mais famosa no exterior. Não é à toa que é um destino turístico bastante procurado por turistas brasileiros e estrangeiros.

Além de belezas naturais, o Rio de Janeiro possui uma quantidade excepcional de bens culturais tombados. Sua importância remonta ao período em que foi a capital do Império, no início do século XIX, o que fez surgir uma remodelação urbana e arquitetura eclética que influenciaram todo o país. Essa interação entre cultura e natureza é hoje um de seus maiores atrativos. Sem contar que a metrópole oferece uma vida cultural intensa abrigando inúmeros museus, centros culturais, teatros, livrarias. Outros destaques são as festas de Carnaval e Réveillon, que estão dentre os maiores e mais famosos eventos do Brasil. Tudo isso é complementado pela simpatia e cordialidade do povo carioca.

O clima tropical atlântico predomina no Rio de Janeiro, com temperatura média anual variando em torno dos 23º C.

Atrações Turísticas

Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa são uma obra arquitetônica do período colonial e símbolo representativo do Rio Antigo na região boêmia da Lapa.

Endereço: Praça Cardeal Câmara, s/nº - Largo da Lapa

Cristo Redentor

O Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Está situado no alto do morro do Corcovado.

Endereço: Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista

Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana oferece uma vista panorâmica da praia de Copacabana. Hoje, funciona como centro cultural e abriga um café.

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana

Igreja da Candelária

A Igreja da Candelária é um dos principais monumentos religiosos da cidade. Apresenta revestimento interior em mármore italiano.

Endereço: Praça Pio X, s/nº - Centro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriga diversos exemplares da flora brasileira, além de monumentos de valor histórico e artístico.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece ciclovia, espaços para esportes e lazer, além de restaurantes de variadas cozinhas do mundo.

Endereço: entre as avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros - Lagoa

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro possui um interior riquíssimo, revestido em talha dourada com estilos barroco e rococó.

Endereço: Rua Dom Gerardo, 86 - Centro

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes conta com um acervo de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros.

Endereço: Av. Rio Branco, 199 - Centro

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar tem como atração turística o passeio de bondinho que conduz ao topo do morro, aos pés da Baía de Guanabara.

Endereço: Av. Pasteur, 520 - Urca

Parque do Flamengo

O Parque do Flamengo conta com espaços para esportes e equipamentos com fins recreativos, além de monumentos e museu.

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, s/nº - Aterro do Flamengo

Praias Urbanas do Rio de Janeiro

A praia de Copacabana possui um famoso calçadão, enquanto Leblon e Ipanema são praias badaladas. Já a Barra da Tijuca é a praia dos surfistas. Não deixe de apreciar o entardecer nas pedras do Arpoador.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um importante espaço para a cultura carioca e nacional, oferecendo grandes espetáculos artísticos.

Endereço: Praça Marechal Floriano, s/nº - Centro

O que fazer

Visitar as atrações culturais e turísticas, curtir o sol, tomar um banho de mar, caminhar no calçadão de Copacabana, praticar esportes náuticos, fazer um passeio de barca pela Baía de Guanabara, fazer compras na Feira de Ipanema e Feira da Associação Brasileira de Antiquários, passear nos shoppings, saborear um suco e sanduíche rápido numa casa de suco, tomar cafés no Copacabana Palace e Confeitaria Colombo, curtir uma noite boêmia no bairro da Lapa, dançar numa casa noturna de Ipanema, Leblon ou Gávea, ir à museus, centros culturais, livrarias, assistir a espetáculos de teatro, conhecer os roteiros turísticos nos arredores.

Passeios Próximos

Angra dos Reis

Angra dos Reis possui mais de duas mil praias e centenas de ilhas de beleza exuberante. A região apresenta um mar de águas esverdeadas, transparentes e mornas, perfeitas para o mergulho e passeios de escuna, além de oferecer uma gastronomia de qualidade.

Paraty

Paraty é uma cidade charmosa repleta de história e cultura. Além de magníficas praias e paisagens, abriga um centro histórico com igrejas, casarões coloniais e ruas calçadas em pedras, sem contar com as delícias da culinária regional.

Região dos Lagos

A Região dos Lagos oferece as mais belas praias do Rio de Janeiro. Em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Araruama você encontra praias paradisíacas e uma rica vida marinha, sendo ideal para atividades de mergulho, esportes náuticos e passeios de barco.

Serra Verde Imperial

A Serra Verde Imperial mantém um valioso patrimônio histórico da época do Império no Brasil. Petrópolis, Itaipava, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim oferecem programas culturais, artesanato típico, trilhas para caminhadas e uma ótima gastronomia.

Vale do Café

O Vale do Café é um ótimo roteiro para quem procura atrativos culturais e turismo rural. Em Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Paty do Alferes você se depara com fazendas do ciclo do café, culinária caseira, belas paisagens e a tranquilidade da vida no campo.

Veja também: