Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Natal - Rio Grande do Norte

Pontos turísticos de Natal, no Rio Grande do Norte

Pontos turísticos de Natal

Famosa pelo lindo mar azul-esverdeado, a cidade de Natal abriga um dos mais belos litorais de todo o Brasil. Capital do Rio Grande do Norte, Natal é conhecida como Cidade do Sol por apresentar a maior quantidade de dias ensolarados ao ano, além de despertar paixão por suas paisagens paradisíacas com praias, dunas, colinas, falésias e um imenso cordão de arrecifes. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Natal.

Praia de Ponta Negra

Considerada a praia mais concorrida da orla natalense, a Praia de Ponta Negra é uma das mais badaladas e turísticas da cidade. Formada por uma pequena baía, Ponta Negra é uma praia ótima para o banho e caminhadas ao longo do seu calçadão à beira-mar, além de ser um lugar agradável para descansar e bater-papo com amigos. A praia é bastante frequentada por nativos e turistas brasileiros e estrangeiros, que a procuram para diversão e pela excelente infra-estrutura, com sua orla repleta de quiosques, restaurantes, bares, boates, hotéis e pequenas galerias de shopping. Dizem que ir à Natal e não conhecer Ponta Negra é como ir à Roma e não ver o Papa.

Praia do Forte

Última praia urbana de Natal, a Praia do Forte está localizada às margens do rio Potengi, cuja foz desemboca no litoral potiguar. Com águas bem tranquilas, a praia está protegida por arrecifes, um tipo de formação rochosa que delimita pequenas piscinas naturais, tornando o lugar ideal para banhos. A praia é bastante frequentada por famílias, principalmente com crianças, devido à mansidão do mar, além de ser procurada pelos praticantes do windsurf. Sua extensão abriga o imponente Forte dos Reis Magos, de onde surgiu o seu nome.

Via Costeira

Famosa via expressa litorânea, a Via Costeira possui uma extensão de cerca de 10 quilômetros, margeada por lindas praias e dunas. Com águas calmas e muito limpas, as praias da Via Costeira são frequentadas, basicamente, por hóspedes dos hotéis de alto padrão localizados ao longo de sua orla. Possui um agradável calçadão com ciclovia, utilizado para gostosas caminhadas com uma belíssima vista para o mar. A Via Costeira é uma continuação da praia de Ponta Negra, interligando o litoral sul ao litoral norte da cidade de Natal. Um dos lados da via fica totalmente tomado pelo deslumbrante Parque das Dunas.

Morro do Careca

Conhecido como um dos principais pontos turísticos de Natal, o Morro do Careca é também um de seus mais lindos cartões-postais. Considerado um patrimônio natural da cidade, o morro de aproximadamente 110 metros de altura é formado por belas dunas, margeadas por uma rara vegetação de mata de restinga. O Morro do Careca está localizado no extremo sul da praia de Ponta Negra, uma das mais concorridas da região. Atualmente, as atividades sobre o morro estão proibidas a fim de preservá-lo, entretanto, sua beleza e a linda paisagem local fazem parte das maravilhas turísticas de Natal.

Parque Estadual das Dunas

Considerado o segundo maior parque urbano do país, o Parque Estadual das Dunas é formado por uma ampla área verde, em pleno coração da cidade de Natal. Declarado pela UNESCO como Patrimônio Ambiental da Humanidade, o parque é parte integrante da reserva da biosfera de Mata Atlântica, exercendo uma grande importância na regulação do clima local. O Parque das Dunas é também conhecido como Bosque dos Namorados e oferece belos atrativos naturais, além de uma excelente infra-estrutura. Alguns dos seus destaques são as três trilhas existentes em sua área, onde é possível observar um pouco da fauna e flora local; são elas a Trilha da Perobinha, de nível fácil, a Trilha Peroba, de nível médio e a Trilha Ubaia-Doce, para aqueles que possuem um melhor condicionamento físico.

Forte dos Reis Magos

Considerado o marco inicial de Natal, o Forte dos Reis Magos é o berço do nascimento da cidade e um dos mais importantes monumentos históricos. Construído num ponto estratégico, o forte foi erguido nas proximidades de encontro do Oceano Atlântico com o rio Potengi, sobre os arrecifes da Praia do Forte. A fortaleza apresenta um formato de estrela de cinco pontas, com arquitetura robusta e imponente, onde foram utilizadas pedras, cal e óleo de baleia para a sua construção. Atualmente, os destaques do forte são um Museu Histórico e uma harmoniosa capela construída no local, além de guardar a fama de ter sido utilizado como base americana durante a Segunda Guerra Mundial.

Farol de Mãe Luiza

Conhecido como um dos mais bonitos cenários da cidade, o Farol de Mãe Luiza, como é popularmente chamado, oferece uma vista privilegiada da capital potiguar. Localizado no alto das dunas, e às margens da Via Costeira, o farol homenageia uma antiga parteira da região, conhecida como Mãe Luiza. O belíssimo farol marítimo possui cerca de 37 metros de altura, e uma escadaria de 151 degraus em espiral; do alto do farol é possível observar a linda vista da região, com suas deslumbrantes praias e dunas. O bonito farol branco emite um facho de luz que chega a alcançar até 44 quilômetros de distância.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus