Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Recife

Orla de Recife, Pernambuco

Por Ana Golfetto Masella

Cultura e tradições populares na capital de Pernambuco

Recife é a capital mais antiga do país e a cidade nordestina que mais emana cultura, história e tradições populares. É também a capital do estado de Pernambuco, localizado na região Nordeste do Brasil.

A cidade é conhecida como "Veneza Brasileira" por ser cortada por rios e canais, onde dezenas de pontes interligam os bairros. Essa curiosa topografia permitiu a formação de ilhas como as dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José.

Em sua efervescência cultural, Recife convive entre o moderno e o tradicional, abrigando um patrimônio histórico e artístico composto por igrejas, conventos, palácios, casarões, fortalezas e conjuntos arquitetônicos de estimado valor. No quesito gastronomia, a cidade é considerada o primeiro pólo gastronômico do Norte e Nordeste, destacando-se pratos preparados à base de frutos do mar e doces tradicionais como o bolo de rolo e o cartola (banana frita com queijo manteiga e canela). É ainda o berço das apresentações populares de rua, expressadas através do frevo - uma forma de música, poesia e coreografia fortemente enraizada na região. Sem contar que oferece as maiores festas de Carnaval e São João do país. Outros atrativos são o artesanato, as esculturas e os bonecos gigantes, além das obras do artista recifense Romero Britto.

O clima tropical quente e úmido predomina em Recife, com temperatura média anual variando em torno dos 26º C.

Atrações Turísticas

Capela Dourada

A Capela Dourada é a expressão máxima do barroco em Recife, tendo o interior todo revestidao e talhado com folhas de ouro velho.

Endereço: Rua do Imperador Dom Pedro II, 160 - Santo Antônio

Casa da Cultura

A Casa da Cultura oferece o rico artesanato produzido no estado, além de comidas típicas e apresentações de música, dança e folclore regional.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº - Santo Antônio

Embaixada dos Bonecos Gigantes

A Embaixada dos Bonecos Gigantes conta a origem da cultura dos bonecos gigantes e abriga loja de souvenirs.

Endereço: Rua do Bom Jesus, 183 - Recife Antigo

Forte das Cinco Pontas

O Forte das Cinco Pontas foi construído durante a invasão holandesa. Atualmente abriga um teatro e o Museu da Cidade do Recife.

Endereço: Largo das Cinco Pontas, s/nº - São José

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand oferece museu, pinacoteca e outros espaços culturais. Seu edifício remete a um castelo medieval europeu.

Endereço: Al. Antônio Brennand, s/nº - Várzea

Mercado de São José

O Mercado de São José é um raro exemplar da arquitetura em ferro. Possui lojas de artesanato, artigos de couro, plantas e comidas típicas.

Endereço: Praça Dom Vital, s/nº - São José

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

A Oficina de Cerâmica é um ateliê de obras do escultor Francisco Brennand. Está instalada na área de um antigo engenho colonial.

Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/nº - Várzea

Parque das Esculturas

O Parque das Esculturas exibe uma exposição permanente do artista pernambucano Francisco Brennand, com obras de argila e bronze.

Endereço: em frente à Praça do Marco Zero - Recife Antigo

Pátio de São Pedro

O Pátio de São Pedro é um conjunto arquitetônico com traçado do período colonial. Está cercado por casas coloridas, bares e restaurantes.

Endereço: Rua São Pedro, s/nº - São José

Praia de Boa Viagem

A praia de Boa Viagem é a mais badalada do Recife. É protegida por uma barreira de recifes naturais (de onde não é aconselhável passar).

Endereço: Bairro de Boa Viagem

Rua da Aurora

A Rua da Aurora, às margens do rio Capibaribe, é repleta de sobrados coloridos do século XIX. Um cenário que remete à cidade de Veneza.

Endereço: Rua da Aurora - Boa Vista

Recife Antigo

O Recife Antigo abriga magníficas e antigas construções, transformando a região num museu à céu aberto. Dentre os atrativos estão o casario e as galerias de arte da Rua Bom Jesus, o Teatro Apolo e o Marco Zero.

O que fazer

Visitar os conjuntos arquitetônicos e atrações turísticas, curtir o sol, tomar um banho de mar, caminhar na orla de Boa Viagem, fazer um tour de catamarã pelo rio Capibaribe, fazer compras na Casa da Cultura e Mercado de São José, provar as delícias da culinária regional, curtir a noite num bar ou restaurante de Boa Viagem ou Recife Antigo, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro e apresentações de dança e música folclórica, conhecer o Carnaval fora de época (ou na época) em apresentações culturais da Quinta no Galo, conhecer as praias paradisíacas nos arredores.

Passeios Próximos

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso na Terra. Esse fascinante arquipélago oferece algumas das praias mais lindas do país, além de trilhas, passeios de barco, observação de golfinhos e atividades de mergulho. Recife é a sua principal porta de entrada.

Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes foi palco de importantes batalhas históricas. Dentre os seus atrativos estão os Montes Guararapes, onde se encontra uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres. A cidade ainda oferece belíssimas praias.

Litoral Norte de Pernambuco

O Litoral Norte de Pernambuco abriga a Ilha de Itamaracá, onde você encontra praias de águas cristalinas e belas construções históricas. Já a Praia de Maria Farinha, apresenta condições ideais para a prática de esportes náuticos e oferece o Veneza Water Park, um imenso parque aquático.

Litoral Sul de Pernambuco

O Litoral Sul de Pernambuco apresenta um dos balneários mais badalados: Porto de Galinhas. Entre águas verdes e areias brancas, a dica é mergulhar nas piscinas naturais repletas de peixes coloridos e passear de jangada. As praias de Carneiros e Tamandaré são outros roteiros de grande beleza.

Olinda

Olinda é praticamente uma extensão de Recife (e município vizinho). Foi a segunda cidade brasileira tombada como Patrimônio Cultural Mundial. Além de um valioso conjunto arquitetônico e histórico, você encontra o belo artesanato típico e as concorridas festas populares.

Veja também: