Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba, Paraná

Por Ana Golfetto Masella

Cultura e qualidade de vida na capital do Paraná

Curitiba possui um dos maiores índices de qualidade de vida do país e é conhecida internacionalmente por seu eficiente e inovador sistema de transporte coletivo. Aliás, uma das linhas de transporte é dedicada inteiramente ao turista. É também a capital do estado do Paraná, localizado na região Sul do Brasil.

A cidade é conhecida como "Cidade Modelo" por cuidar do meio ambiente, preservando uma grande quantidade de araucárias - árvore típica da região. Não é à toa que abriga mais de 26 parques e bosques que se espalham pela capital.

Além de ser um modelo mundial, a cidade engloba uma diversidade cultural originada de imigrantes portugueses, italianos, alemães, ucranianos, entre outros, que se instalaram no estado em diferentes épocas. Como resultado, oferece uma culinária diversificada, mesclando influências indígenas com européias e produzindo pratos como os suflês, as panquecas, os croquetes, o bombocado. Nas construções percebe-se vários estilos arquitetônicos, representando um expressivo patrimônio cultural. Sem contar com as festas étnicas que oferecem dança e música típicas.

O clima subtropical predomina em Curitiba, com temperatura média anual variando em torno dos 17º C.

Atrações Turísticas

Bosques Temáticos

O Bosque Alemão, Bosque de Portugal, Bosque do Papa e Bosque São Cristóvão celebram a cultura de imigrantes.

Endereço: bairros de Vista Alegre, Jardim Social, Centro Cívico e Santa Felicidade

Igreja da Ordem

A Igreja da Ordem é a igreja mais antiga de Curitiba. Forma um belo conjunto histórico juntamente com o Largo da Ordem.

Endereço: Rua Mateus Leme, 01 - São Francisco

Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba se destaca pela estufa de três abóbadas e seus jardins geométricos. É o principal cartão-postal da cidade.

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico

Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. Está localizado dentro do Parque Tingui.

Endereço: Rua Doutor Mbá de Ferrante, s/nº - São João

Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba já foi símbolo da capital paranaense. Oferece produtos típicos de várias regiões, além de restaurantes.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição de obras de arte do país. Conta com café e espaços de lazer.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico

Parques

Curitiba possui inúmeros parques e áreas verdes. Dentre os principais estão o Parque Barigui, Parque Iguaçu, Parque Tanguá, Parque Tingui e muitos outros que oferecem atividades ao ar livre e belezas naturais.

Passeio Público de Curitiba

O Passeio Público de Curitiba foi o primeiro parque da cidade e o mais central. Possui lago, ilhas, uma gruta e um mini zoológico.

Endereço: Av. Presidente Faria, s/nº - Centro

Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas é uma rua coberta que abriga lojas e um mix de serviços para quem está a passeio, lazer ou negócios.

Endereço: entre as avenidas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco - Centro

Ruínas de São Francisco

As Ruínas de São Francisco são remanescentes de uma construção do que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula.

Endereço: Praça João Cândido, s/nº - São Francisco

Teatro Ópera de Arame

O Ópera de Arame é um dos principais cartões-postais de Curitiba. Possui uma belíssima estrutura tubular e teto transparentes.

Endereço: Rua João Gava, 970 - Pilarzinho

O que fazer

Visitar o setor histórico e atrações turísticas, caminhar nos parques e bosques, fazer compras no Mercado Municipal e nas feirinhas próximas ao Largo da Ordem, passear nos shoppings e galerias, fazer um city tour num ônibus da Linha Turismo, saborear um prato italiano num restaurante de Santa Felicidade, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro, conhecer as praias e ilhas do litoral paranaense.

Passeios Próximos

Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa oferece recantos naturais, onde mirantes e lindas paisagens enchem os olhos do viajante. No caminho você encontra lojinhas de produtos típicos, além de antigas construções de pedra erguidas pelos tropeiros paranaenses.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu abriga uma das molduras naturais mais belas do mundo, as cataratas do Iguaçu. É um ótimo roteiro para quem gosta de natureza e esportes. Você vai se empolgar com as aventuras do Macuco Safári e apreciar as lindas aves coloridas do Parque das Aves.

Guaraqueçaba

Guaraqueçaba é uma cidade litorânea ideal para quem curte esportes e natureza. Entre trilhas, escalada e rapel, você vai se encantar com a beleza da Reserva Natural Salto Morato e o Morro do Quitumbê, sem contar com os passeios pelas ilhas da região.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é considerada uma das mais lindas do litoral paranaense. Todos os roteiros turísticos são feitos a pé, passando por trilhas e praias de imensa beleza natural. No caminho você encontra fortalezas, faróis e grutas míticas, além de paisagens incríveis.

Parque Estadual de Vila Velha

No Parque Estadual de Vila Velha você conhece sítios geológicos, furnas, lagoas e formações rochosas datadas de milhões de anos. Os formatos das rochas são impressionantes e lembram figuras como garrafas, torres, muralhas e as famosas taças, símbolo do parque.

Passeio de Trem

Fazer um passeio à bordo de um luxuoso trem é um programa que vale muito a pena. Saindo de Curitiba, a viagem dura cerca de 3 horas, passando por cidades como Morretes e Paranaguá, sem contar com a magnífica paisagem da Serra do Mar observada durante o trajeto.

Veja também: