Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Monte Roraima - Brasil - Venezuela

Pontos turísticos do Monte Roraima, Brasil, Venezuela

Pontos turísticos do Monte Roraima

Um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima é também um dos pontos mais altos do país, chegando a atingir quase 3 mil metros de altitude. Localizado em plena selva amazônica, fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, onde encontram-se outros imponentes platôs conhecidos como tepuis devido ao seu formato de mesa. O monte está envolto numa atmosfera de lendas e mistérios, o que inspirou o inglês Conan Doyle a escrever a ficção científica "O Mundo Perdido" no início do século XX. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos do Monte Roraima.

Parque Nacional do Monte Roraima

Um dos principais atrativos do estado de Roraima, o Parque Nacional do Monte Roraima é conhecido como o maior parque nacional da América Latina. Classificado pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, foi criado em 1989 com o objetivo de proteger a fauna e flora da floresta amazônica. O parque abriga o imponente Monte Roraima, denominado pelos índios como Tepui, além de ser uma das mais antigas formações do planeta, datando de cerca de 2 bilhões de anos, o que demonstra ter sido formado antes da separação total dos continentes.

Topo do Monte

Considerado a verdadeira atração do parque, o Topo do Monte Roraima é um platô onde está localizada a maior parte dos atrativos turísticos do roteiro. Com uma extensão de aproximadamente 90 quilômetros quadrados, o topo abriga incríveis belezas que podem ser visitadas através de uma longa caminhada. O acesso ao Topo do Monte é feito a partir da cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, atingindo-se o cume em até dois dias. Mas é no alto da montanha que a aventura começa, num percurso que leva de dois a cinco dias de caminhada desbravando lugares inóspitos e de grande mistério.

Vale dos Cristais

Com um dos mais encantadores cenários, o Vale dos Cristais é um dos atrativos naturais mais exóticos desse fascinante percurso. Como o próprio nome já diz, o vale é um local com intensa concentração de cristais de quartzo, que se projetam por todos os lados em curiosos formatos. O Monte Roraima é um imenso bloco de arenito que sofreu mudanças de temperatura ao longo dos anos, resultando na cristalização de alguns pontos. Caminhar pelo vale é apreciar uma infinidade de cristais que formam um verdadeiro caleidoscópios no chão.

Labirinto

Uma das áreas mais inexploradas do Monte Roraima, o Labirinto é uma sequência de formações rochosas que se assemelha às ruínas de uma cidade perdida. Localizado ao lado norte da montanha, abriga rochas negras de formato grotesto e insólito que chegam a alcançar 45 metros de altura. O cenário se completa com as inúmeras variedades de bromélias, orquídeas e plantas carnívoras que habitam a região. Devido a uma curiosidade natural, o Labirinto tornou-se um local sedutor e um dos atrativos mais intrigantes do monte.

El Fosso

Um dos lugares mais impressionantes da montanha, El Fosso é uma parada obrigatória durante a caminhada no Monte Roraima. Com uma beleza formidável, esse poço conduz a uma pequena caverna subterrânea formada por numerosas galerias e um magnífico lago. O local é um exemplo de como a natureza consegue ser ao mesmo tempo forte e delicada. De baixo é possível observar a fascinante arquitetura do poço, onde galerias subterrâneas (ou colunas) sustentam toda a estrutura. El Fosso é praticamente o coração do monte, dando a impressão de que tudo por lá é absorvido por ele.

Lago Gladys

Um dos pontos mais misteriosos e esotéricos da montanha, o Lago Gladys é composto por rochas que guardam muita energia, segundo sensitivos da região. Considerado o maior lago do Monte Roraima, o Gladys está localizado no caminho para a chamada "Proa", como é conhecida a parte da frente do monte. Seu nome é uma homenagem ao lago mencionado no livro "O Mundo Perdido" do escritor inglês Conan Doyle. O Lago Gladys não é um lago para se tomar banhos, mas para ser contemplado do alto das bordas rochosas, principalmente nos dias em que paira sobre ele um nevoeiro singular.

Salto Angel

Considerada a maior cachoeira do mundo, o Salto Angel possui uma queda de aproximadamente 979 metros de altura, o que equivale a quase um quilômetro. Localizada na Venezuela, próxima à fronteira com o Brasil, a cachoeira é um dos atrativos naturais mais gratificantes do Parque Nacional de Canaima. A impressionante queda d'água resplandece sob o sol da manhã iluminando a montanha e provocando um incrível visual. O Salto Angel compõe o magnífico cenário de cachoeiras que desaguam do alto de um tepui, resultando num espetáculo de quedas que impressiona a qualquer visitante.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus