Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Porto Alegre

Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Por Ana Golfetto Masella

A cosmopolita e cultural capital gaúcha

Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas e uma metrópole rica em vida cultural. É também a capital do estado do Rio Grande do Sul, localizado na região Sul do Brasil.

A metrópole é conhecida por seu aspecto cosmopolita, tendo acolhido imigrantes de todo o mundo nos últimos três séculos. Apesar de ser uma cidade grande, a capital mantém os ares e tradições de uma cidade pequena. A mistura de etnias, principalmente a italiana e alemã, mudou fortemente a trajetória da região, dando destaque à produção de vinhos e à excelente gastronomia.

Além da diversidade cultural, Porto Alegre está repleta de ruas arborizadas e áreas verdes permitindo a prática de atividades de lazer e esportes. Tudo isso aliado à saborosa culinária gaúcha, que tem como prato regional o churrasco. Não deixe de provar o chimarrão, uma bebida tradicional preparada com erva-mate e tomada numa cuia. Outros atrativos são o patrimônio histórico com construções centenárias e a agitada vida noturna. Sem contar com a fala cantada e a hospitalidade acolhedora dos gaúchos (como são chamados os que nascem no estado do Rio Grande do Sul).

O clima temperado subtropical predomina em Porto Alegre, com temperatura média anual variando em torno dos 20º C.

Atrações Turísticas

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre possui uma bela arquitetura em estilo renascentista e uma das maiores cúpulas do mundo.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1047 - Centro

Igreja Nossa Senhora das Dores

A Igreja Nossa Senhora das Dores apresenta um magnífico estilo eclético. É tombada pelo Iphan por seu valor artístico e arquitetônico.

Endereço: Rua Riachuelo, 630 - Centro

Jardim Botânico de Porto Alegre

O Jardim Botânico de Porto Alegre oferece trilhas ecológicas para a contemplação da flora nativa e viveiro com mudas e sementes.

Endereço: Rua Doutor Salvador França, 1427 - Jardim Botânico

Lago Guaíba

O Lago Guaíba recorta a cidade de norte a sul, abrigando pontos turísticos às suas margens e oferecendo várias atividades de lazer.

Endereço: Lago Guaíba

Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul possui arquitetura com tendências barrocas. Conta a história do estado, preservando a memória gaúcha.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico

Palacete Argentina

O Palacete Argentina é um histórico casarão aristocrático, em estilo eclético e vitrais art nouveau, do qual restam poucos exemplares.

Endereço: Av. Independência, 867 - Centro

Parque Farroupilha

O Parque Farroupilha oferece espaços para atividades de lazer e esportes ao ar livre. É conhecido como Parque da Redenção.

Endereço: Av. Osvaldo Aranha, s/nº - Farroupilha

Parque Moinhos de Vento

O Parque Moinhos de Vento é um dos mais frequentados da cidade, abrigando ampla infraestrutura de lazer. É conhecido como Parcão.

Endereço: Rua Comendador Caminha, s/nº - Moinhos de Vento

Praça da Alfândega

A Praça da Alfândega é um espaço histórico cercado por importantes edifícios como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli.

Endereço: Praça da Alfândega, s/nº - Centro Histórico

Solar dos Câmara

O Solar dos Câmara é o prédio residencial mais antigo da capital. Hoje funciona como importante espaço cultural de Porto Alegre.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 968 - Centro

Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro é um centro cultural que conta com teatro e espaços para exposições e eventos, às margens do Lago Guaíba.

Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 - Centro

O que fazer

Visitar o centro histórico e atrações turísticas, caminhar nos parques e ruas arborizadas, fazer compras no Mercado Público Municipal, passear nos shoppings, fazer um city tour num ônibus da Linha Turismo, passear de barco pelo Lago Guaíba, saborear a farta culinária gaúcha, provar um chimarrão proseando com um gaúcho, curtir a noite num bar ou casa noturna, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro, dança e música, conhecer a herança e tradições de imigrantes em cidades nos arredores.

Passeios Próximos

Aparados da Serra

O Parque Nacional dos Aparados da Serra abriga uma das paisagens mais deslumbrantes do sul do país. Entre imponentes cânions, vales e cachoeiras, você percorre longas trilhas em intenso contato com a natureza. Um dos seus principais atrativos é o Cânion Itaimbezinho.

Região das Missões

A Região das Missões preserva os resquícios das antigas missões jesuíticas no país. Em São Miguel das Missões você encontra o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, considerado o mais importante. É possível percorrer a rota Caminhos das Missões entre 7 a 13 dias.

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha preserva fortes tradições de imigrantes. Em Gramado, região alemã, você encontra casas em estilo enxaimel e uma ótima gastronomia. Já em Bento Gonçalves, região italiana, o destaque fica por conta do Vale dos Vinhedos e seus vinhos de excelente qualidade.

Veja também: