Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Salvador

Pelourinho em Salvador, Bahia

Por Ana Golfetto Masella

Praias e cultura na capital baiana

Salvador foi a primeira capital brasileira e, atualmente, a terceira cidade mais populosa e com maior número de afrodescendentes fora da África. É também a capital do estado da Bahia, localizado na região Nordeste do Brasil.

A cidade é detentora de um valioso patrimônio cultural e histórico, apresentando uma grande quantidade de bens tombados. Os atrativos culturais são parte de um acervo arquitetônico e urbanístico reunidos no centro histórico de Salvador, tais como igrejas, conventos, palácios e casarios coloniais.

Além do aspecto histórico, Salvador abriga praias de águas calmas e cristalinas e uma incrível beleza natural. Em relação à gastronomia, é conhecida mundialmente pelo acarajé, famoso bolinho preparado na hora pelas baianas de acarajé. Já a presença africana na capital, resultou numa herança que se refletiu na música, dança e culinária regional, principalmente, em manifestações como a roda de capoeira e o samba de roda. Outros atrativos são os festejos populares como o Carnaval de rua, a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e várias outras festas religiosas, sem contar na riqueza de ritmos e gêneros musicais, fortemente presentes no estado.

O clima tropical atlântico predomina em Salvador, com temperatura média anual variando em torno dos 27º C.

Atrações Turísticas

Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos é a segunda maior baía do mundo. Abriga mais de cinquenta ilhas tropicais (algumas turísticas), além de apresentar belas paisagens naturais, atrativos culturais e históricos.

Casa dos Sete Candeeiros

A Casa dos Sete Candeeiros serviu como estadia para a corte de Dom João VII. Atualmente, abriga um museu do patrimônio baiano.

Endereço: Rua São Francisco, 32 - Sé

Catedral Basílica de Salvador

A Catedral Basílica de Salvador é considerada a mais importante construção sacra do Brasil colonial. Possui fachada em estilo maneirista.

Endereço: Praça XV de Novembro, s/nº - Terreiro de Jesus

Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco, a Igreja do Carmo, a Casa de Câmara e Cadeia e o Palácio do Governador.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um ponto de ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Oferece uma belíssima vista da Baía de Todos os Anjos.

Endereço: Praça do Mercado, s/nº - Centro

Farol da Barra e Farol de Itapuã

O Farol da Barra é um dos locais mais frequentados por moradores e turistas, instalado no Forte de Santo Antônio da Barra. Já o Farol de Itapuã é considerado um dos atrativos mais belos de Salvador.

Fortaleza de São Marcelo

A Fortaleza de São Marcelo foi construída sobre um banco de arrecifes e dentro do mar. Atualmente, funciona como importante centro cultural.

Endereço: Av. França, s/nº - Comércio

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim é uma típica igreja colonial portuguesa. É conhecida por distribuir as famosas fitinhas do Bonfim.

Endereço: Praça Senhor do Bonfim, s/nº - Bonfim

Lagoa do Abaeté

A Lagoa do Abaeté possui águas escuras e está cercada por dunas de areias brancas. É considerada um local de mistérios e lendas regionais.

Endereço: Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté - Itapuã

Mercado Modelo

O Mercado Modelo oferece lojas de artesanato e produtos regionais, restaurantes da culinária baiana, além de típicas rodas de capoeira.

Endereço: Praça Visconde de Cayrú, 250 - Comércio

Paço Municipal

O Paço Municipal é um dos mais importantes exemplares da arquitetura colonial brasileira. Hoje, abriga a Câmara Municipal de Salvador.

Endereço: Praça Thomé de Souza, s/nº - Centro

Pelourinho

O Pelourinho é um dos principais pontos turísticos e cartão-postal de Salvador. Seu conjunto é formado por casarios e igrejas de estilo colonial barroco, reunindo artesanato, artes e culinária baiana.

Praias Urbanas de Salvador

Salvador possui belas praias urbanas. Dentre elas estão as praias do Porto da Barra, do Farol, de Ondina, dos Artistas, de Jaguaribe, de Piatã, além da famosa praia de Itapuã, de Stella Maris e do Flamengo.

O que fazer

Visitar o centro histórico e atrações turísticas, curtir o sol, tomar um banho de mar, caminhar na areia, praticar esportes náuticos, fazer um passeio de barco pela Baía de Todos os Santos, fazer compras no Instituto Mauá e Mercado Modelo, passear nos shoppings, provar um acarajé feito por uma baiana do acarajé, curtir a noite no Rio Vermelho ou nos arredores do Pelourinho, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro e apresentações de dança e música folclórica, apreciar o entardecer na Ponta do Humaitá, observar uma roda de capoeira, fazer um pedido amarrando uma fitinha do Bonfim no pulso, conhecer as praias paradisíacas nos arredores.

Passeios Próximos

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um parque nacional que oferece belezas de tirar o fôlego. Entre cânions, paredões, cavernas, poços e cachoeiras, você caminha em profundo contato com a natureza. Lençóis é a cidade base para visitar as principais atrações turísticas do parque.

Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica é um roteiro que mescla atrativos naturais e culturais. É considerada a maior ilha da Baía de Todos os Santos, abrigando praias de mar azul, calmo, águas mornas e cenários exuberantes, além de interessantes monumentos históricos.

Litoral Norte da Bahia

O Litoral Norte da Bahia oferece roteiros badalados, onde você encontra praias de águas calmas e quentes, além de lagoas e rios, perfeitos para banhos relaxantes em meio a lindas paisagens. Dentre as melhores praias estão Arembepe, Praia do Forte, Costa do Sauípe e Mangue Seco.

Litoral Sul da Bahia

O Litoral Sul da Bahia apresenta destinos concorridos como Morro de São Paulo e Porto Seguro. Este, abrigando a badalada Praia de Trancoso e a impressionante Praia do Espelho. Itacaré e Ilhéus oferecem natureza e cultura, enquanto Abrolhos é o paraíso do mergulho.

Recôncavo Baiano

O Recôncavo Baiano é composto por cidades que formam um extraordinário conjunto barroco à céu aberto. Cachoeira é o município que melhor preservou sua herança cultural e histórica, sem contar com Santo Amaro, Maragojipe e outros, que guardam verdadeiros tesouros.

Veja também: