Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Machu Picchu - Peru

Pontos turísticos de Machu Picchu, no Peru
Pontos Turísticos de Machu Picchu

Estar em Machu Picchu é se abastecer com as melhores energias vitais do planeta. Esse destino místico surpreende pelas boas sensações que trazem àqueles que o visitam.

Talvez, esse pequeno ponto no Peru, seja um dos lugares imperdíveis para conhecer no mundo. Além de sua imponência, a cidade sagrada está repleta de mistérios que aguçam a curiosidade do mais reles mortal. Mas permanece a dúvida: como uma civilização surgida há milhares de anos, mantinha conhecimentos tão avançados em matemática, astronomia, acústica e outras áreas? Quem sabe você não chegue a uma conclusão!

Aqui você encontra alguns dos principais atrativos turísticos de Machu Picchu.

Sítio Arqueológico
Sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru

O sítio arqueológico é também conhecido como as ruínas de Machu Picchu. Ou, ainda, o Santuário Histórico.

Nenhum outro conjunto expressa tão bem a máxima beleza e perfeição humanas. Essa valiosa herança Inca constitui um dos maiores mistérios da ciência, onde imensos blocos de pedras se encaixam harmoniosamente nos declives montanhosos. Isso, numa época em que o trabalho era artesanal e a tecnologia inexistente.

Dentre os seus principais atrativos, você encontra o Templo do Sol, o Mausoleo Real, a Casa Real, o Templo das Três Ventanas, o Templo do Condor, o Intihuatana (relógio solar), a Rocha Sagrada e as Terrazas.

Huyana Picchu
Huyana Picchu em Machu Picchu, no Peru

Huyana Picchu é o famoso cartão-postal da cidade sagrada dos Incas.

Sabe aquela montanha alta e pontiaguda que você vê no cenário de Machu Picchu? Então, essa é Huyana Picchu, que no idioma quechua significa "monte novo", enquanto Machu Picchu significa "monte velho".

Você pode subir ao topo da montanha, situada no ponto mais alto da região. O acesso ao cume é feito por uma trilha que dura cerca de duas horas. Partindo da praça principal do sítio, o caminho reserva paisagens incríveis, um antigo templo Inca, além de uma visão panorâmica que permite observar todo o Santuário Histórico, o vale do Rio Urubamba e os Andes.

Vale Sagrado dos Incas
Vale Sagrado dos Incas em Machu Picchu, no Peru

O Vale Sagrados dos Incas é um lugar muito interessante.

Essa é uma região que abrange diversas cidades entre Cusco e Machu Picchu, abrigando um extenso conjunto com riquezas paisagísticas e culturais do Peru. É cercado por povoados indígenas, terras férteis e inúmeros rios. Dentre eles, o rio Vilcanota, onde, segundo contam, eram realizados os rituais sagrados dos Incas.

Existe mais de um roteiro para conhecer o vale. Os passeios duram o dia todo e são acompanhados por guias especializados. No caminho, você conhece diferentes cidades, sítios arqueológicos, ruínas e templos Incas, igrejas barrocas, mercados de artesanato e até salinas.

Trilha Inca
Trilha Inca em Machu Picchu, no Peru

A Trilha Inca é uma das rotas de trekking mais conhecidas do planeta.

Se você quer aventura e intensidade, essa é a melhor maneira de se chegar ao Santuário Histórico. Saindo de Cusco, o trajeto possui cerca de 43 km que podem ser percorridos entre 3 e 4 dias. No trecho mais alto, a altitude atinge 4.200 metros.

A caminhada é uma experiência incrível, passando por vales, montanhas, ruínas e paisagens deslumbrantes. Ao terceiro dia, você alcança a Porta do Sol, de onde é possível vislumbrar Machu Picchu pela primeira vez. Quem chega ao amanhecer, vê a cidade sagrada sendo iluminada aos poucos.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem em Machu Picchu, no Peru

Para aproveitar bem Machu Picchu fique pelo menos cinco dias.

Devido às grandes altitudes, você pode sentir efeitos indesejados ao chegar no Peru. A dica é descansar parte do primeiro dia. Saia no período da tarde para um pequeno passeio na cidade onde estiver hospedado. A viagem começa mesmo no segundo dia. Tire o dia para desvendar os segredos da cidade sagrada dos Incas.

O terceiro dia é ideal para caminhar ao topo da Huyana Picchu. Separe o quarto e o quinto dias para conhecer o Vale Sagrado dos Incas. Já, se resolver se aventurar pela Trilha Inca, reserve mais dias no seu cronograma.

Dicas Importantes
Artesanato de Machu Picchu, no Peru

Aqui você encontra dicas importantes para a sua viagem à Machu Picchu.

Entrada no Peru: brasileiros estão isentos do visto por até 90 dias. Tenha em ordem o passaporte válido por seis meses ou a carteira de identidade (RG) com menos de 10 anos de emissão. É obrigatório o Certificado Internacional de Vacina (CIV) contra a febre amarela, tomada 10 dias antes do embarque. Esteja ciente dos efeitos de altitude no país.

Sobre o Peru: a moeda é o Novo Sol, a língua o espanhol (ou castelhano), a voltagem é de 220 volts (com tomadas de dois orifícios redondos). Fuso horário: 2 horas atrás do Brasil.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus