Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em São Paulo

Entardecer na cidade de São Paulo

Por Ana Golfetto Masella

Cultura e gastronomia na capital paulista

São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do mundo, além de ser a capital econômica, cultural, gastronômica e de entretenimento no país. É também a capital do estado de São Paulo (de mesmo nome), localizado na região Sudeste do Brasil.

A cidade é considerada o maior centro cosmopolita brasileiro, com fama de acolher moradores de todos os estados e estrangeiros. A forte imigração no final do século XIX e início do século XX trouxe pessoas de várias partes do mundo, principalmente da Europa. Não é à toa que a capital paulista conta com a maior comunidade italiana fora da Itália, e japonesa fora do Japão.

Além da diversidade multicultural, São Paulo apresenta patrimônios históricos e culturais espalhados por todos os cantos, incluindo igrejas, palácios, casarões, monumentos e acervos museológicos de grande importância. Sem contar na ampla variedade de entretenimento como cinemas, museus, centros culturais, teatros, casas de espetáculos, livrarias, shoppings, parques, casas noturnas. A gastronomia é apenas uma dentre as suas inúmeras atrações, sendo possível encontrar restaurantes de várias cozinhas do mundo. Outros atrativos são as compras de roupas e artigos em geral, com opções para todos os gostos e bolsos, além dos roteiros de praias, montanhas e uma infinidade de passeios nos arredores. São Paulo é a capital que nunca dorme, onde tem de tudo a qualquer hora do dia.

O clima subtropical predomina em São Paulo, com temperatura média anual variando em torno dos 19º C.

Atrações Turísticas

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é o símbolo da capital paulista e um dos principais centros financeiros, culturais e de entretenimento. Abriga edifícios modernos, galerias, museus, cinemas, teatros, restaurantes e cafés.

Bexiga e Liberdade

O Bexiga é um tradicional bairro de imigrantes italianos, onde o atrativo são as cantinas e festas italianas. Já a Liberdade é um bairro de imigrantes japoneses, que abriga lojas de produtos e comidas típicas.

Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana de São Paulo, conhecida como Catedral da Sé, é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.

Endereço: Praça da Sé, s/nº - Centro

Edifício Copan

O Edifício Copan é um dos edifícios mais emblemáticos da metrópole, com linhas sinuosas e elegantes projetadas por Oscar Niemayer.

Endereço: Av. Ipiranga, 200 - Centro

Edifício Itália

O Edifício Itália é um grande exemplar da arquitetura verticalizada brasileira. No topo, funciona o famoso restaurante Terraço Itália.

Endereço: Av. Ipiranga, 344 - Centro

Estação da Luz

A Estação da Luz é uma estação ferroviária construída em estilo britânico. Abriga a Torre do Relógio e o Museu da Língua Portuguesa.

Endereço: Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro

Masp

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) é um ícone da capital paulista que proporciona importantes espetáculos e exposições artísticas e culturais.

Endereço: Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César

Mercado Municipal Paulistano

O Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão, oferece lojas, empórios, restaurantes e o famoso sanduíche de mortadela.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro

Monumento às Bandeiras

O Monumento às Bandeiras representa os bandeirantes, exibindo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país.

Endereço: Praça Armando Sales de Oliveira, s/nº - Paraíso

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um edifício de grande valor histórico na metrópole. Seu conjunto é composto pela igreja, colégio e faculdade.

Endereço: Largo de São Bento, s/nº - Centro

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga possui um conjunto arquitetônico que abriga o Museu Paulista, o Monumento e o Parque da Independência.

Endereço: Parque da Independência, s/nº - Ipiranga

Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade e um dos principais pontos de lazer e entretenimento do paulistano.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana

Pátio do Colégio

O Pátio do Colégio, ou Pateo do Collegio, é considerado o primeiro edifício da capital paulista. Abriga igreja, museu e biblioteca temática.

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 02 - Centro

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado é um dos mais importantes espaços de exposição da arte moderna e contemporânea do estado.

Endereço: Praça da Luz, 02 - Luz

Teatro Municipal de São Paulo

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos cartões-postais da capital paulista. Oferece grandes espetáculos artísticos e culturais.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro

Torre do Banespa

A Torre do Banespa, ou Edifício Altino Arantes, é um dos maiores destaques da metrópole, proporcionando uma vista em 360º da capital.

Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro

O que fazer

Visitar as atrações culturais, históricas e turísticas, caminhar nos parques e na Av. Paulista, fazer compras no Mercadão e nas ruas Oscar Freire, 25 de Março, José Paulino e Santa Ifigênia, passear nos shoppings e galerias, ir à restaurantes nos bairros do Bexiga e Liberdade, tomar cafés em padarias badaladas de São Paulo, curtir a noite num bar ou casa noturna dos Jardins, Itaim, Vila Olímpia ou Vila Madalena, ir à museus, centros culturais, livrarias, assistir a espetáculos de teatro, apreciar a Ponte Estaiada à noite, conhecer os roteiros turísticos nos arredores.

Passeios Próximos

Campos do Jordão

Campos do Jordão é o mais badalado roteiro de montanha próximo à capital. O município oferece inúmeros atrativos como a arquitetura inspirada nos Alpes Suíços, chocolates artesanais, ótima gastronomia, lojas de malhas, artesanato, além de trilhas e belezas naturais.

Estrada do Vinho

A Estrada do Vinho de São Roque é um roteiro de enoturismo próximo à capital. Num circuito de 10 km você visita diversas vinícolas, conhece a produção de vinhos, os parreirais, faz degustações, além de comprar produtos coloniais e apreciar a bonita paisagem serrana.

Litoral Norte Paulista

O Litoral Norte apresenta as mais belas praias do litoral paulista. Ilhabela e Ubatuba oferecem um mar cristalino, trilhas e magníficas paisagens. Já as praias de Maresias e Riviera de São Lourenço são mais badaladas, enquanto a Juréia é um paraíso ecológico quase intocado.

Litoral Sul Paulista

O Litoral Sul oferece praias mais populares. Santos e Praia Grande são as praias mais frequentadas pelos paulistanos nos finais de semana e feriados. Já a Praia do Guarujá é um balneário sofisticado, enquanto Peruíbe apresenta bonitas paisagens e atividades de ecoturismo.

Paranapiacaba

Paranapiacaba abriga uma Vila Ferroviária declarada patrimônio cultural nacional. Em plena Serra do Mar, você encontra uma vila tipicamente inglesa, onde é possível visitar construções históricas, museus, passear de trem e fazer trilhas (curtas ou longas) em meio à mata atlântica.

Veja também: