Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

O que fazer em Belo Horizonte

Igreja da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais

Por Ana Golfetto Masella

Vida noturna e cultural na capital mineira

Belo Horizonte é a terceira maior região metropolitana do país e um dos principais destinos de turismo de negócios. É também a capital do estado de Minas Gerais, localizado na região Sudeste do Brasil.

A cidade é conhecida como "Capital dos Botecos" por apresentar a maior média de bares e botecos entre os municípios brasileiros. Não é à toa que Belo Horizonte mantém um concurso anual para escolher os melhores bares.

Além da vida noturna marcante, é emoldurada por lindas montanhas e oferece a famosa culinária mineira - com pratos fartos e deliciosos doces caseiros. Sem contar os queijos, doce de leite e a cachaça de sabor inesquecível. Outros atrativos são as lojinhas de artesanato e um patrimônio histórico impressionante que você encontra nos arredores. Tudo isso é complementado pela gentil hospitalidade mineira.

O clima tropical de altitude predomina em Belo Horizonte, com temperatura média anual variando em torno dos 22º C.

Atrações Turísticas

Igreja de São Francisco de Assis

Conhecida como Igrejinha da Pampulha, apresenta linhas arrojadas e a Via Sacra constituída por 14 painéis de Cândido Portinari.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/nº - Pampulha

Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha possui outros pontos turísticos em seu entorno, formando um complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/nº - Pampulha

Mercado Central

O Mercado Central reúne mais de 400 lojas que oferecem produtos como queijos, doces, artesanato e restaurantes de comida típica.

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 - Centro

Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte Moderna (MAM) da Pampulha reúne um acervo de obras de arte moderna e contemporânea brasileira, sobretudo de Minas Gerais.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha

Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade é um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, com uma arquitetura que reflete a influência européia.

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Centro

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é a maior área verde da capital mineira, apresentando atividades culturais e trilhas ecológicas.

Endereço: Av. Anel da Serra, s/nº - Mangabeiras

Praça da Estação

A Praça Rui Barbosa, conhecida como Praça da Estação, é um dos principais espaços públicos de shows e eventos da capital.

Endereço: Av. dos Andradas, s/nº - Centro

Praça do Papa

A Praça do Papa foi eleita pela população como símbolo oficial de Belo Horizonte, de onde se tem uma das mais belas vistas da capital.

Endereço: Praça Governador Israel Pinheiro, s/nº - Mangabeiras

O que fazer

Visitar os conjuntos arquitetônicos e atrações turísticas, caminhar nos parques e áreas verdes, fazer compras nos bairros de Lourdes, Savassi e nas feirinhas da Av. Afonso Pena e Feira Mineira (Pampulha), passear nos shoppings, saborear a farta comida mineira, provar a tradicional cachaça, pão de queijo e doce de leite, fazer um tour pelos bares e botecos do Centro ou Savassi, assistir a espetáculos artísticos e culturais, trocar dois dedos de prosa com um mineiro, conhecer o patrimônio histórico nos arredores.

Passeios Próximos

Cidades Históricas de Minas

As Cidades Históricas de Minas Gerais abrigam um riquíssimo patrimônio cultural e histórico do país. Em Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei e Sabará você encontra a arquitetura barroca presente nas igrejas, museus e casarios, além de artes e artesanato.

Estrada Real

A Estrada Real é considerada a maior rota turística do Brasil, com mais de três séculos de história. A rota conta com quatro caminhos diferentes, que passam por pontos de extrema beleza natural, atrativos culturais e históricos, além de oferecer uma farta gastronomia e artesanato.

Museu de Inhotim

O Museu de Inhotim abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo. São centenas de obras de artistas brasileiros e estrangeiros, harmonizadas aos amplos jardins e espaços verdes do local. O museu está localizado na cidade de Brumadinho.

Circuito das Águas de Minas

O Circuito das Águas de Minas oferece lindas montanhas e paisagens, além de águas minerais conhecidas internacionalmente por suas propriedades terapêuticas. Em São Lourenço, Lambari e Caxambu você encontra passeios ecológicos e fontes de águas medicinais.

Ecoturismo e Aventura

A natureza está bastante presente em Carrancas, Lavras Novas e na Serra da Moeda. Nesses roteiros você encontra montanhas, cachoeiras, rios e paisagens incríveis. É possível participar de atividades como trekking e cavalgada, sem contar os esportes radicais.

Veja também: