Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Manaus - Amazonas

Guia de viagem de Manaus, Amazonas
Ecoturismo, cultura e arte indígena

Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas internacionalmente e a porta de entrada para a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica. É um destino de ecoturismo e aventura, mas repleto de atrativos culturais, folclore e lendas regionais.

Ao caminhar pela capital do Amazonas, você encontra construções suntuosas do final do século XIX, período em que prosperou graças ao Ciclo da Borracha. Entre visitar museus e centros culturais, você compra artesanato indígena e prova as delícias gastronômicas.

Já as atividades de ecoturismo e aventura são realizadas em plena Floresta Amazônica, onde a programação inclui passeios imperdíveis em contato com a natureza.

Quando ir
Igapó em Manaus, no Amazonas

A melhor época para visitar Manaus é muito pessoal. O clima da região é tropical úmido, com temperatura média anual variando em torno de 27º C.

A cidade possui duas estações distintas. De junho a novembro ocorre o período de seca (verão), com temperaturas elevadas que chegam facilmente aos 40 graus. O mês de agosto é ideal para curtir os igapós e cachoeiras. Nos meses de dezembro a maio ocorre o período chuvoso (inverno), com temperaturas mais amenas e chuvas frequentes.

Em maio acontece o Festival de Ópera. Já outubro é o mês da Festa do Boi de Manaus.

O que fazer
Centro Histórico de Manaus, no Amazonas

Manaus oferece diversos atrativos culturais, além de ser a porta de entrada para a Floresta Amazônica.

A aventura na Amazônia inclui atividades como o trekking na mata, observação de plantas e animais nativos, passeio de canoa pelos igarapés e igapós, visita às aldeias indígenas, entre outras emocionantes atividades que descortinam a floresta.

Já na cidade de Manaus, a atração fica por conta dos programas culturais, da gastronomia e das compras de artesanato indígena.

Onde ficar
Hospedagem em Manaus, no Amazonas

A hospedagem em Manaus (e no Amazonas) é uma das mais excêntricas do país.

Dentre as alternativas mais inusitadas estão os hotéis de selva e os ecoresorts (em plena floresta tropical), situados em locais tranquilos, num profundo contato com a natureza e oferecendo diversas atividades de entretenimento e lazer.

Já na cidade há hotéis para todos os gostos e bolsos, proporcionando mobilidade, conforto e luxo.

Os hotéis centralizados oferecem maior praticidade, enquanto os hotéis de selva proporcionam experiências únicas e inesquecíveis.

Como chegar
Barcos em Manaus, no Amazonas

A melhor forma de chegar à Manaus é viajar de avião a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) de diversas cidades do país e do exterior.

Se você tem um espírito aventureiro, a dica é viajar de ônibus pela empresa Transbrasiliana (que parte de várias cidades do país) até Belém do Pará, estado vizinho. De lá você segue de barco para Manaus. A viagem fluvial dura cerca de 4 dias, num trajeto que oferece paisagens exuberantes.

Para circular na cidade, a dica é pegar um ônibus, um táxi ou alugar um veículo.

O que comer
Culinária típica amazonense: açaí

A culinária amazonense é um misto da cozinha indígena com os produtos regionais.

Nos restaurantes, você encontra pratos típicos elaborados com peixes de água doce como o tambaqui, o tucunaré e o pirarucu, além de carnes exóticas como a de jacaré, capivara e paca. Os temperos de sabor forte são característicos da chamada "cozinha da selva". Como sobremesa, os doces feitos a partir de frutas típicas como o açaí, o buriti, o cupuaçu e a graviola. O guaraná em pó é muito consumido como afrodisíaco e energético.

Os melhores restaurantes estão em Ponta Negra e ao redor do Teatro Amazonas.

Roteiro ou excursão?
Artesanato indígena em Manaus, no Amazonas

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Manaus. Este guia fornece à você diversas ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus