Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Fortaleza

Ponte Metálica em Fortaleza, Ceará

Por Ana Golfetto Masella

Praias e cultura na capital do Ceará

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados e um dos maiores potenciais eólicos do país. É também a capital do estado do Ceará, localizado na região Nordeste do Brasil.

A cidade é conhecida como "Terra do Sol" por receber luminosidade quase que o ano inteiro. Sem contar com seu belíssimo conjunto de praias, emoldurado por dunas brancas de areia fina e um mar de águas verdes-azuladas, repleto de bares e restaurantes. Os fortes ventos na região proporcionam condições ideais para praticar esportes como o windsurf e o kitesurf.

Além das praias, Fortaleza conserva uma riqueza cultural composta por igrejas, museus e centros culturais, bem como por ser o berço de famosos artistas e intelectuais como José de Alencar e Chico Anísio. Um dos destaques é a saborosa culinária, com pratos elaborados à base de caranguejo - seja grelhado com sal e limão ou em receitas mais refinadas. Outros atrativos são os centros, tendas e barracas de artesanato regional e souvenirs.

O clima tropical atlântico predomina em Fortaleza, com temperatura média anual variando em torno dos 27º C.

Atrações Turísticas

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar é um espaço cultural com arquitetura arrojada que reúne teatro, museu, cinema, galeria de arte e planetário.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Iracema

Estoril

O Estoril é um edifício histórico que hoje funciona como bar e restaurante, além de ser ponto de encontro da boemia cearense.

Endereço: Rua Tabajaras, 359 - Iracema

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é um local repleto da história de Fortaleza. A visitação é feita mediante agendamento prévio.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, s/nº - Centro

Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza oferece artesanato regional, além de comidas típicas e tradições culturais nordestinas.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro

Museu do Ceará

O Museu do Ceará reúne um vasto acervo sobre a história do Ceará e exposições permanentes sobre temas relacionados ao estado.

Endereço: Rua São Paulo, 51 - Centro

Parque Ecológico do Cocó

O Parque Ecológico do Cocó oferece áreas verdes com fauna e flora nativas, espaços para lazer, esportes e eventos ao ar livre.

Endereço: Av. Padre Antônio Tomás, s/nº - Papicu

Passeio Público de Fortaleza

O Passeio Público de Fortaleza é tido como a praça mais antiga da cidade e o local onde ocorreram intensos acontecimentos históricos.

Endereço: Rua Doutor João Moreira, s/nº - Centro

Praias Urbanas de Fortaleza

Fortaleza possui belíssimas praias urbanas. Dentre elas estão a Praia do Futuro, Praia de Iracema, Praia do Meireles, Praia do Mucuripe e a Praia de Sabiaguaba, além de um extenso calçadão na avenida Beira-Mar.

Ponte Metálica

A Ponte Metálica é um ponto de encontro de moradores e turistas, além de ser um lugar perfeito para se apreciar o entardecer.

Endereço: Rua Tabajaras, s/nº - Iracema

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar possui um belíssimo estilo art noveau, vitrais coloridos e jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.

Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 - Centro

O que fazer

Visitar o centro histórico e atrações turísticas, curtir o sol, tomar um banho de mar, caminhar no calçadão da orla central, praticar esportes náuticos, fazer um passeio de escuna, fazer compras no Mercado Central, Ceart, Centro de Turismo e nas feirinhas da Monsenhor Tabosa e Av. Beira-Mar, passear nos shoppings, degustar a comida regional em restaurantes típicos, curtir a noite num bar ou restaurante das praias de Iracema ou do Futuro, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro, conhecer as praias paradisíacas nos arredores.

Passeios Próximos

Costa Leste do Ceará

A Costa Leste do Ceará possui uma das praias mais cobiçadas: Canoa Quebrada. Entre falésias multicoloridas e um mar esverdeado, você pode passear numa jangada rústica ou se aventurar num passeio de bugue. Morro Branco e praia das Fontes são outras de suas praias fascinantes.

Costa Oeste do Ceará

A Costa Oeste do Ceará soma cerca de 13 quilômetros de praias praticamente desertas. Dentre elas estão Cumbuco, Mundaú, Flexeiras, Guajiru e Lagoinha, onde se destacam cenários de dunas, falésias, coqueiros e um mar encantador. Há passeios de barco e bugue pelas praias.

Jericoacoara

Jericoacoara está dentre as dez praias mais belas do mundo. Esse paraíso oferece praias e lagoas de águas cristalinas, imensas dunas, ventos ideais para a prática de esportes náuticos, além de bares, restaurantes, passeios de jangada, bugues e jardineiras.

Monólitos de Quixadá

Os monólitos de Quixadá são considerados Patrimônio Nacional por apresentar uma extraordinária beleza no cenário natural do país. Os monólitos ou serrotes são rochas de granito formadas há mais de 600 milhões de anos, que resultaram numa paisagem de encher os olhos.

Turismo Cultural

O Ceará abriga uma impressionante riqueza cultural repleta de patrimônios históricos. Em cidades como Aracati, Icó, Sobral e Viçosa você encontra conjuntos arquitetônicos preservados, onde predomina o estilo barroco, sem contar nas fortes tradições culturais.

Veja também: