Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Cuiabá

Igreja do Bom Despacho em Cuiabá, Mato Grosso

Por Ana Golfetto Masella

Ecoturismo e cultura na capital do Mato Grosso

Cuiabá é um importante pólo agropecuário do país e um destino muito procurado para o turismo de negócios e eventos. É também a capital do estado do Mato Grosso, localizado na região Centro-Oeste do Brasil.

A cidade é conhecida como "Cidade Verde" por ser bastante arborizada, além de ser a porta de entrada para os principais biomas brasileiros: o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia: roteiros turísticos de intensa beleza natural e diversidade ecológica.

Fora a natureza exuberante, a cidade possui um belo centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A região também abriga etnias indígenas que há séculos habitam o local. No quesito gastronomia, a cozinha típica é recheada com pratos à base de peixes de água doce como o pintado, o dourado e o pacu, já que é um dos principais pontos de pesca do país. Outros atrativos são as lojas de artesanato típico, confeccionado por índios a partir de sementes e outros materiais da região.

O clima tropical quente e úmido predomina em Cuiabá, com temperatura média anual variando em torno dos 24º C.

Atrações Turísticas

Aquário Municipal

O Aquário Municipal conta com salas temáticas e aquários que abrigam espécies de peixes da região, às margens do rio Cuiabá.

Endereço: Av. Beira Rio, s/nº - Porto

Casa do Artesão

A Casa do Artesão se divide em salas temáticas, que exibem peças de artesanato regional e comidas típicas.

Endereço: Rua 13 de Junho, 315 - Porto

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

A igreja é considerada um dos cartões-postais de Cuiabá, com fachada em estilo arquitetônico neogótico e interior em estilo barroco.

Endereço: Praça da República, s/nº - Centro

Museu do Rio Cuiabá

O Museu do Rio Cuiabá abriga sala de exposições e fotografias, loja de artesanato e restaurante de comidas típicas.

Endereço: Av. Beira Rio, s/nº - Porto

Museu Rondon

O Museu Rondon abriga um acervo com adornos, indumentárias, cerâmicas e objetos que retratam o cotidiano das aldeias indígenas.

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº - Coxipó

Palácio da Instrução

O Palácio da Instrução é um antigo palacete construído no início do século XX, que hoje funciona como Pavilhão das Artes.

Endereço: Praça da República, 151 - Centro

Antigas ruas de Baixo, do Meio e de Cima

Atualmente, as ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Pedro Celestino mantêm preservadas a arquitetura das antigas casas e sobrados.

Endereço: Ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Pedro Celestino

Teatro Cuiabá

O Teatro Cuiabá está no coração do centro histórico, contando com programação de música, teatro, dança e outros eventos culturais.

Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 161 - Centro

O que fazer

Visitar o centro histórico e atrações turísticas, fazer compras na Casa do Artesão e outros espaços de artesanato e comidas típicas, degustar as delícias da culinária regional, curtir os cantores de música sertaneja ou MPB num bar ou casa noturna, ir à museus, centros culturais, assistir a espetáculos de teatro e apresentações de dança e música folclórica, conhecer de perto e cultura indígena, conhecer os roteiros de ecoturismo nos arredores.

Passeios Próximos

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães é um parque nacional considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Possui uma paisagem impressionante, composta por paredões em tons vermelho e laranja, imensas formações rochosas, cavernas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.

Nobres

No Cerrado da região de Nobres você encontra grutas, cavernas, poços e lagos cristalinos, perfeitos para um bom mergulho. Um dos atrativos mais fantásticos é a Lagoa Azul, sem contar com as interessantes tribo Bakairi e Reserva Yaporã.

Pantanal

O Pantanal é a maior planície inundável do planeta. Abriga uma das mais ricas faunas e floras brasileiras, com vegetação e animais de coloração fascinante. Possui imensas baías de diferentes tonalidades: azuis, vermelhas, verdes. A porta de entrada é pela cidade de Poconé.

Veja também: