Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Natal

Praia no Rio Grande do Norte

Por Ana Golfetto Masella

Praias e cultura na capital do Rio Grande do Norte

Natal é uma das cidades mais concorridas do litoral nordestino e a que oferece melhor qualidade de vida e infraestrutura urbana. É também a capital do estado do Rio Grande do Norte, localizado no Nordeste do Brasil.

A cidade é conhecida como "Cidade do Sol" por apresentar um clima privilegiado, com sol na maior parte do ano. Nada melhor para acompanhar os dias ensolarados do que praias de águas claras e mornas, emolduradas por imensas dunas de areia branca e piscinas naturais que surgem em períodos de maré baixa. Não é à toa que a capital é um destino cada vez mais procurado por brasileiros e estrangeiros.

Além das belíssimas praias, Natal abriga um patrimônio cultural bastante expressivo. São mais de trinta edifícios tombados nacionalmente, incluindo um acervo de obras de arte sacra e o centro histórico, onde se destaca a arquitetura de estilo colonial. No quesito gastronomia, a cidade é farta em pratos elaborados à base de frutos do mar (principalmente o camarão) e da famosa carne de sol. Sem contar com os doces como o grude, beiju, biscoitos artesanais e a produção de queijos de coalho e de manteiga. Outros atrativos são os centros e lojas de artesanato típico, os grandes arraiais do sertão e as manifestações culturais que se expressam através da dança, música e folclore regional.

O clima tropical úmido predomina em Natal, com temperatura média anual variando em torno dos 27º C.

Atrações Turísticas

Barreira do Inferno

A Barreira do Inferno foi o primeiro centro de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul. É possível fazer visitas guiadas no local.

Endereço: Rodovia RN-063, km 11 - Parnamirim

Centro de Turismo de Natal

O Centro de Turismo de Natal abriga lojas de artesanato e artes, espaço para shows de música regional e restaurante de comida típica.

Endereço: Rua Aderbal de Figueiredo, 980 - Petrópolis

Centro Histórico de Natal

O Centro Histórico de Natal possui monumentos importantes como a Capitania das Artes, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, o Palácio Felipe Camarão, a Pedra do Rosário, o Solar Bela Vista e outros.

Farol de Mãe Luiza

O Farol de Mãe Luiza oferece uma linda vista do mar da região. As visitas são feitas mediante agendamento prévio.

Endereço: Rua Camaragibe, s/nº - Mãe Luiza

Forte dos Reis Magos

O Forte dos Reis Magos apresenta um curioso formato de estrela de cinco pontas e é considerado o marco inicial da cidade.

Endereço: final da Praia do Forte

Maior Cajueiro do Mundo

O Maior Cajueiro do Mundo é um atrativo que impressiona pelo seu tamanho. De setembro a dezembro é possível saborear a fruta no pé.

Endereço: Av. Deputado Márcio Marinho, s/nº - Parnamirim

Morro do Careca

O Morro do Careca é um patrimônio natural e o principal cartão-postal de Natal. É formado por altas dunas e vegetação de restinga.

Endereço: extremo sul da Praia de Ponta Negra

Museu Café Filho

O Museu Café Filho, também chamado de Sobradinho ou Véu da Noiva, abriga um acervo sobre o militante político potiguar Café Filho.

Endereço: Rua da Conceição, 601 - Cidade Alta

Parque Estadual das Dunas

O Parque Estadual das Dunas é o segundo maior parque urbano do país, com espaços verdes ideais para caminhadas ao ar livre.

Endereço: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº - Tirol

Praias Urbanas de Natal

Natal possui lindas praias urbanas. Dentre elas estão a Praia de Areia Preta, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, além da Praia de Ponta Negra, que é considerada a mais badalada da capital potiguar.

Teatro Alberto Maranhão

O Teatro Alberto Maranhão possui um estilo eclético e elementos art noveau. Oferece importantes espetáculos culturais e artísticos.

Endereço: Praça Augusto Severo, s/nº - Centro

O que fazer

Visitar o centro histórico e atrações turísticas, curtir o sol, tomar um banho de mar, caminhar na areia, conhecer o relógio de sol na praia de Areia Preta, praticar esportes náuticos, fazer um passeio de barco, fazer compras no Centro de Turismo, Mercado de Artesanato de Ponta Negra, Vilarte e nas feirinhas à beira-mar, passear nos shoppings, degustar as saborosas receitas com camarão e sorvetes de frutas típicas, curtir a noite num bar de Ponta Negra com música regional ao vivo, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro, dança e música, conhecer as praias paradisíacas nos arredores.

Passeios Próximos

João Pessoa

João Pessoa é conhecida como a "capital onde o sol nasce primeiro nas Américas". Além das belíssimas praias de águas claras, você encontra um extenso calçadão para caminhadas à beira-mar, vários quiosques e um valioso centro histórico. Está localizada no estado da Paraíba.

Galinhos

Galinhos é uma típica vila de pescadores isolada numa península. É um roteiro perfeito para quem busca sossego e simplicidade. O cenário incrível é formado por um mar de azul intenso, piscinas naturais e um farol de onde se avista o mais belo entardecer da região.

Litoral Norte do Rio Grande do Norte

O Litoral Norte possui uma das praias mais concorridas: Genipabu. Entre imensas dunas móveis, você pode passear de bugue ou em inusitados dromedários. Já São Miguel do Gostoso, no extremo norte, oferece um ambiente rústico e vento ideal para a prática de esportes náuticos.

Litoral Sul do Rio Grande do Norte

O Litoral Sul dispõe de um atrativo obrigatório para quem vai à capital: Pipa. A região abriga um cenário paradisíaco, formado por falésias e mar de águas claras, sem contar na animada vida noturna. Tibaú do Sul e Baía Formosa são outros roteiros imperdíveis, com lindas paisagens.

Salinas de Macau

As salinas de Macau são consideradas monumentos naturais do Rio Grande do Norte. O destaque são as pirâmides de sal marinho, que oferecem um visual encantador. A colheita ocorre entre os meses de junho a janeiro. A região também conta com belas praias inexploradas.

Veja também: