Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Morro de São Paulo - Bahia

Guia de viagem de Morro de São Paulo, na Bahia
Um cobiçado destino na Costa do Dendê

Morro de São Paulo é um destino de praias paradisíacas, monumentos históricos e um misto de badalação e sossego. Esse bonito e charmoso vilarejo faz parte do roteiro turístico da Costa do Dendê, no litoral sul da Bahia, além de ser um dentre os quatro povoados localizados na ilha de Tinharé, em Cairu.

Mas agora que você já está melhor situado, vamos às praias. Em Morro de São Paulo é possível identificar as praias pela ordem numérica. Isto significa que temos a Primeira, a Segunda, a Terceira, a Quarta e a Quinta Praia, cada qual com características e estilos muito peculiares. O fato é que uma delas, literalmente, será o seu número!

Seu clima pitoresco é intensificado pela proibição do tráfego de veículos na região. Portanto, aproveite os seus momentos na vila para se exercitar e caminhar!

Quando ir
Praias de Morro de São Paulo, na Bahia

A melhor época para visitar Morro de São Paulo é muito pessoal. O clima da região é tropical úmido, com temperatura média anual variando em torno de 25º C.

Se você quer curtir o sol e o mar, os meses de dezembro a fevereiro são os melhores e mais badalados. Faz calor e chove pouco, mas a lotação é maior e os preços elevados.

Já entre julho a setembro, você encontra as baleias Jubarte e muitos turistas estrangeiros. As noites são fresquinhas e chove menos. Quem quer pagar pouco deve viajar em maio e junho, mas é bom saber que esse é a época mais chuvosa do ano.

O que fazer
Artesanato em Morro de São Paulo, na Bahia

Morro de São Paulo oferece uma gama de atividades.

As praias de águas claras e areias brancas são o seu maior destaque. Você pode praticar esportes como o surf, kitesurf, mergulho, entre outros. Sem contar nos passeios de barco que conduzem a lugares e paisagens belíssimos.

Mas nem só de mar vive a vila. Atrativos históricos e culturais permitem viajar no tempo. A gastronomia e o artesanato regional completam a programação. À noite, festas e luaus fazem a alegria de muita gente.

Onde ficar
Hospedagem em Morro de São Paulo, na Bahia

A hospedagem em Morro de São Paulo atende a todos os gostos e bolsos.

A maior parte dos hotéis e pousadas está localizada nas praias, mas você também encontra opções ao redor da vila. Cada praia possui um estilo muito peculiar, por isso, é importante analisar o que deseja antes de escolher um lugar para se hospedar.

A Primeira, Segunda e Terceira Praia são indicadas para quem procura o agito e a badalação. Aliás, a Segunda Praia é a preferida pelos festeiros. Já a Quarta e Quinta Praia são verdadeiros redutos de sossego, conforto e privacidade.

Como chegar
Portaló em Morro de São Paulo, na Bahia

A melhor forma de chegar à Morro de São Paulo é viajar de avião até Salvador. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães (SSA) de várias cidades do mundo.

De Salvador existem três opções de transporte: aérea, terrestre e marítima. Quem opta pelo transfer aéreo leva 20 minutos até chegar à vila.

Se preferir o transfer marítimo, as embarcações saem do Terminal Marítimo de Salvador num trajeto de 2 horas. Já pela via terrestre, você pode alugar um carro ou viajar de ônibus pela Águia Branca até Valença, de onde partem os barcos.

O que comer
Culinária típica de Morro de São Paulo: moqueca baiana

A culinária de Morro de São Paulo é um reflexo dos seus habitantes. A vila é povoada não apenas pelos baianos, mas também por diferentes estrangeiros, que trouxeram consigo os sabores e aromas de suas terras de origem.

Sua cozinha se destaca pelos temperos marcantes, que dão sabor a pratos como a moqueca, a mariscada e o bobó de camarão, além de iguarias como o vatapá e o famoso acarajé. A cozinha baiana compartilha espaço com as receitas italianas, portuguesas, espanholas, japonesas, entre outras.

Você encontra restaurantes de ótima qualidade tanto no centrinho como nas praias.

Roteiro ou excursão?
Piscinas naturais em Morro de São Paulo, na Bahia

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Morro de São Paulo. Este guia fornece à você ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus