Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Monte Verde - Minas Gerais

Pontos turísticos de Monte Verde, em Minas Gerais

Pontos turísticos de Monte Verde

Considerado um verdadeiro paraíso ecológico, Monte Verde atrai pelo friozinho aconchegante, pelo belo visual das montanhas e por sua natureza deslumbrante. Localizado num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, o distrito de Monte Verde está dentre os destinos românticos mais procurados no inverno. A região ainda oferece inúmeras trilhas, lojas de chocolate e artesanato, excelente gastronomia e um clima perfeito para os casais apaixonados. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Monte Verde.

Pedra do Chapéu do Bispo

Um dos pontos turísticos mais visitados de Monte Verde, a Pedra do Chapéu do Bispo está localizada a aproximadamente 2.030 metros de altitude. Formado por um magnífico conjunto de pedras, o Chapéu do Bispo oferece uma das mais espetaculares vistas da região, onde, em dias abertos, é possível observar as nuvens abaixo das montanhas. O acesso à pedra é feito por uma trilha leve e bem sinalizada, num percurso que leva cerca de 1 hora, em meio à exuberante paisagem natural. Para subir ao topo da pedra utiliza-se uma escada de ferros fincada na rocha ou mesmo um rapel.

Pico do Selado

Considerado um dos pontos mais altos do sul mineiro, o Pico do Selado possui cerca de 2.083 metros de altitude. Com uma beleza impressionante, a trilha que conduz ao pico apresenta um percurso bastante agradável e de nível avançado, passando por locais de intensa natureza. Ao final da tarde, a atração consiste em apreciar o belíssimo pôr-do-sol do alto da montanha, num visual de tirar o fôlego. O trajeto pela trilha dura cerca de 2 horas de caminhada, partindo de um lindo bosque que sai do estacionamento próximo ao centro comercial de Monte Verde.

Pedra Redonda

Um dos percursos mais apreciados de Monte Verde, a Pedra Redonda está localizada a aproximadamente 1.990 metros de altitude. Cercada por lindas montanhas, a trilha que conduz à pedra é curta e apresenta uma bela vegetação nativa, com alguns trechos de subida. Ao final do percurso, a recompensa é o visual observado do topo da Pedra Redonda, que oferece uma das mais lindas vistas da região, apesar de estar numa altitude menor do que as demais montanhas. O trajeto pela trilha dura cerca de 1h20 de caminhada, partindo do estacionamento próximo ao centro comercial de Monte Verde.

Trilha do Pinheiro Velho

Um dos atrativos mais populares de Monte Verde, a Trilha do Pinheiro Velho é um caminho repleto de vegetação nativa e árvores centenárias, resultando numa exuberante paisagem natural. Uma trilha leve e bastante agradável, o percurso abriga o mais antigo pinheiro da região, com aproximadamente 500 anos, que deu nome ao belo caminho. A Trilha do Pinheiro Velho pode ser feita em cerca de 30 minutos, saindo da avenida principal de Monte Verde e terminando no Aeroporto, num trajeto que oferece lindas paisagens e o gostoso ar fresco da região.

Trilha da Fazenda Santa Cruz

Considerada uma trilha de nível elevado, a Trilha da Fazenda Santa Cruz apresenta um trajeto que conduz a uma das mais lindas cachoeiras da região. Recomendada para quem gosta de caminhar, o percurso oferece uma profunda integração entre natureza, paisagem e água, onde é possível realizar verdadeiras meditações num ambiente repleto de belezas naturais. O trajeto da Trilha da Fazenda de Santa Cruz dura cerca de 4 horas, chegando a alcançar 1.300 metros de altitude, com subidas acentuadas onde é necessário a ajuda de bastões de caminhada.

Mirante do Aeroporto

Conhecida como a melhor vista da região, o Mirante do Aeroporto de Monte Verde oferece uma paisagem indescritível com belas montanhas ao fundo. Considerado cartão-postal de Monte Verde, o mirante está localizado num dos aeroportos mais altos do país, com altitude de aproximadamente 1.560 metros. Do alto do mirante é possível avistar toda a extensão da vila, a exuberante vegetação nativa, além da magnífica visão da Pedra Redonda, Chapéu do Bispo e Pico Selado. A subida ao mirante pode ser feita por uma pequena trilha que sai do aeroporto.

Cachoeira dos Pretos

Considerada uma das maiores quedas d'água da região, a Cachoeira dos Pretos oferece um visual fascinante de aproximadamente 170 metros de altura. Uma verdadeira reserva natural, a cachoeira conta com ponte de madeira, piscina natural para banhos, lanchonete, banheiros e estacionamento, além de atividade de tiroleza. O acesso à Cachoeira dos Pretos é feito por um caminho que sai da estrada entre Monte Verde e Camanducaia (onde há placas indicativas), passando por belos exemplares de árvores e plantas da Serra da Mantiqueira.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus