Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Manaus

Encontro das águas em Manaus, Amazonas

Por Ana Golfetto Masella

Ecoturismo e cultura na capital do Amazonas

Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior e a porta de entrada para a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica. É também a capital do estado do Amazonas, localizado na região Norte do Brasil.

A cidade é conhecida como "Capital Ambiental" do país por seu extraordinário recurso natural - que conta com importantes parques e reservas florestais, preservando centenas de espécies de plantas e animais nativos. Não é à toa que é um dos destinos mais procurados pelos praticantes de ecoturismo.

Além do patrimônio natural, a capital abriga um patrimônio arquitetônico e cultural de grande valor, contando com museus, teatros, palácios, templos, casarios, entre outras construções históricas. A cozinha amazonense oferece um sabor peculiar, com pratos preparados à base de peixes como o tucunaré e o pirarucu, e um toque do tempero indígena. Outros atrativos são as feiras de artesanato indígena e as lojas de geléias e bombons exóticos, feitos com frutas da região como o açaí, o buriti, a castanha e o cupuaçu.

O clima tropical úmido predomina em Manaus, com temperatura média anual variando em torno dos 27º C.

Atrações Turísticas

Centro de Artes Chaminé

O Centro de Artes Chaminé possui um estilo neorenascentista e oferece espetáculos de teatro, exposições e outras atividades culturais.

Endereço: Av. Lourenço Braga, s/nº - Centro

Centro Histórico de Manaus

O Centro Histórico de Manaus, tombado pelo Iphan, mescla construções do período áureo da borracha à edifícios modernos. Não deixe de visitar a Alfândega, a Igreja Matriz, o Palácio Rio Negro e o Relógio Municipal.

Encontro das Águas

O Encontro das Águas é o fenômeno que ocorre quando as águas barrentas do rio Solimões se encontram com as águas escuras do rio Negro. É considerada um patrimônio nacional por seu valor paisagístico.

Jardim Botânico Adolpho Ducke

O Jardim Botânico Adolpho Ducke abriga plantas e animais da Amazônia, oferecendo trilhas ecológicas, biblioteca e pavilhão de eventos.

Endereço: Av. Uirapuru, s/nº - Cidade de Deus

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é o mais importante centro de comercialização de produtos regionais em Manaus.

Endereço: Rua dos Barés, 46 - Centro

Palacete Provincial

O Palacete Provincial é um espaço artístico e cultural que abriga museus, pinacoteca e salas relacionadas à arqueologia.

Endereço: Praça Heliodoro Balbi, s/nº - Centro

Parque Ponte dos Bilhares

O Parque Ponte dos Bilhares é um dos principais espaços culturais e de lazer da cidade, oferecendo várias atividades e áreas verdes.

Endereço: entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista

Porto Flutuante de Manaus

O Porto Flutuante de Manaus foi construído pelos ingleses, com cais fixos e flutuantes que oscilam conforme as marés do rio Negro.

Endereço: Rua Marquês de Santa Cruz, 25 - Centro

Praia da Ponta Negra

A Praia da Ponta Negra é uma praia fluvial às margens do rio Negro que abriga um moderno complexo de lazer, bares e restaurantes.

Endereço: Bairro da Ponta Negra

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é o edifício mais importante de Manaus, onde se assiste a belíssimos espetáculos nacionais e internacionais.

Endereço: Largo de São Sebastião, s/nº - Centro

O que fazer

Visitar o centro histórico e atrações turísticas, fazer passeios ecológicos, ir de barco ao Encontro das Águas, fazer um cruzeiro pelo rio Amazonas, fazer compras no Mercado Adolpho Lisboa, Central de Artesanato Branco e Silva, Ecoshop e nas feirinhas da Av. Eduardo Ribeiro e Praça Tenreiro Aranha, provar as delícias da culinária amazonense, ir a um bar ou restaurante flutuante, visitar museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro e apresentações de dança e música folclórica, apreciar o entardecer na praia de Ponta Negra, conhecer de perto uma aldeia indígena, explorar os roteiros de ecoturismo na Floresta Amazônica.

Passeios Próximos

Estação Ecológica de Anavilhanas

A Estação Ecológica de Anavilhanas abriga um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, somando cerca de 400 ilhas. Num passeio de barco você conhece as ilhas, lagos, igarapés e canais, além de espécies raras de animais e plantas da região.

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é o roteiros turístico mais cobiçado do Amazonas. No local, você realiza atividades como focagem noturna de jacarés, observação de vitórias-régias, passeio de canoa pelos igapós, pescaria de piranha, nado com botos, entre outras aventuras inesquecíveis.

Parque Nacional do Jaú

O Parque Nacional do Jaú é o maior parque em floresta tropical do mundo. Além de observar a rica fauna e flora amazonense, você visita cachoeiras, praias e comunidades ribeirinhas que habitam a região. O parque está localizado entre os municípios de Barcelos e Novo Airão.

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira é considerada a cidade mais indígena do país. A dica é visitar as comunidades indígenas, as praias, as ilhas, o Morro da Fortaleza, o Morro dos Seis Lagos e a Cachoeira de Iauaretê, além de poder participar de uma excursão ao Pico da Neblina.

Tribos Indígenas do Amazonas

Conhecer uma tribo indígena no Amazonas é sem dúvida uma experiência incrível. Num tour turístico você vivencia o estilo de vida dos índios, conhecendo as tradições culturais, o artesanato, a moradia, a culinária e pode até participar de algumas de suas atividades diárias.

Veja também: